"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz 2012! Comemoração de Reveillon de Copacabana tem sustentabilidade como tema!

Desejo a todos os participantes do blog "Logística Reversa e Sustentabilidade" um 2012 repleto de muita paz, luz, alegrias, realizações, consciência ambiental e sustentabilidade em nossas ações! 
Inicio as postagens deste ano com uma boa notícia relacionada a maior e mais conhecida festa de reveillon do Brasil.
Este ano, a comemoração de boas-vindas a 2012 nas areias da praia de Copacabana trouxe momentos de reflexão sobre meio ambiente. Uma das maiores festas de réveillon do mundo tem a sustentabilidade como tema principal e é o ponto de partida para a divulgação da Rio+20, importante conferência da ONU que acontece em junho/2012 na cidade.
Os primeiros segundos da queima de fogos tiveram a cor verde e os 16 minutos da atração divididos em seis fases, com cores diferentes:

1. Bem-vinda Rio+20
2. Energia Solar
3. Água
4. Fauna e Flora
5. Vento
6. Otimismo

Antes da virada, foi apresentado um vídeo de reflexão para o público e os palcos terãoprojeções inspiradas na sustentabilidade.
Além disso, um dos palcos, feito de madeira certificada e a estrutura metálica será reaproveitado. As lonas usadas no evento serão transformadas em estojos produzidos por ex-detentos da ONG Tem Quem Queira e doados a escolas municipais.
Toda a gestão de resíduos da festa, foi feita em parceria com uma cooperativa de catadores e neutralização das emissões geradas na preparação da festa (deslocamentos, queima de fogos…), com plantio de mudas nativas na Bacia do Rio Guandu, em Miguel Pereira (RJ).
Mas, mesmo que você não seja uma das 2 milhões de pessoas que estarão na virada do ano carioca, não deixe de refletir durante a diversão: o que fazer para que 2012 seja um ano mais sustentável?

(Imagem: Divulgação/Reveillon Copacabana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br