"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 6 de março de 2012

A população de Brasilia pode descartar lâmpadas fluorescentes, pilhas e bateriais de celulares no Ecoponto do Shopping Patio Brasil

O EcoPonto montado no Pátio Brasil Shopping está à disposição da população para receber lâmpadas fluorescentes usadas, pilhas e baterias de celulares. A ação acontece durante todo o ano, sempre no último final de semana de cada mês (aos sábados das 10h às 22h e aos e domingos, das 12h às 20h). 
O EcoPonto do Pátio Brasil conta com funcionários treinados para receber os resíduos. O material é depositado em um carro coletor exclusivo e criado pelo shopping especialmente para este tipo de coleta. Este carro é apropriado para evitar que as lâmpadas se quebrem e, ainda, facilitar a locomoção do produto até o depósito do centro de compras, também construído com especificações técnicas para o acondicionamento correto das lâmpadas. 
A lâmpada fluorescente quando é quebrada, libera um gás tóxico prejudicial para a saúde e, quando várias lâmpadas são descartadas em um mesmo aterro sem as condições adequadas são prejudiciais para o meio-ambiente e à saúde, pois contaminam o solo e, conseqüentemente, os lençóis freáticos. “O Pátio Brasil se compromete a receber as lâmpadas, encaminhá-las para uma empresa especializada em descontaminação e reciclagem, em outro estado, pois o Distrito Federal não dispõe deste serviço. Também acompanhamos todo o processo até a destinação final ecologicamente correta”, afirma o superintendente do shopping, Leonel Taffarel. 
A utilização de lâmpadas fluorescentes gera uma economia de até 80% e uma durabilidade até 15 vezes maior que as lâmpadas incandescentes. Porém, estas vantagens exigem do consumidor o comprometimento com o descarte adequado do produto usado para evitar impactos à saúde pública e ao meio ambiente. “Devido à sua composição, o acondicionamento deste tipo de lâmpada deve seguir alguns procedimentos para evitar que elas se quebrem. O recomendado é que elas sejam guardadas em caixas de papelão ou plástico bolha e separadas uma a uma”, Renato Horne dá a dica. 
Como nasceu o projeto - Preocupada com a preservação da natureza e consciente do impacto que as lâmpadas fluorescentes causam ao meio ambiente, a consumidora Marly Silva, que já conhecia o trabalho do shopping voltado para a conservação do meio ambiente, procurou o Pátio Brasil para ajuda-lá a descartar suas lâmpadas usadas. A partir desta solicitação, o centro de compras, sabendo que esta demanda diz respeito à toda a população, decidiu estudar a viabilização da criação de um EcoPonto para este tipo de coleta, e assim, desde de novembro de 2008 disponibilizou este serviço à sociedade brasiliense.
Observações:
Os produtos recebedidos são encaminhados para reciclagem nas seguintes empresas:
Pilhas:
Suzaquim - Fone: (11) 3159-2929
Lâmpadas:
Brasil Recicle - (11) 3522-9958

Serviço:
EcoPonto - Coleta Seletiva de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias de celular
Datas de funcionamento do serviço, em 2012:

Janeiro: 28 e 29
Fevereiro: 25 e 26
Março: 24 e 25
Abril: 28 e 29
Maio: 26 e 27
Junho: 23 e 24
Julho: 28 e 29
Agosto: 25 e 26
Setembro: 29 e 30
Outubro: 27 e 28
Novembro: 24 e 25
Dezembro: 29

Horário: sábados das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h
Local: Praça Central - Pátio Brasil Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br