"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Participe do XII Encontro Verde das Américas - GREENMEETING Brasilia 2013 - 21 e 22 de maio de 2013 Brasília DF. Brasil

Um ano apos a Rio + 20, acontecerá em Brasília nos dias 21 e 22 de maio de 2013, o XII Encontro Verde das Américas, o Greenmeeting , que se projeta para ser um importante observatório sobre a ótica positivista referente ao alcance do resultado final da Conferencia das Nações Unidas no Rio de Janeiro em 2012.

O Encontro reunirá importantes lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais, que entre outros acontecimentos se dará a entrega do Prêmio Verde das Américas 2013.

Inscrições e certificação

Participação gratuita com inscrição no Link Credenciamento do site www.greenmeeting.org

Os participantes receberão certificado com carga horária

Objetivos do evento

O objetivo do XII Encontro Verde das Américas, também chamado de Greenmeeting, é buscar soluções para os problemas ambientais locais e globais, com discussões concretas e objetivas, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior. Ampliar o seu alcance e democratizar as discussões para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz as experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação em áreas com problemas similares.
O Encontro apresentará uma dinâmica objetiva, com palestras sobre assuntos atuais, polêmicos e necessários, ministradas por nomes com grande projeção nos assuntos propostos. A prioridade será para projetos, nacionais e internacionais, bem sucedidos e inovadores, que possam contribuir direta e indiretamente para o desenvolvimento e a solução dos problemas sócio-ambientais e econômicos do planeta.
Despertar a consciência ecológica e sócio-ambiental continua sendo um importante objetivo focalizado a partir dos temas expostos, debates e troca de informações e experiências, favorecida pelo encontro com pessoas de vários setores da vida pública e privada, envolvidas de uma forma ou de outra com as questões ambientais.
Queremos que este Encontro, além de contribuir nas discussões atuais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, possa congregar esforços na busca de soluções para os diversos problemas sócio-ambientais, em prol de uma melhor qualidade de vida, para as gerações presentes e futuras.

Programação

Local: Museu Nacional da República – Esplanada dos Ministérios, Brasília DF.

21/05/2013 – Terça-feira / Tuesday

08:00 h 
Credenciamento e entrega de material do Encontro / Accreditation and releasing of material of the Meeting.

09:30 h
Abertura solene do XII Encontro Verde das Américas e entrega do Prêmio Verde das Américas 2013, com a presença de autoridades nacionais e internacionais.

10:20 h 
Embaixador Robby Dewnarain Ramlakhan, Secretário Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA. Tema: A importância das ações de cooperação da OTCA na integração Amazônica.

10:40 h 
Jose Carlos Carvalho, Ex-Ministro de Estado de Meio Ambiente do Governo Brasileiro – Tema:Metas de sustentabilidade na Rio + 20 - Um passo histórico em direção a um mundo mais justo, equânime e próspero.

11:00 h 
Embaixadora Ana Paula Zacarias, Chefe da Delegação da União Européia. Tema: A Política de Cooperação Brasil – União Européia no contexto da Sustentabilidade Global.

11:20 h 
Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.

12:30 h 
Intervalo / Break

Presidente da mesa / President of the Table: André Rodrigues Oliveira – Advogado e especialista em Direito Ambiental.

14:00 h 
Luciana Imaculada de Paula, Promotora de Justiça, Coordenadora do Grupo Especial de Defesa da Fauna – GEDEF. Tema: A importância das ações do Ministério Público, pactuadas nos termos de ajustamento de conduta com o poder público e iniciativa privada, viabilizando soluções para problemas ambientais.

14:20 h 
Embaixador Sudaryomo Hartosudarmo, Indonésia - Especialista em Ciências das Relações Internacionais e mestre em Direito Empresarial pela Universidade Gadjah Mada, em Yogyakarta.Tema: O compromisso da Indonésia com o Desenvolvimento Sustentável.

14:40 h 
Danilo Vieira Júnior, Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. Tema: As normatizações e a importância do licenciamento ambiental para o desenvolvimento sustentável.

15:00 h 
Diana Pomar, Diretora do Conselho de Promoção Turistica do México. - Tema: A sustentabilidade da indústria turística do México no contexto Global.

15:20 h 
Paulo Celso dos Reis Gomes, Subsecretário de Políticas de Resíduos Sólidos do Distrito Federal,Professor da Universidade de Brasilia, Doutor em Desenvolvimento Sustentável, Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos e Especialista em Gestão Ambiental e Ordenamento Territorial - Tema: O desafio da gestão dos resíduos sólidos nas grandes cidades em consonância com a Rio+20.

15:40 h 
Embaixador Peter Kirimi, Kenya – Tema: A política ambiental do Quênia no contexto da sustentabilidade global.

17:30 h 
Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests. Vilmar Berna, Jornalista e Escritor, Prêmio 500 das Nações Unidas, com mais de 30 livros publicados.

22/05/2013 – Quarta-feira / Wednesday

Presidente da mesa / President of the Table: Newton Lins, Advogado, Engenheiro florestal e Secretário de Estado de Assuntos Estratégicos do Distrito Federal.

09:00 h 
Embaixador Francisco Ribeiro Telles, Portugal. Ex-assessor diplomático do Primeiro-Ministro e do Presidente da República de Portugal – Tema: A gestão ambiental e a sustentabilidade do Turismo em Portugal.

09:20 h 
Embaixadora Dato`Sudha Devi, Malásia – Tema: Agenda da Malásia para a harmonização do Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas / Malaysia's agenda towards the harmonization of sustainable Development and Climate Change. 

09:40 h 
Painel - Felipe Santos de Miranda Nunes, Gerente da área de Energia e Mudanças Climáticas na Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais – Tema: Pegada de carbono da Copa do mundo Fifa 2014 e Copa das Confederações 2013 para Minas Gerais.

10:00 h 
Dr. Alon Lavi, Israel – Tema: Tecnologia e Inovação – o caminho à sustentabilidade.

10:20 h 
Mariana Ferreira, Analista de Conservação do Programa Amazônia do WWF. - Tema: Unidade de Conservação na Amazônia brasileira: desafios e oportunidades.

10:40 h 
Embaixador Carlos Rafael Zamora, Cuba – Tema: A Política Ambiental de Cuba no contextoda sustentabilidade global.

11:00 h 
Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests. Paulo Coelho, Jornalista e Editor do Jornal Nova Imprensa.

12:30 h 
Intervalo / Break
Presidente da mesa / President of the Table: Carlos Eduardo Valadares, Secretário de Sustentabilidade do Distrito Federal. 

14:00 h 
Adriano Santhiago de Oliveira, Diretor de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente Brasileiro e integrante da Delegação Brasileira nas Conferências das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Tema: A política de mudanças climáticas brasileira no contexto da sustentabilidade global.

14:20 h 
Denise Hamú – Representative of PNUMA-United Nations Environment Programme. Theme: As ações do PNUMA para a proteção e conservação do meio ambiente no contexto do desenvolvimento sustentável.

14:40 h 
Embaixadora Aud Marit Wiig, Noruega – Diplomata e Ex-diretora executiva do Banco Africano de Desenvolvimento. - Tema: A política ambiental da Noruega no contexto da sustentabilidade global.

15:00 h 
Embaixador Victor Monge Chacón, Costa Rica. Tema: Costa Rica e sua Política Ambiental em relação aos parâmetros da Rio+20.

15:20 h 
Cosete Ramos Gebrim, Doutora em Educação pela Florida State University – EUA e Mestre em Administração da Educação, Califórnia State University - EUA. Tema: Educação Ambiental – O pilar da sustentabilidade planetária.

15:40 h 
Painel: Apresentação de projeto com experiência inovadora e bem sucedida, em prol do desenvolvimento socioambiental e econômico.

17:00 h 
Debate: Participação dos palestrantes e convidados especiais / Participation of speakers and special quests.

17:00 h a 17:30 h 
Apresentação da Carta Verde das Américas 2013 - Solenidade de encerramento. Presentation of the Green Letter of the Americas 2013 - Closing Solemnity.

Logo após entrega dos Certificados de Participação/After, releasing of the Certificates of Participation.

Ademar Leal, Coordenador Geral do Greenmeeting 2013

Informações

Coordenação Geral do Encontro
E-mail: secretaria@greenmeeting.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br