"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Electrolux é premiada pela ONU e IPRA pela sua iniciativa de reutilização de plástico “Vac From the Sea”

A Electrolux foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Associação Internacional de Relações Públicas (IPRA) na Turquia, por sua iniciativa “Vac From the Sea”, projeto que visa ampliar a conscientização em torno da falta global de plásticos reciclados.Realizado anualmente, o Prêmio Dourado, que tem como principal objetivo cooperar com os propósitos sociais da ONU, elege ações realizadas de forma inteligente em uma das áreas de atuação da organização.A empresa desenvolveu um projeto de produção de aspiradores de pó a partir de material 100% reciclado, porém detectou a falta de plástico pós-consumo de alta qualidade ao mesmo tempo que existe uma grande quantidade de detritos plásticos flutuando nos oceanos.A partir deste paradoxo foi criado o projeto pelo qual recolhe materiais dos mares e os utiliza na produção de eletrodomésticos. Como resultado lançou a linha Green de aspiradores de pó cujos produtos são feitos com 70% de plástico reciclado.Cada um dos cinco aspiradores possui uma capa feita de plástico encontrado em diferentes locais, como os oceanos Pacífico e Índico e os mares do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Báltico.
A capa é aplicada sobre a estrutura convencional de um aspirador de pó Electrolux Ultra One Green. Cada um deles demonstra como a poluição dos plásticos nos oceanos é um problema mundial. Os modelos são diversos para mostrar que o detalhamento do problema é diferente em cada região.
“Cada aspirador será único, dependendo do tipo de plástico que encontrarmos”, diz Cecília Nord, vice-presidente do departamento de sustentabilidade e assuntos ambientais da Electrolux. “Se estivermos na Suécia, o tipo de lixo que encontraremos terá vindo do Norte da Europa. Quando coletamos plástico na Thailândia, ele é completamente diferente”, completa ela.
Por exemplo, os plásticos coletados na praia de Bohuslän, no oeste da Suécia, consistem principalmente em embalagens de detergentes e amaciantes. O plástico, retirado da Suécia, não perdeu sua cor, assim como os que foram encontrados nos grandes oceanos. As partículas são grandes, possuem cores fortes e, muitas delas, estavam cobertas de óleo.




A companhia fez parcerias com organizações e voluntários para coletar o plástico, fazendo do projeto uma grande oportunidade para educar pessoas sobre o problema do plástico nos oceanos.A Electrolux reconhece que utiliza grandes quantidades de plástico em seus produtos, e que eles têm grande impacto ambiental. Fazer peças feitas de plástico coletado dos oceanos não é exatamente uma solução sustentável, mas isso ajuda a empresa a focar na redução do consumo do plástico e a incentivar os consumidores a reciclar.“Acreditamos que os valores de uma empresa são comprovados por meio de suas ações. O desenvolvimento de produtos, a sustentabilidade e a comunicação precisam ser integrados. O Vac From the Sea é um projeto de longo prazo que aborda um grande contexto estratégico por trás de nosso trabalho na ampliação do uso de material reciclado. A meta da Electrolux é a produção de aspiradores de pó exclusivamente com material reciclado. O Vac From the Sea nos oferece uma plataforma para ampliar a visibilidade sobre os problemas de gestão do planeta em relação aos plásticos, e como eles destroem os oceanos”, afirma Cecilia Nord, vice-presidente de Assuntos de Sustentabilidade e Ambientais da empresa premiada.

Confira o vídeo da campanha "Vac from the Sea" CLIQUE AQUI


Por: Equipe da Redação Ciclo Vivo
Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br