"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Lançamento do livro Política Nacional de Resíduos Sólidos: Implicações Legais e Gerenciais ocorreu em Porto Alegre 18/11/2013

O lançamento do livro Política Nacional de Resíduos Sólidos: Implicações Legais e Gerenciais organizado por Ana Carolina F. de Melo Brito e Patricia Guarnieri ocorreu em Porto Alegre, na Câmara Municipal de Porto Alegre, em 18/11/2013, durante as atividades do III Colóquio de Direito Ambiental.

Na foto: Wal Pedroso   (Trigueiro Fontes Advogados); Magnum Eltz,
Patricia Guarnieri, Ana Carolina F. M. Brito e Pedro S. Carneiro
Crédito: 
Daniel Schafra

O livro contempla capítulos de vários autores que atuam na área de Direito Ambiental e Logística Reversa sobre a temática proposta: Alexandre Carvalho, Ana Carolina F. de Melo Brito, Fábio Lobosco, Helena Andrade-Lima, Letícia de Quadros Marchese, Lúcia Helena Xavier, Magnum Eltz, Patrícia Guarnieri, Pedro S. Carneiro, Renata Veras Fontes, Selma Carneiro, Virgínia Leal.

O livro está disponível para acesso gratuito no site Bookess: CLIQUE AQUI

 

 

Crédito das fotos: Daniel Schafra



Apresentação do livro:


Concebido como parte das celebrações dos 20 anos de TRIGUEIRO FONTES Advogados, esta obra coletiva foi preparada por nossos integrantes e também por renomados estudiosos, organizada com a valiosa colaboração da pesquisadora Patrícia Guarnieri, da Universidade de Brasília (UnB) e uma das maiores conhecedoras sobre logística reversa no Brasil na atualidade.
Tendo como ponto de partida a ainda recente Politica Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), estão reunidos nesta obra artigos de indiscutível qualidade, que nos presenteiam com a pesquisa, competência e vivência dos autores. Seis dos autores da presente obra são integrantes do Trigueiro Fontes Advogados e apresentam, a partir de experiências próprias, seus ensaios: Alexandre Carvalho e Fábio Lobosco, versando sobre os reflexos da nova lei na esfera criminal; Renata Fontes, com o impacto da logística reversa na área empresarial, além de Ana Carolina Brito e Pedro Carneiro, que atuam propriamente na seara ambiental e discorrem, respectivamente, sobre resíduos perigosos e a regulamentação do assunto na construção civil. Além dos artigos já mencionados, registro o brilho das obras de Letícia Marchese, sobre Educação Ambiental; Magnum Eltz, tratando dos reflexos da PNRS sobre as relações de consumo; Patrícia Guarnieri, discorrendo sobre logística reversa; Lúcia Helena Xavier e Helena de Andrade-Lima, a respeito dos resíduos eletroeletrônicos; Selma Carneiro, que traz a experiência da atuação do Ministério Público Estadual para o cumprimento da lei e desativação dos lixões; e Virginia Leal, com uma visão do sistema espanhol de responsabilização por danos ambientais. (Roberto Trigueiro Fontes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br