"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Logística reversa de resíduos de bitucas de cigarro - Programa BITUCA ZERO

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês mais uma iniciativa muito legal, para resolver o problema dos resíduos descartados indevidamente no meio ambiente. O Programa Bituca Zero, foca em resíduos que muitas vezes não nos preocupamos muito: as bitucas de cigarro. Muitos de nós pode até pensar que este é um resíduo que causa pouco impacto, no entanto, quando consideramos a quantidade descartada, a toxicidade e a facilidade de descarte incorreto, o impacto é enorme, assim os municípios acabam gastando mais recursos com limpeza pública e o nosso bolso e meio ambiente sofrem. Imaginem o quão é desagradável quando você está tomando um banho de mar, nas suas tão desejadas férias e percebe que a praia está tomada por bitucas de cigarro... além do impacto ambiental há o impacto visual!
Além disso, há ainda um impacto ainda pior, foi comprovado em um estudo científico que os filtros de cigarro descartados no mar/rios podem matar os peixes, tendo em vista a toxicidade do resíduo. Esses filtros são compostos de material sintético o qual demora anos para se decompor no meio ambiente, ou seja,  a bituca de cigarro descartada na calçada ou na rua, quando chove vai para os bueiros, e consequentemente, para os rios e mares.
O Projeto Bituca Zero procura resolver este tipo de problema e foi criado na tentativa de minimizar os efeitos das legislações contra o tabaco, o projeto é um programa com foco educacional e na gestão ambiental. A empresa Ecocity Soluções Ambientais de Curitiba, foi escolhida pelo ESCRITÓRIO VERDE, projeto da UTFPR/UNESCO, para agregar ainda mais valor as ações da entidade. A Ecocity Brasil está trabalhando para implantá-lo no maior número de empresas, órgãos públicos e comércios. 
O resíduo, após tratado é reutilizado em ações ambientais de hidrossemeadura de áreas degradadas e passivos ambientais. É um trabalho, 100% Paranaense que utiliza uma tecnologia única, o primeiro coletor de bitucas no mundo, fabricado á partir de matérias primas recicladas. O ECOCOLETOR, é um projeto desenvolvido pela Ecocity, em parceria com uma industria de São Paulo.
Conheça o projeto e divulgue aos seus contatos!


2 comentários:

  1. OI
    Patricia, quero parabenizar a senhora por esse trabalho, esse blog tem sido referência sobre o tema "LOGÍSTICA REVERSA" sempre que alguém fala sobre logística reversa eu já lembro da senhora ou melhor do blog e indico como fonte de pesquisa, agradeço também pelo material que a senhora me enviou para auxilio no meu TCS, ainda não tive a chance de ler o seu livro mais estou na expectativa sei que com certeza esta muito bom.
    "Inté" mais e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá André!
    Obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz em saber que estou auxiliando de alguma forma, nem sempre recebo feedbacks como o seu! O blog foi criado para pessoas como você que necessitam de suporte em logística reversa, como tenho artigos e pesquisas publicadas na área, recebia muitos e-mails de pessoas solicitando materiais e querendo esclarecer algumas dúvidas, então pensei... Por que não criar um lugar onde todos possam encontrar o que necessitam?! Então surgiu o blog, para compartilharmos nossas experiências e aprendermos mais um pouco. Conto com sua participação e desejo sucesso em suas pesquisas!
    Se tiver dúvidas e necessitar de algo, poste aqui e logo responderei, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br