"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 8 de maio de 2011

Logística Reversa no setor Têxtil - Novo jeans fabricado com PET e retalhos reciclados usa menos água

A fabricante de tecidos reciclados Denovo está lançou um jeans feito de PET e retalhos descartados por confecções reciclados que dispensam sistemas de tingimento e lavagem e economizam água.
"Nosso jeans contêm 27% de PET e 73% de jeans desfibrado", disse Ric Viana, consultor de marketing da empresa. "O PET garante estrutura ao fio, que já foi lavado [pela confecção] e por isso não é mais engomado".
A técnica, além de reaproveitar retalhos de tecidos que seriam jogados fora, economiza água e energia, pois os tecidos já vem coloridos para a Denovo, guardando a sua coloração original.
A Denovo compra retalhos de jeans dispensados por confecções, desfibra esses retalhos e realiza uma nova tecelagem que une os fios oriundos dos retalhos com fios originados da reciclagem de PET.
Quando retorna pela segunda vez às confecções, o tecido também economiza água, já que dispensa a lavagem, por ter perdido a sua goma na lavagem realizada pela primeira confecção pela qual passou.
Com menos de dois anos de existência, a empresa, que desenvolveu o processo para a fabricação de tecidos para decoração, passou a receber pedidos de alguns estilistas e assim aprimorou o seu sistema de acabamento e amaciamento orgânico para adaptar a sua produção a esse novo mercado.
"Acredito que os estilistas ficarão muito interessados nesse jeans, que tem um padrão de encolhimento muito pequeno, próximo a zero, decorrente do fato de não ser uma fibra virgem, o que é uma característica de todos os nossos produtos".
A Denovo é o mais recente braço de atuação da Etex, empresa que a mais de 30 anos atua no segmento têxtil. O lançamento do jeans ocorrerá na Première Brasil, feira do segmento têxtil, que acontecerá em 21 e 22 de julho, em São Paulo. O processo de fabricação realizado pela empresa já é usado para malhas e tecidos destinados à decoração e agora foi adaptado ao jeans.

Por: Fernanda Dalla Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br