"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Delegação da China visitam Cooperativas de reciclagem de resíduos no Brasil

Nos últimos anos, o Cempre tem divulgado junto a diversos países em desenvolvimento o modelo de gestão de resíduos sólidos baseado no apoio à formação e profissionalização das cooperativas de catadores. Dessa maneira, é possível unir benefícios ambientais, sociais e econômicos – conforme estabelece o tripé da sustentabilidade.
Para conhecer de perto esse trabalho, representantes de diversos países já estiveram na sede do Cempre, em São Paulo (SP), e visitaram cooperativas da capital. No final de 2010, mais uma delegação da China cumpriu essa agenda. Liderada pelo diretor responsável pela limpeza pública da cidade de Beijing, a equipe da prefeitura da capital chinesa veio aprender mais sobre o modelo brasileiro de coleta seletiva com inclusão de catadores para geração de emprego e renda.
“A China vem recebendo propostas de soluções para reciclagem desenvolvidas em países da Europa Ocidental como Alemanha, França e Portugal. No entanto, a realidade brasileira é mais próxima à chinesa e, por isso, o modelo desenvolvido aqui tende a ser mais eficaz por lá”, comenta André Vilhena, diretor do Cempre que recebeu a delegação. Vale destacar que os primeiros contatos do Cempre com a China foram feitos em 2004 e, desde então, o modelo brasileiro vem sendo trabalhado naquele país com apoio direto do Cempre.
A expansão da coleta seletiva com base social tem se intensificado. Hoje, o sistema incentivado pelo Cempre já pode ser encontrado em países como Colômbia, Uruguai, México e Tailândia. A presença da delegação chinesa no Brasil mereceu inclusive cobertura do jornal “O Estado de S. Paulo” que destacou sua visita à Coopamare – cooperativa que existe desde 1989 e vem se consolidando como um exemplo de sucesso no setor.

Fonte: CEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br