"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

OS R´S do consumo sustentável aumentaram - por Érica Sena - Pensar Eco, é Lógico!

Olá pessoal, 
Li esse artigo no Blog Pensar eco, é lógico!  da  amiga Érica Sena, e não pude deixar de publicar aqui no blog para compartilhar com vocês, principalmente quando li sobre o "8R".  O artigo define de uma forma simples e direta, a mudança de atitude que devemos ter quando incluímos em nossa vida atitudes mais sustentáveis. Confiram:


No começo eram 3 R´s, depois passaram para 5 e agora já estão em 8, segundo a AKATU e complementado por mim. 

1R- REFLITA/ REPENSE/ REAVALIE escolha produtos menos impactantes ao meio ambiente e a saúde, que não utilizem de trabalho escravo e infantil, e não esteja ligado às práticas de violência e corrupção.
2R-RECUSE e REDUZA: compre o necessário, evite desperdício de água, luz, produtos, embalagens e serviços. 
3R- REUTILIZE/REAPROVEITE/RENOVE: use da sua criatividade para renovar roupas e móveis antigos ou doe para alguém. Através do artesanato crie novas funções para embalagens e outros materiais.
4R- RECICLE: umas das soluções para o problema do lixo, onde o material vira matéria- prima novamente para fabricação de novos produtos. Sua realização só e possível se houver uma participação efetiva da população, do comércio e da indústria em fazer a coleta seletiva.
5R- RESPEITE a si mesmo e a todos os seres humanos, como também a todos os seres do meio ambiente. Somos integrantes do ecossistema e devemos ter relação harmoniosa com todos os elos dele
6R- REPARE os erros, as suas atitudes, pedindo desculpas e desculpando os outros. Conserte os objetos quebrados!
7R- RESPONSABILIZE-SE pelos seus atos, pois todos eles causarão um impacto bom ou ruim. Como também responsabilize-se em cuidar do local onde vive e em lutar pela qualidade de vida e sustentabilidade.
8R- REPASSE/REENVIE/RETUITE todas as informações importante recebidas, assim estaremos sensibilizando mais pessoas a mudarem de hábitos, de saírem à luta e de se tornarem educadores ambientais.
Eu acrescentaria: RECRIE um mundo harmonioso; REIVENTE uma vida harmoniosa; RENASÇA para esse novo momento; REJEITE todas as formas de agressão e de coação, REINTEGRE-SE ao planeta, nossa casa e REVALORIZE-SE!

Por: Erica Sena- bióloga, gestora ambiental e educadora, autora e editora do Blog Pensar eco, é lógico!

Fonte: Blog Pensar eco, é lógico! - Visitem!

2 comentários:

  1. Oi Patricia,
    vim agradecer sua amizade e gentileza com o meu trabalho.
    Obrigada...
    estou as ordens,
    bjs
    Érica Sena -Pensar Eco

    ResponderExcluir
  2. Olá Érica!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Eu é que fico muito feliz com sua amizade!beijos

    ResponderExcluir