"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dicas de como fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC, monografias, relatórios de estágio) - Baixe apostilas de metodologia da pesquisa grátis!

Olá pessoal, 
A maioria dos participantes do blog se constitui de estudantes de graduação e pós-graduação em busca de materiais para suas monografias, TCCs, dissertações. Muitos deixam comentários e me enviam e-mails solicitando esclarecimentos de como iniciar sua pesquisa, por isso achei interessante criar esse tópico, na verdade atualizar este assunto, pois há um tempo atrás, publiquei uma postagem sobre isso. 
Aproveito para esclarecer que o meu propósito aqui no blog não é orientar os trabalhos de conclusão de curso, devido ao fato de que a orientação se constitui em um trabalho detalhado e que exige tempo (o qual no momento não disponho), além de que  considerando o fato de que todos que estão elaborando  um trabalho de conclusão de curso já possuem um orientador, não considero ético interferir. 
Por isso pessoal, me perdoem, mas não adianta me enviarem seus trabalhos via e-mail, pois não revisarei ok? O meu propósito no blog é dar algum apoio, no sentido de enviar materiais, indicar em que locais buscar informações, até mesmo auxiliar a ter um foco, mas não revisar trabalhos de conclusão de curso.
Já ministrei a disciplina de Metodologia da Pesquisa, além disso tive que ler vários livros sobre isso para o mestrado e doutorado. Na verdade este é um tema completamente "odiado" pelos estudantes de graduação em seus primeiros anos de curso, todos se perguntam o por quê de aprender metodologia, mas depois de passados alguns anos, quando chega a fase do trabalho de conclusão de curso, todos ficam desesperados  para aprender mais sobre este tema. Falo por experiência própria com meus alunos.
Por isso, acho legal destacar aqui algumas dicas que podem auxiliar nesta etapa:
1)O primeiro passo é escolher o tema, procure escolher algo que você gosta, considerando que terá que "respirar" este assunto por um bom tempo;
2)Delimitar o tema, a maioria dos assuntos é bastante vasto, você necessita delimitar que aspecto específico deste tema estudar, se for realizar uma pesquisa empírica, deve analisar que tipo de situação pesquisar, qual a abrangência geográfica, etc.
3)Definir a problemática do seu trabalho, isso só ocorrerá depois de você ler muito a respeito do tema: livros, artigos científicos, outros trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, etc. Depois de ler, você provavelmente vai encontrar algum aspecto que lhe causa dúvida... nesse momento PARE!! É aí que pode estar o seu problema de pesquisa... ou seja aquele "ponto de interrogação" que surgiu e que você não encontrou a resposta pode ser algo interessante a se pesquisar... Ou seja, não é justificável ou válido você estudar algo que já foi muito pesquisado e esmiuçado, ou seja, ninguém mais terá interesse em saber a respeito.
4)Pense nos objetivos da sua pesquisa (metas), para responder o seu problema, o que você terá que fazer, para isso você terá que ter um objetivo geral (mais abrangente) e alguns objetivos específicos (geralmente 3 ou 4), os quais são os passos necessários para se responder ao seu problema de pesquisa. 
5) Justifique seu trabalho, explique o porquê de se estudar este tema, embase com autores que afirmam que aquilo é importante...
Estes 5 primeiros passos são o capítulo 1 do seu trabalho de conclusão de curso e darão a base necessária para você prosseguir com sua pesquisa!
6) Leia muitos livros, artigos científicos, outros trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e comece a fazer sua revisão bibliográfica. Para isso não são muito bem vistos os artigos em jornais ou revistas que não são científicas, procure evitá-los! Mas você pode utilizar informações de sites especializados, com moderação. Não esqueça de em cada parágrafo citar o autor  ou autores que você usou, mesmo que o tenha parafraseado (interpretado e escrito com suas palavras) você deve citá-lo, se não o fizer corre o risco de cometer crime de plágio.
7)Não esqueça da metodologia, explique como seu trabalho será realizado em detalhes, isso validará a sua pesquisa, para isso encontrei duas apostilas muito legais, para baixar clique sobre o nome da apostila:
3)Formatação de trabalhos acadêmicos (Antes de baixar esta apostila, verifique se sua faculdade não disponibiliza regras de formatação próprias).
4)Vídeo para formatação (quebras de página, paginação, capítulos)
8)Apresentação e análise dos resultados: é neste item que você exporá tudo aquilo que pesquisou (o procedimento técnico pode ter sido o estudo de caso, levantamento, etc...), você deve relacionar a análise dos resultados com os objetivos que você propôs no capítulo 1, se não o fizer você corre o risco de sua pesquisa se desviar e perder o foco, e ainda pior, não atender o que se dispôs a fazer.
9)Considerações finais ou Conclusões: aqui também você deve expor o atingimento dos objetivos e sumarizar o que foi realizado através da pesquisa.
10)Não esqueça de citar as referências bibliográficas, normalmente as faculdades exigem de acordo com as normas da ABNT, CLIQUE AQUI para baixá-las.

É isso aí pessoal! Espero ter ajudado! abraços e boa sorte!

Por: Patricia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

5 comentários:

  1. Olá Patrícia...

    Fiquei muito agradecido pelos seus materiais, agora é colocar a mão na massa.
    Com certeza vão ser muito uteis para meu estudo, aproveitei e cadastrei na newsletter.

    Seguirei pelo blog.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Querida Patrícia. Fico tão grata por todas as suas postagens.
    São Dicas valiosas.

    Serei sua seguidora ^-^

    Grande Abraço.

    Verônica Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Patricia recebi todos seu material desde já agradeço. O meu TCC esta com o foco na pequena empresa
    E caro implantar a logistica reversa na pequena empresa, existe alguma legislação que apoio, pq
    A pequena empresa faz se adapta? E os retornos q ele vão conseguir?

    O ramo que escolhemos foi empresa que faz recarga de cartchos me corrige se estiver
    Errada com essas recarga que realizamos varias vezes nao compramos mais cartchos
    E diminuímos o lixo.

    ResponderExcluir
  4. Segue o email vicky_rodriguez@hotmail.com se tiver algum material no ramo de cartucho agradeço,

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Desejo receber material sobre "Embalagens para evitar avarias no transporte de frágeis" para a conclusão do meu MBA.
    E-mail: pcmlogistica2015@gmail.com

    Att,
    Paulo César Martins

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br