"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A reciclagem de PET perde fôlego e cresce 9,5% em 2008

A reciclagem do plástico politereftalato de etila (PET) no Brasil cresceu 9,5% em 2008 em comparação ao ano anterior, estimulado pelo aumento do reuso da resina para a fabricação de itens como piscinas e caixas d'água, informou a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet).
Mesmo com o aumento, a indústria perdeu fôlego em 2008 já que em 2007 a quantidade de PET recicaldo havia aumentado 19% em comparação a 2006. Resultado: o índice de reciclagem subiu para 54,8% do total de PET de origem virgem consumido em 2008 frente a 53,5% em 2007 e 51,3% em 2006.
Apesar da velocidade ter diminuído, o grande motor para a reciclagem de PET ainda foi inovação na indústria de reciclados que, a cada ano, vem buscando novos meios de usar a resina descartada pós-consumo.
"O grande impulsionador desse crescimento é trabalho que a indústria vem fazendo para ampliar a demanda pelo PET reciclado", disse Auri Marçon, presidente da Abipet.
Entre as aplicações do PET reciclado, houve um aumento do uso do material na produção de resina estrutural, utilizados na fabricação de piscinas, caixas d'água, atingindo uma participação de 18% do total. o segmento que mais utiliza PET reciclado é o têxtil, com 38%.
Em 2007, cerca de 50% do volume de PET reciclado era a indústria têxtil.

Escrito por Luís Paulo Roque — Publicado em 2009-11-17 19:15

Para ler a notícia completa acesse: http://www.revistasustentabilidade.com.br/s02/reciclagem/abipet-divulga-censo-2008-de-reciclagem-de-garrafas-pet-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br