"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto de lei paulista quer obrigar cadeia a reciclar PET

A deputada estadual Rita Passos (PV) encaminhou à Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei 436/2008, que pretende obrigar produtores, envasadores e distribuidores de garrafas de plástico PET (politereftalato de etila) a desenvolver programas de reaproveitamento, reutilização ou reciclagem.
O projeto de lei também obrigará as empresas a inserir nos rótulos de suas embalagens mensagens sobre a correta destinação final e os danos que elas podem causar ao meio ambiente.
Se aprovada, também obrigará as empresas a disponibilizarem lixeiras apropriadas para esse tipo de embalagem. Para as empresas que não cumprirem a lei, o projeto prevê multa a ser definida.
"Acredito que também cabe a nós deputados buscar soluções que visem a proteção do meio ambiente, e dos recursos naturais", defendeu Passos durante evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Pet (Abipet), em São Paulo.
Mas o setor duvida da efetividade da lei, já que ela mexe em uma cadeia que tem atuado sem o auxílio do poder público e transfere para a iniciativa privada toda a responsabilidade pelo material.
"Geralmente quando uma lei é imposta desta maneira, as chances de não ser colocada em prática por inviabilidade são grandes", argumentou Auri Marçom, diretor da Abipet.
Para promover o debate sobre o assunto, Marçom vai convidar a deputada a conhecer uma indústria para entender o processo produtivo e de reciclagem do PET.

Escrito por Dayane — Publicado em 2008-10-27 12:39

Para ler a notícia completa acesse: http://www.revistasustentabilidade.com.br/s02/noticias/projeto-de-lei-paulista-quer-obrigar-fabricantes-envasadores-e-distribuidores-a-reciclar-pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br