"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 30 de julho de 2011

Produtos fabricados a partir de PET reciclada

Podemos abordar as inúmeras aplicações para o PET reciclado: O PET após passar pelo processo de reciclagem, se torna um produto de largo uso na indústria que opera com produtos reciclados. O PET é transformado em pequenos grãos que podem dar origem a vários produtos, vários exemplos são dados neste artigo.
Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas estamos continuamente usando um produto que tem origem no PET. Em nossa casa, por exemplo: As roupas e os cabides são feitos do PET para o seu conforto, cobertas como edredons, travesseiros, mantas, tapetes e carpetes, bichinhos de pelúcia são produzidos a partir do PET Reciclado. 
A maioria das embalagens de produtos de limpeza, vasos de jardins usam o PET que mantém a terra no lugar através de uma manta feita do PET Reciclado. É possível fazer cordas do varal e as vassouras com o PET reciclado. Nos escritórios e salas de aulas temos; Réguas, relógios, porta lápis e canetas e materiais de uso diário e constante. Na construção Civil; As caixas d’água, tubos e conexões, torneiras, piscinas, telhas, tudo feito do PET Reciclado. Podemos criar o mármore sintético, com PET Reciclado, que é usado para produção de bancadas e pias.
Na pintura e acabamentos: Temos as tintas e vernizes que usam PET Reciclado na sua fabricação.  
Na Indústria Automobilística que inclui Automóvel e Caminhões, os carros nacionais têm seus revestimentos de carpete produzidos com 100% de PET reciclado. Elementos termo-acústico aumentam o conforto ao dirigir. Forração do teto, tampas de bagageiro. Incluem-se os pára-choques, partes da cabine e elementos aerodinâmicos, que ajudam a reduzir o consumo de combustível. Na sinalização de transito o PET é usado na viária, internas e externas, placas indicativas de direção, luminosos, sinalização horizontal. Displays e indicadores.
Sabe aquele banco de ônibus que você vai confortavelmente sentado ou nos trens e metrô são feitos de PET Reciclado. Toda a carenagem interna do metrô também. No esporte: Bolas, chuteiras, bancos dos estádios. O uniforme dos jogadores, as redes do gol. O gramado tem sistemas para drenagem da água da chuva que usa uma manta 100% PET reciclado.  As fitas de arquear de PET são mais resistentes que as equivalentes de metal, com a vantagem de não enferrujar e não colocar em risco o trabalhador que manipula um fardo ou qualquer outro artigo que necessite desse tipo de artigo de segurança. As cordas de PET amarram cargas nos caminhões e mantém navios atracados no cais.
E por ultimo na indústria da comunicação: sabe aquele belo celular que você não larga de jeito nenhum, pois é também  feito de PET Reciclado, e você pode espalhar por ai que o PET tomou conta do mundo moderno graças à tecnologia da reciclagem. Tanta utilidade para o PET só tem um objetivo a reciclagem para evitar que o PET se espalhe pelo planeta causando danos irreparáveis ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário