"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pesquisa da Ipsos em parceria com a Fecomércio - RJ revela que os consumidores brasileiros estão menos preocupados com a questão ambiental

Contrariando o senso comum, levantamento mostra maior comprometimento entre idosos do que entre jovens; mulheres são mais preocupadas com o meio ambiente que os homens.
Pesquisa realizada pela Ipsos em parceria com a Fecomercio-RJ revela que o brasileiro está menos preocupado com a questão ambiental quando vai às compras. A parcela de consumidores que leva em conta itens relacionados com preservação do meio ambiente no ato de consumo caiu de 65%, em 2007, para 57%, em 2011. Porém ao mesmo tempo em que 57% dos brasileiros afirmam que seus hábitos levam em consideração a preservação do meio ambiente, apenas 30% dizem verificar se um produto é ecologicamente correto.
O levantamento, realizado em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas do país, também contraria a percepção de que os jovens são mais engajados: o que o levantamento revelou é que são os idosos que estão mais cuidadosos com o planeta. E as mulheres são mais cuidadosas que os homens. Confira alguns dados da pesquisa:
  • Em 2007, quando a pesquisa começou a ser realizada, 27% dos entrevistados verificavam se os produtos adquiridos eram geneticamente modificados ou transgênicos. Em 2011, esse número caiu para 20%.
  • Em 2007, 76% dos consumidores verificavam os armários e a geladeira antes de fazer compras, mas em 2011 esse percentual caiu para 72%, o que indica menor preocupação com desperdício.
  • 25% dos entrevistados não verificam a data de validade do produto comprado, acima dos 22% apurados pela pesquisa de 2007.
  • Antes, 78% dos entrevistados checavam se a embalagem do produto estava danificada. Hoje, esse percentual é de 72%.
  • 91% dos brasileiros de terceira idade fecham a torneira ao escovar os dentes. Apenas 81% dos jovens cultivam este hábito.
  • A prática de separar o lixo para reciclagem também é maior na terceira idade (54%) do que entre os jovens (37%).
  • A terceira idade ainda se revela mais preocupada mais com a renovação da vegetação: 41% dos idosos revelaram plantar árvores ou cuidar de jardins. Entre os jovens, 31% se ocupam desta forma.
  • As mulheres mantêm hábitos mais ecológicos: 90% apagam a luz ao deixar um recinto, enquanto 86% dos homens lembram de “apertar o botão”.
  • Ao escovar os dentes, 88% das mulheres fecham a torneira, contra 84% dos homens.
  • 39% dos brasileiros das classes A e B afirmam consumir produtos com menor impacto ambiental, contra 25% e 19% das C e DE, respectivamente.
Por: Silvia Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário