"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Reciclagem de Celulose e logística reversa terceirizada

Já postei aqui no blog que para muitas empresas não é viável realizar a própria logística reversa, pois não é o foco do seu negócio, neste caso a solução mais adequada é terceirizar esta função a outra empresa especializada nesta atividade e que pode dar o destino adequado aos resíduos gerados.
É o caso da empresa  RECIMASTER, que  trabalha com o comércio e transporte de resíduos, e que recentemente firmou uma parceria com a CELULOSE RECICLADA única empresa no Brasil a reciclar o papel liner/ou parafinado/siliconado (papel resultante de etiquetas ou rótulos auto adesivos).
A RECIMASTER faz a logística deste material no RS, SC e PR(coleta, segregação, prensagem, armazenagem e transporte) pois a CELULOSE RECICLADA está situada em Recife/PE. Após o envio deste material para a reciclagem, a empresa geradora do papel recebe um certificado de destinação final, direto da CELULOSE RECICLADA para a empresa geradora.
A empresa já possui clientes em Santa Catarina e Paraná que enviam o papel liner para reciclagem, em breve montarão um ponto de coleta no Paraná onde faremos o mesmo trabalho de logística que é feito no RS.
O trabalho da RECIMASTER começou através da empresa BRAZICOLOR Industria gráfica de Caxias do Sul, a qual precisava descartar os seus resíduos sólidos, mas não se conformava em mandar o papel parafinado para incineradoras no Paraná, tanto pelo alto custo de disposição como pela parte ambiental, foi a BRAZICOLOR que descobriu a CELULOSE, mas esse não é o negocio da BRAZICOLOR, eles vendem rótulos auto adesivos e não trabalham com resíduos, por isso eles passaram a idéia para a RECIMASTER.
Hoje a BRAZICOLOR está fazendo a logística reversa deste papel parafinado, antes era um problema para seus clientes pois eles teriam um custo para dar a destinação e hoje a Brazicolor recolhe o papel sem custo nenhum para seus clientes, ela é a única gráfica no RS que faz isso com seus clientes.
A RECIMASTER possui todas as licenças para transporte de resíduos perigosos classe I nos estados de PR, RS, SC, ... e a licença ambiental para comércio de resíduos classe II.
Para saber mais sobre a RECIMASTER você pode visitar o site: www.recimaster.com.br
Para saber mais sobre a CELULOSE RECICLADA você pode visitar o site: www.celulosereciclada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br