"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 4 de outubro de 2009

Consumo Consciente

O mercado já está se movimentando a favor de sustentabilidade. Não bastasse o assunto ser tema de diversas palestras, campanhas, premiações e instituições - como a Associação Paulista de Supermercados e a Associação Brasileira das Indústrias de Café -, diversas marcas já utilizam e, principalmente, divulgam práticas sustentáveis para manter e atrair consumidores.
A reutilização de matéria-prima é uma das práticas mais comuns. A Baxter, empresa de equipamentos e terapias para a área de saúde, anunciou este ano uma redução de 80% de economia no consumo de água como resultado de um programa de reutilização. Foram poupados cerca de 12 milhões de litros de água, em uma economia de R$ 7 milhões. A empresa mantém um comitê dedicado à redução do consumo de água e espera diminuir em 10% o consumo este ano.
A Ambev, por sua vez, reduziu em 22% o consumo de água em um período de cinco anos. Para isso, a multinacional conta com 37 estações de tratamento em suas fábricas, com capacidade para tratar 200 mil metros cúbicos por dia – o equivalente ao consumido por uma população de 4,5 milhões de habitantes. A Basf é outra que comemora a redução de água em 13%, apesar de ter aumentado a sua produção.

Fonte: Mundo do Marketing
Por Guilherme Neto, 22/07/2008

Um comentário:

  1. Patricia, preciso de ajuda para meu tcc sobre logistica reversa de garrafas de vidro da Ambv?
    ME AJUDE
    dri110@hotmail.com

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br