"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Resultados dos programas de gestão de resíduos e reciclagem de 2012 do Grupo Pão de Açúcar

Há mais de doze anos investindo em projetos de reciclagem, as iniciativas do Grupo Pão de Açúcar se tornaram referência em sustentabilidade no Brasil. Por meio de programas que compõem um modelo completo e pioneiro, que buscam gerar benefícios ambientais e sociais a todos os seus públicos de interesse, a empresa alcançou em 2012 resultados expressivos, com ganhos de até 400%, se comparado a 2011. Destaque para Estações de Reciclagem, Caixa Verde, Alô Recicle, Descarte Correto de Medicamentos e Coleta de Pilhas e Baterias, programas diretamente ligados ao consumidor.
“A natureza dos nossos negócios tem grande potencial de transformação e engajamento da sociedade, já que somos a ponta das relações de consumo, conectando clientes, produtos e serviços”, conta Vitor Fagá, diretor executivo de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar. O GPA é uma empresa com operações em todas as regiões do país e que busca atuar respeitando os valores e culturas de cada praça. A empresa desenvolve projetos de grande capilaridade e que, em sua maioria, tenham força mobilizadora em causas valorizadas pela comunidade, como é o caso dos programas de sustentabilidade. “Muitos dos projetos funcionam sob o conceito de responsabilidade compartilhada em que buscamos envolver toda cadeia de valor”, completa o executivo. .
Presentes em 123 lojas do Pão de Açúcar desde 2001, em parceria com a Unilever, e em 216 unidades do Extra, com outro parceiro, desde 2007, as Estações de Reciclagem disponibilizam para os clientes pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) nos estacionamentos das lojas de todo o Brasil. Já são mais de 73 mil toneladas arrecadadas e doadas para cooperativas de reciclagem parceiras do programa, promovendo a educação ambiental e a geração de renda para as comunidades. Apenas em 2012, os consumidores descartaram mais de 16 mil toneladas de materiais recicláveis, cerca de 20% a mais do registrado em 2011. Além disso, desde 2010, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever também arrecadam embalagens de desodorantes aerossóis, em 16 unidades da rede na cidade de São Paulo. A iniciativa já coletou mais de 6,5 toneladas desse tipo de embalagem, que deve ter destinação diferenciada.
O Grupo também desenvolve um programa de descarte “pré-consumo”, chamado de Caixa Verde, que possibilita aos clientes destinarem para reciclagem, em urnas instaladas ao lado dos caixas, embalagens de produtos que não precisam levar para casa, como as caixas de pasta de dente, por exemplo. Presente em 121 lojas Pão de Açúcar desde 2008, o Caixa Verde, já arrecadou mais de 4,4 milhões de embalagens (papel e plástico), sendo mais de 1,4 milhão apenas em 2012. 
Com os materiais arrecadados nos Caixas Verdes, a marca exclusiva do Grupo, Taeq, desenvolveu em 2009 um programa de logística reversa, chamado Ciclo Verde Taeq. Resumidamente, a empresa fornecedora das embalagens Taeq compra o papel de cooperativas de reciclagem, parcerias do Programa Caixa Verde, e o transforma em novas embalagens que irão acondicionar os produtos da marca. Essa ação representa 4,5% do volume das embalagens produzidas.
Outro programa que apresentou resultado expressivo é o Alô Recicle, que tem como objetivo coletar celulares, acessórios e baterias, em urnas disponibilizadas nas lojas e encaminhar para reciclagem. Lançado em agosto de 2010 em uma parceria com a Nokia do Brasil, o programa já arrecadou mais de 2,6 toneladas de materiais, sendo 2,1 toneladas apenas em 2012, mais de 300% a mais que o registrado em 2011. Cerca de 281 lojas Pão de Açúcar e Extra de todo o Brasil participam do Alô Recicle. “Resultados como esse nos motivam a continuar investindo nos projetos e mostram que cada vez mais as pessoas estão aderindo ao consumo e descarte consciente, por meio dos programas disponíveis nas lojas do GPA”, comemora Fagá.
Em outra iniciativa pioneira para a gestão de resíduos, lançada em novembro de 2010, em parceria com a EuroFarma, o programa Descarte Correto de Medicamentos também apresentou um resultado expressivo em 2012. A iniciativa, que visa despertar o consumidor para importância do destino adequado de medicamentos vencidos e/ou fora de uso, embalagens primárias como cartelas de comprimidos e, ainda, materiais perfurocortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, entre outros, registrou mais 4,5 toneladas de materiais arrecadados, cerca de 150% a mais que em 2011. As urnas estão disponíveis em 31 drogarias do Extra e do Pão de Açúcar nas cidades de S. Paulo, Araraquara (SP), Piracicaba (SP) e Volta Redonda (RJ). Os pontos de coleta são confeccionadas especialmente para o recebimento desses resíduos.
O Grupo Pão de Açúcar comemora também os resultados do Programa de Coleta de Pilhas e Baterias, realizado em parceria com a ABINEE e em cumprimento da legislação CONAMA 401/08, que dá a correta destinação para estes tipos de resíduos. Todas as lojas do Grupo no Brasil possuem coletores específicos onde os clientes podem fazer o descarte de pilhas e baterias. Desde seu inicio, em 2010, os clientes das lojas do Extra e do Pão de Açúcar depositaram mais de 43,8 toneladas de pilhas e baterias, sendo 33 toneladas apenas em 2012, mais de 200% que o registrado em 2011. 
A Companhia investe em várias frentes e além de todos os projetos já apresentados, também possui na cidade de São Paulo quatro pontos (Extra Anhanguera, Extra Itaim, Extra Morumbi e Extra Anchieta) de coleta de lixo eletrônico (televisores, videocassetes, computadores, aparelhos de DVD e microondas), em parceria com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Outra iniciativa implementada foi a campanha para descarte de lâmpadas na loja Pão de Açúcar Cerro Corá, na cidade de São Paulo.
Alinhado às tendências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, que procura organizar a forma como o país trata os resíduos, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade, a empresa possui iniciativas de Gestão Integrada de Resíduos, desde 2008, em 38 lojas das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, buscando minimizar o impacto da sua operação no meio ambiente. A ação consiste em um sistema de gestão integrada de resíduos orgânicos e recicláveis, que são separados diariamente e destinados de maneira adequada. Para que esse processo aconteça, todos os colaboradores que atuam nas áreas internas da loja recebem treinamento especial sobre reciclagem e gerenciamento de resíduos. Além disso, estes estabelecimentos dispõem de coletores específicos, que separam os resíduos de maneira eficiente.
Além dessa iniciativa, o GPA implementou um novo modelo de gestão de resíduos que contempla o acondicionamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos de 262 lojas, 6 Centros de Distribuição e 38 drogarias dentro do Estado de SP.
Ainda em 2012, as redes Pão de Açúcar e Extra lançaram novos modelos de sacolas reutilizáveis, disponíveis a partir de outubro em todas as lojas do Brasil. Produzidas em ráfia, as novas embalagens trazem estampas voltadas ao conceito de cada marca. O Pão de Açúcar, que desde 2005 disponibiliza sacolas reutilizáveis em suas lojas, dá continuidade a uma linha temática Para 2012/2013, o mote utilizado será Transparência, que além de novas imagens, conta também com dois modelos a mais, totalizando seis estampas diferentes. Já o Extra, apresenta em dois modelos desenhos que remetem a campanha da bandeira, “Extra por uma Vida mais Família”, e traz outros três voltados ao público masculino com desenhos que ressaltam o patrocínio à Confederação Brasileira de Futebol e a brasilidade presente na marca. Além desses modelos, as bandeiras continuam comercializando sacolas com parte revertida para entidades sociais como é o caso da parceria com a Hope na bandeira Extra e com a SOS Mata Atlântica com a bandeira Pão de Açúcar. Ao longo de 2012 foram vendidas mais de 16,4 milhões de sacolas reutilizáveis no Brasil.

Fonte: ABRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário