"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 27 de março de 2010

Reutilizaçao, Reaproveitamento, Reciclagem de latas de aço

Numa antiga fábrica de Boa Vista, no Acre, montanhas de latas de aço recolhidas do lixo são transformadas em cuias para a coleta da borracha. Nas oficinas promovidas pelo Parque da Água Branca, em São Paulo, crianças aprendem, com o habilidoso artesão, Milton Cruz, como transformar sucata de lata em miniaturas perfeitas de automóveis antigos. Nos escritórios, latinhas de chocolates e balas viram porta-clips, lápis, borrachas e canetas. Em milhares de residências, transformam-se em lamparinas, medidas, instrumentos musicais, objetos de decoração e vasos de plantas.

A lata de aço é a embalagem mais reaproveitada e reutilizada pelo consumidor, mas também pode ser infinitamente reciclada. Nos fornos das siderúrgicas não-integradas à produção de minério, cerca de 230 mil toneladas de latas descartadas após o consumo - 30% da produção nacional - convertem-se em vergalhões, arame, aço plano ou laminado para diferentes aplicações, economizando energia e recursos naturais. A cada 75 latas recicladas salva-se uma árvore que se transformaria em carvão vegetal. A cada 100 latas refundidas, economiza-se o equivalente a uma lâmpada de 60 Watts, acesa durante uma hora.

Não é por acaso que, nos países industrializados, o cidadão paga taxas diferenciadas pela coleta de lixo e, em alguns desses países, o próprio fabricante de embalagem se responsabiliza pelo destino final de seu produto. Reciclar é importante. Escolher produtos embalados em materiais considerados amigos da natureza é um direito e uma obrigação de todos.

Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/programa_e_projetos/acerte_na_latan_-_prolata.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br