"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Educação Ambiental - Conheçam o livro "Ana Folha e a turma do Lixão"

Olá pessoal,
Sempre ressalto nas minhas postagens e artigos, inclusive no meu livro sobre Logística Reversa que um dos aspectos mais importantes para resolvermos a maioria dos problemas ambientais é, justamente, a educação ambiental.  Nossa geração, infelizmente, não teve tanto acesso a informações educativas com relação ao meio ambiente, e o reflexo todos nós estamos vendo: consumo exagerado, excesso de resíduos sólidos urbanos,  lixo nas ruas e nos rios e, consequentemente, degradação ambiental. 
Acredito que as próximas gerações é que, efetivamente, poderão sentir e viver as mudanças advindas de uma maior conscientização ambiental, por isso é extremamente importante educar ambientalmente nossas crianças, que serão os "adultos  do amanhã", para que estas mudanças ocorrma o mais rápido possível.
Esta semana conheci um blog maravilhoso dedicado a "Ecopedagogia", ou seja, educação ambiental para crianças, a autora do blog é a Luciana Ribeiro.
A Luciana é Pedagoga de Brasília/Formada pela Faculdade JK(Anhanguera de Águas Claras); Pós-graduada em Orientação e Gestão Educacional na IECO/Cursos de Extensão na Escola da Natureza e na UNB; e realiza trabalhos ecopedagógicos com o apoio da ONG Círculo de GIZ/UNB. 
Tudo no blog da Luciana Ribeiro é feito com muito carinho e dedicado às crianças, há uma série de coisas interessantes como: vídeos, cursos, dicas de livros e diversos artigos sobre temas ambientais relevantes, como por exemplo, o consumo consciente.
Além disso, Luciana lançou recentemente, pela editora LER em parceria com a Escola da Natureza de Brasília e a Ong Círculo de GIZ/UnB,   o livro "ANA FOLHA E TURMA DO LIXÃO: VAMOS PRESERVAR NOSSAS FLORESTAS" (foto acima), em homenagem ao Ano Internacional das Florestas/2011.
O livro é voltado para o público infantil, e aborda a temática ambiental de uma forma muito leve e divertida, perfeita para conscientizar nossas crianças.
Indico o livro da Luciana Ribeiro para quem deseja fazer a diferença para um planeta mais sustentável, educando hoje os pequeninos para que possamos ter adultos mais conscientes no futuro.

CONHEÇA O BLOG Ecopedagogia   (clique na imagem)
  

PARA ADQUIRIR O LIVRO "ANA FOLHA E TURMA DO  LIXÃO" CLIQUE AQUI

Por: Patrícia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

Um comentário:

Livros - Submarino.com.br