No início deste mês visitei a XII Fenearte, aqui em Recife-PE, para quem não conhece, ela é considerada a maior feira de artesanato da América Latina, reúne centenas de artesãos do Brasil inteiro e também de outros países que expõem um pouquinho da sua cultura. Já é o segundo ano que participo, pois sou apaixonada por artesanato, e fiquei encantada quando descobri que no piso superior, em um lugar calmo e até mesmo meio escondido da feira, havia uma exposição de trabalhos feitos com materiais recicláveis, isto mesmo, com "lixo". Compartilharei algumas fotos com vocês para que tenham idéia de como o lixo pode virar arte.
É claro que existiam muitos outros trabalhos que mereciam também estar aqui no blog, mas resolvi colocar aqueles que gostei mais, dêem uma olhadinha como a criatividade pode também auxiliar a resolver o problema dos resíduos.
Foram expostos e comercializados 50 trabalhos produzidos com materiais que iriam para o lixo mas que ganharam um novo formato nas mãos de artesãos e artistas plásticos. O coordenador geral da Fenearte, Roberto Lessa afirma que “A mostra é uma forma de reconhecimento e confirma o caráter sustentável do evento que, dentro do conceito Lixo Zero, recolherá todo o material reciclável gerado pelos visitantes e expositores durante a feira, separará e doará às cooperativas de catadores”.
Os trabalhos expostos na Galeria dos Reciclados puderam ser votados pelos visitantes e concorreram a um prêmio de R$2.000,00, o trabalho vencedor, com 891 votos, foi “O avanço da tecnologia e da devastação” de J. Azevedo (a sexta foto acima).
Durante a feira somente entre a quinta-feira (30/06) e o domingo (03/07) cerca de duas toneladas de lixo já foram recolhidas na Fenearte e já seguiram para a Cooperativa de Catadores Profissionais do Recife (Pró-Recife). Depois de dez dias passaram pela feira 40 mil pessoas. Imaginem quanto lixo foi gerado e reaproveitado. Desde 2007, esse é o destino do lixo produzido pela feira. Lá ele é comercializado para indústrias recicladoras. Além disso, todo óleo de cozinha utilizado na Praça de Alimentação também será reaproveitado.
Conheça mais sobre a Feira assistindo ao vídeo de divulgação CLIQUE AQUI
Por: Patricia Guarnieri - Blog Logística Reversa e Sustentabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário