"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 27 de março de 2011

Cargill inicia programa de coleta e reciclagem de óleo com 140 pontos de coleta em SP

No final do ano passado, a Cargill iniciou o programa "Ação Renove o Meio Ambiente" que visa impulsionar a reciclagem de óleo de cozinha pós-consumo para produção de biodiesel. Liderada pela marca Liza, a iniciativa conta com o apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), do Carrefour e de parceiros especializados na coleta de óleo como Bioauto, ONG Trevo e Biodiesel Brasil.
Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil produz anualmente 3 bilhões de litros de óleo vegetal comestível. De acordo com a Sabesp, cada litro de óleo despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. "A marca Liza busca contribuir de forma efetiva na preservação ambiental com ações de sustentabilidade ligadas a sua cadeia produtiva que vão ao encontro da conscientização socioambiental do consumidor e da estratégia de atuação e inovação da companhia", explica Marcelo Martins, presidente da Cargill no Brasil.
São Paulo foi o estado escolhido para o lançamento do programa em função do volume de óleo consumido e da logística de coleta e processamento. A parceria com a Sabesp vai ampliar a atuação do Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (Prol), realizado desde 2007 pela companhia de saneamento básico. Serão disponibilizados cerca de 60 displays em suas agências de atendimento comercial. Está prevista também a instalação de pontos de coleta em locais como escolas, condomínios e shopping centers. A ONG Trevo se responsabilizará pela logística reversa de recolhimento e destinação às usinas de biodiesel, além de ações de educação ambiental em conjunto com a Sabesp e a Cargill.
Outro parceiro da iniciativa é o Carrefour que já destina para reciclagem o óleo de cozinha usado pelos restaurantes de suas lojas. A coleta na rede está a cargo da USP, através da Biodiesel Brasil e da Bioauto, responsáveis pelo pré-tratamento e direcionamento às empresas produtoras de biodiesel. O combustível é posteriormente enviado aos geradores das lojas e aos maquinários agrícolas de fornecedores do Programa Garantia de Origem Carrefour. O apoio da rede de varejo possibilitou a instalação de 86 pontos de coleta em suas lojas em todo o estado.
A Cargill já está mapeando empresas especializadas na coleta e processamento de óleo a fim de expandir o projeto para outros estados. "A intenção é ampliar o alcance e as parcerias, de forma a ter pontos de coleta onde o consumidor de Liza esteja presente", destaca Márcio Barela, analista de sustentabilidade para os produtos de consumo da Cargill, responsável pelo programa.

Fonte: CEMPRE
Para saber mais acesse: www.cargill.com.br / www.liza.com.br/sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br