A Coppertone em parceria com a Terra Cycle lança um programa way by way de embalagens. A idéia é conscientizar e estimular os consumidores da marca da proteção solar a devolverem as embalagens usadas via Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que é considerada a maior empresa de logística do Brasil, devido a sua capilaridade e alcance.
Essa ação que tão bem fará para o meio ambiente, reduzindo a pressão do descarte dos resíduos sólidos em aterros sanitários esgotados poderá ainda ser fonte para idéias promocionais, tal como uma nova devolução via venda direta da mesma embalagem personalizada, com nome do cliente, e numa segunda etapa com SMS para participação de concursos e outras idéias de um marketing criativo, bom em superar a mesmice e ir além da indiferença.
Essa ação é uma antecipação a legislação de resíduos sólidos (PNRS), que obrigará as empresas a se responsabilizar pelo descarte correto das suas embalagens pós consumo. No caso especifico, a ação visa coletar as embalagens de protetores solares e gerar renda para uma instituição sem fins lucrativos.
Os consumidores poderão enviar suas embalagens pelos Correios ou descartá-las em um dos pontos de coleta que estarão distribuídos em locais diversos e automaticamente estarão doando R$ 0,02 por cada embalagem recolhida para a instituição escolhida por Coppertone, de sólido trabalho de responsabilidade social.
Para participar, basta se cadastrar na Brigada Protetores do Planeta no site da TerraCycle (www.terracycle.com.br), e preencher um breve formulário – os times de coleta podem ser formados por amigos, família, companheiros de trabalho, etc. Depois, as embalagens devem ser enviadas pelos Correios para a TerraCycle, gratuitamente.
Conheça a campanha, clique sobre a imagem e assista ao vídeo. Participe!
Fonte: Tottal Marketing e Coppertone (adaptado por Patrícia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade.
Ótima ideia, isso além de ajudar o meio ambiente também é uma bela tacada de marketing da Terra Cycle em conjunto com o Coopertone incentivam o desenvolvimento sustentável promovendo uma propaganda lucrativa de responsabilidade socioambiental.
ResponderExcluirOlá Alisson,
ResponderExcluirObrigada por seus comentários e participação no blog.
Concordo com você, as empresas que implementam a logística reversa acabam, mesmo que indiretamente, ganhando pontos em sua imagem corporativa por assumirem uma postura ambientalmente correta. Com certeza, neste caso elas têm todo o direito de utilizar isso como marketing verde para angariar e manter clientes.
O problema é quando algumas empresas utilizam a propaganda de práticas ambientais inconsistentes para ganhar pontos com o mercado consumidor, neste caso se caracteriza como greenwashing, e é negativo.
Abçs