À frente desse esforço internacional, como líder do grupo de trabalho da ISO 26000, estava o brasileiro Jorge Cajazeira, reconhecido especialista no tema e executivo da Suzano Papel e Celulose. "Depois de muitas discussões, chegamos ao consenso de que responsabilidade social é o meio para se atingir a sustentabilidade. Isso inclui ter uma relação ética com os diferentes públicos, os stakeholders, e práticas que atendam e ultrapassem as determinações legais no sentido de se respeitar os direitos humanos, garantir diversidade, segurança, saúde e confiança nas relações de trabalho, lidar de modo transparente com a imprensa e transmitir informações com precisão", detalha Cajazeira.
No dia 8 de dezembro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a versão em português da norma que não tem caráter de certificação, mas sim de guia de gestão. "Seguramente, a ISO 26000 será a grande norteadora do comércio internacional, garantindo uma linguagem comum em termos de responsabilidade social com vistas ao desenvolvimento sustentável", destaca Cajazeira.
Para saber mais: www.iso.org/iso/social_responsibility www.abnt.org.br
Fonte: CEMPRE
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