"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Grupo Pão de Açúcar e ABRELPE fecham parceria para projetos permanentes de logística reversa de eletroeletrônicos

Olá pessoal, verifiquem a excelente iniciativa do Grupo Pão de Açúcar em parceria com a Abrelpe para a efetividade da logística reversa de eletroeletrônicos e atendimento da PNRS.
 - O Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) fecharam parceria para implantar pontos permanentes e ações itinerantes de logística reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.
A iniciativa entrará em operação em outubro, com a instalação de quatro postos fixos nas lojas Extra Anhanguera, Itaim, Morumbi e Anchieta, em São Paulo.
Até 2014, serão instalados pontos de coleta em lojas das cidades-sede da Copa do Mundo - período que deve gerar aumento da demanda por substituição de aparelhos de TV, DVDs, rádios e outros equipamentos eletrônicos. A estimativa é disponibilizar mais de 20 pontos fixos e realizar mensalmente ações itinerantes em todo o país até o ano do evento esportivo.
A iniciativa contempla a logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo televisores, videocassetes, DVDs, computadores, celulares, impressoras, câmeras digitais, mp3 players, dentre outros. “Estamos preparados para recolher e dar destino adequado para todos os equipamentos eletroeletrônicos entregues pelos cidadãos”, diz o diretor executivo da Abrelpe.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, institui a responsabilidade compartilhada para o recolhimento de produtos e resíduos, assim como sua destinação final ambientalmente adequada.

Por: Adriana Meyge  para o Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br