"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 14 de março de 2012

Resíduos hospitalares (lixo hospitalar) - Conheça um pouco mais sobre este típo de resíduos

Os Resíduos Sólidos Hospitalares ou como é mais comumente denominado "lixo hospitalar ou resíduo séptico", sempre constituiu-se um problema bastante sério para os administradores hospitalares, devido principalmente a falta de informações a seu respeito, gerando mitos e fantasias entre funcionários, pacientes, familiares e principalmente a comunidade vizinha as edificações hospitalares e aos aterros sanitários. A atividade hospitalar é por si só uma fantástica geradora de resíduos, inerente a diversidade de atividades que desenvolvem-se dentro destas empresas. 
O desconhecimento e a falta de informações sobre o assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos, ou sejam ignorados, ou recebam um tratamento com excesso de cuidado, onerando ainda mais os já combalidos recursos das instituições hospitalares. Não raro lhe são atribuídas a culpa por casos de infecção hospitalar e outros tantos males. 
Contaminação
O maior problema é o chamado “lixo infectante - classe A”, que representa um grande risco de contaminação, além de poluir o meio ambiente. A maior parte dos estabelecimentos não faz a separação deste material, que acaba indo para os aterros junto com o lixo normal ou para a fossa. 
Outro problema é o chamado “lixo perigoso - clase B”, cuja destinação final, atualmente, fica sob responsabilidade dos hospitais. 
O material recolhido nos hospitais, acondicionado segundo normas que variam em função do grau de periculosidade dos produtos, geralmente é levado a um aterro próprio. 
Já o "lixo classe C" dos hospitais – também devidamente separado - fica sujeito ao mesmo sistema de recolhimento do restante da cidade, indo parte para reciclagem e parte para a coleta normal, que inclui apenas o material orgânico destinado ao aterro sanitário. 
Separação do Lixo
O treinamento para a separação desse tipo de resíduo é uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e oferecerá subsídios para que os hospitais e clínicas elaborem planos de gerenciamento de resíduos do serviço de saúde. O objetivo é adequar a estrutura das unidades para o tratamento correto dos resíduos. 
Segundo as normas sanitárias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente seperado e cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação. De acordo com as normas, devem ser separadas conforme um sistema de classificação que inclui os resíduos infectantes - lixo classe A, como restos de material de laboratório, seringas, agulhas, hemoderivados, entre outros, perigosos - classe B, que são os produtos quimioterápicos, radioativos e medicamentos com validade vencida - e o lixo classe C, o mesmo produzido nas residências, que pode ser subdividido em material orgânico e reciclável. 
O treinamento visa adequar os estabelecimentos às novas normas de tratamento do lixo hospitalar, estabelecidas na Lei Federal nº 237, de dezembro do ano passado. Os hospitais têm prazo para apresentar um plano de gerenciamento dos resíduos e, com isso, obter um licenciamento ambiental e adaptar-se às exigências legais. Caso não consigam o licenciamento, ficam sujeitos à aplicação de multas diárias de R$ 140,00 pelo sistema de vigilância sanitária. 
Lixos Infectantes
Resíduos do grupo A (apresentam risco devido à presença de agentes biológicos): 
- Sangue hemoderivados 
- Excreções, secreções e líquidos orgânicos 
- Meios de cultura 
- Tecidos, órgãos, fetos e peças anatômicas 
- Filtros de gases aspirados de áreas contaminadas 
- Resíduos advindos de área de isolamento 
- Resíduos alimentares de área de isolamento 
- Resíduos de laboratório de análises clínicas 
- Resíduos de unidade de atendimento ambiental 
- Resíduos de sanitário de unidades de internação 
- Objetos perfurocortantes provenientes de estabelecimentos prestadores de serviços de saúde. Os estabelecimentos deverão ter um responsável técnico, devidamente registrado em conselho profissional, para o gerenciamento de seus resíduos. 
Processos de Destino
- Incineração:a incineração do lixo hospitalar é um típico exemplo de excesso de cuidados, trata-se da queima o lixo infectante transformando-o em cinzas, uma atitude politicamente incorreta devido aos subprodutos lançados na atmosfera como dioxinas e metais pesados. 
- Auto-Clave: esteriliza o lixo infectante, mas por ser muito caro não é muito utilizado. Como alternativa, o lixo infectante pode ser colocado em valas assépticas, mas o espaço para todo o lixo produzido ainda é um problema em muitas cidades. 
A maioria dos hospitais tomam pouco ou quase nenhuma providência com relação às toneladas de resíduos gerados diariamente nas mais diversas atividades desenvolvidas dentro de um hospital. Muitos limitam-se ou a encaminhar a totalidade de seu lixo para sistemas de coleta especial dos Departamentos de Limpeza Municipais, quando estes existem, ou lançam diretamente em lixões ou simplesmente queimam os resíduos. 
Torna-se importante destacar os muitos casos de acidentes com funcionários, envolvendo perfurações com agulhas, lâminas de bisturi e outros materiais denominados perfuro-cortantes. O desconhecimento faz com que o chamado "lixo hospitalar", cresça e amedronte os colaboradores e clientes das instituições de saúde. 
Lixos Não-Infectantes
- Especiais
Radioativos: compostos por materiais diversos, expostos à radiação; resíduos farmacêuticos, como medicamentos vencidos e contaminados; e resíduos químicos perigosos (tóxicos, corrosivos, inflamáveis, mercúrio). 
- Comuns
Lixo administrativo, limpeza de jardins e pátios, resto de preparo de alimentos, estes não poderão ser encaminhados para alimentação de animais. 
Algumas Soluções
Os constantes problemas, o desconhecimento, o medo, mas principalmente o desejo de que o assunto fosse tratado de uma forma técnica, profissional, levou-se a desenvolver um projeto que resolvesse definitivamente o problema. 
Objetivos do projeto:
- Elevar a qualidade da atenção dispensada ao assunto "resíduos sólidos dos serviços de saúde"; 
- Permitir o conhecimento das fontes geradoras dos resíduos. A atividade hospitalar gera uma grande variedade de tipos de resíduos distribuídos em dezenas de setores com atividades diversas; 
- Estimular a decisão por métodos de coleta, embalagem, transporte e destino adequados; 
- Reduzir ou se possível eliminar os riscos a saúde dos funcionários, clientes e comunidade; 
- Eliminar o manuseio para fins de seleção dos resíduos, fora da fonte geradora; 
- Permitir o reprocessamento de resíduos cujas matérias primas possam ser reutilizadas sem riscos à saúde de pacientes e funcionários; 
- Reduzir o volume de resíduos para incineração e coleta especial; 
- Colaborar para reduzir a poluição ambiental, gerando , incinerando e encaminhando aos órgão públicos a menor quantidade possível de resíduos. 
-Resíduos sólidos do grupo A deverão ser acondicionados em sacos plásticos grossos, brancos leitosos e resistentes com simbologia de substância infectante. Devem ser esterilizados ou incinerados. 
-Os restos alimentares in natura não poderão ser encaminhados para a alimentação de animais. 
Classes dos Resíduos 
Classe 1 - Resíduos Perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. 
Classe 2 - Resíduos Não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico. 
Classe 3 - Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo. Muitos destes resíduos são recicláveis. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo (se degradam muito lentamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações. 

Disponível em: Setor Reciclagem 

Fonte original: Ambiente Brasil 

8 comentários:

  1. Patricia adorei seu Blog eu Estudo Gestão Ambiental e ele me serve de ferramenta para me interar em certos assuntos eu quero aprender bastante sobre essa área de Logística reversa me interesso bastante por ela espero que continue postando.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Alisson, tudo bem?
    Fico feliz em saber e agradeço o comentário e visita no blog. Acompanhe o blog, sempre posto notícias atualizadas sobre o tema ok? abçs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Patrícia. Estou elaborando meu tcc e o tema é justamente sobre descarte consciente de resíduos hospitalares com base na logística reversa. Adorei o artigo, continuarei acompanhando! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Patricia...
    Depois de um bom tempo sem consultar seus trabalhos estou de volta e como sempre as postagens são um convite a leitura, de forma clara e informativa nos eleva em conhecimento, afinal de contas Sustentabilidade e temas relativos são de interesse de todos em nossa sociedade!
    Parabéns e Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Ana Carolina e Francisco, tudo bem?
    Agradeço seus comentários e visita no blog. Continuem acompanhando.
    Abraços e ótimo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei o blog
      foi muito bom para o meu trabalho escolar
      possui todas as informações que preciso

      Excluir
  6. Muito bom!!! Faço logística na FATEC Jundiaí, e o meu tema será exatamente sobre os Resíduos de Serviços da Saúde!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos.
    Sou formado em Logística (Tecnólogo), e estou terminando o Curso de Administração Bacharelado. Meu TCC será sobre a Logística Reversa do Lixo Hospitalar.
    Podem me ajudar, dando orientações de textos, livros, artigos, etc?
    meu -mail é: ribeiroerasmosilva@gmail.com.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br