"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 28 de agosto de 2011

Sistema de logística reversa específico para metais contará com investimento inicial de dois milhões de reais e funcionará a partir de junho deste ano

A reciclagem de metais vai ganhar um sistema próprio de logística reversa. O Sindicato Nacional da Indústria da Estamparia de Metais - SINIEM, em parceria com a Associação Brasileira de Embalagem de Aço - ABEAÇO, anuncia a construção de um centro-modelo com aproximadamente 10.000 m², com término previsto para o final deste ano, que vai reciclar embalagens de aço pós-consumo para contribuir com o meio ambiente e com a economia nacional. O centro faz parte do projeto que receberá latas e tampas de aço da indústria, do varejo, de cooperativas, de catadores, do consumidor final etc., facilitando o descarte. Como o metal é totalmente recuperado, a matéria-prima será encaminhada para as indústrias siderúrgicas, que a reutilizarão para diferentes fins.
“A embalagem metálica não gera resíduo, e, sim, insumos. Os metais, sejam aço ou alumínio, são 100% recicláveis e retornam à condição de matéria-prima com alto valor comercial. O setor de metal já possui no Brasil a experiência bem-sucedida de coleta espontânea: em bebidas, as latas de alumínio registram aqui o seu recorde mundial de reciclagem, com 98%, enquanto as latas de aço para bebidas registram o índice de reciclagem de 82%, também recorde mundial. Com o novo sistema, haverá aumento na reciclagem das demais latas de aço utilizadas para derivados de tomate, conservas alimentícias, tintas e produtos químicos”, afirma o presidente do SINIEM, Antonio Carlos Teixeira Álvares.
O centro-modelo será construído na periferia da Grande São Paulo, onde está situado o maior número de cooperativas de reciclagem e de catadores. “O início do projeto ocorre na cidade de São Paulo por concentrar o maior mercado consumidor do Brasil”, diz Thais Fagury, gerente-executiva da ABEAÇO, entidade que coordenará o novo centro. O investimento inicial do projeto está estimado em dois milhões de reais. O custo será dividido entre fabricantes de embalagens de aço, siderúrgicas e envasadores interessados em participar da iniciativa. A proposta é replicar o centro para todas as regiões da capital paulista até o fim de 2011.
Segundo a executiva, o projeto representa uma maneira de formalizar e incentivar a reciclagem dos metais, além de educar e conscientizar a sociedade em relação à coleta espontânea. “Hoje, são reciclados no Brasil aproximadamente 47% das embalagens de aço. A projeção é aumentar esse percentual para 70% dentro de cinco anos, com a construção de novos centros”, completa Thais.
Além de ser um facilitador, o novo centro de logística reversa deve estimular o mercado siderúrgico, pois o reaproveitamento do aço é importante na redução de custos das empresas. O projeto permitirá o registro de dados reais e auditados da reciclagem das latas de aço. As cooperativas interessadas em participar receberão o selo do projeto por realizarem a coleta das latas de aço.
Sobre a ABEAÇO
A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade sem fins lucrativos investe e apóia em iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidades sociais, para aproximar os interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções e produtos, no Brasil e no exterior. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.
Estes e outros assuntos serão tratados no evento Sustain Total Brasil 2011

Por:  Press à porter - assessoria de imprensa Abeaço
Disponível em: SUSTAIN TOTAL 2011 

Faltam somente alguns dias para o evento.
Inscreva-se!
Sustain Total - Brazil Waste Summit 2011
5 a 7 de outubro de 2011
ExpoTrade - Curitiba - PR
www.sustaintotal.com.br
Twitter: @SustainTotal
Facebook: SustainTotal Brasil

Inscrições: CLIQUE AQUI 




7 comentários:

  1. Olá professora, gostaria de saber um pouco mais sobre a logistica reversa mais com enfase na latinha de alumínio, teria como a senhora estar postando algo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Como não poderei postar nada esta semana ainda, vou te informar alguns links que podem te auxiliar para coletar mais informações a respeito de latinhas de alumínio, ok?
    http://www.cempre.org.br/ft_latas.php
    http://www.abal.org.br/
    http://www.abralatas.org.br/
    Nestes sites você pode obter muitas informações atuais, confiáveis e úteis. Abçs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professora.
    Todos os links foram muito úteis.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Patrícia,

    Será que a senhora poderia me ajudar em encontrar materiais sobre o conceito sobre sustentabilidade?

    Grato.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tynho,
    Acesse este site: http://www.excelenciaemgestao.org/pt/edicoes-anteriores.aspx
    Clique em "anais" (contém todos os artigos publicados no evento) para cada ano de evento haverão anais diferentes, lá você poderá pesquisar por assunto, há vários sobre este tema.
    Também verifique este site:
    http://scholar.google.com.br/scholar?q=sustentabilidade&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar&lr=

    Att,

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado Patrícia, ambos os sites foram muito úteis!

    Att,
    Tynho.

    ResponderExcluir
  7. Olá professora Patrícia, tudo bem? estou postanto essa mensagem para lhe parabeniza-la pela autoria do livro. Material muito bom, inclusive está me servindo de base para minha monografia. A propósito, logo mais a senhora pode me exclarecer algumas dúvidas pertinentes ao assunto?
    Um abraço!
    Evaldo

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br