"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 11 de setembro de 2010

Projeto de Logística Reversa do Grupo Pão de Açúcar

"O Grupo Pão de Açúcar dá mais um passo na direção da sustentabilidade e lança o projeto de Logística Reversa Taeq, em que passa a gerenciar o ciclo de vida das embalagens entregues nas Estações de Reciclagem e nos Caixas Verdes localizados nas lojas do Grupo e que serão utilizadas pela marca exclusiva Taeq.
A ação, pioneira no varejo brasileiro, permite que as embalagens descartadas nos postos de coleta da rede, possam ser recicladas e retornem aos super e hipermercados da empresa em cartuchos que embalam os produtos de sua marca exclusiva. A primeira etapa do projeto contempla as embalagens cartonadas, onde Taeq já utiliza parte do insumo proveniente de aparas de papel - 50% de material de embalagens recicláveis e 50% de resíduo industrial - nas linhas de chás orgânicos, cama, mesa e banho, sabonete em barra, barrinhas de cereal orgânicas e uva-passa. Para 2010 a ação deve se estender a outros materiais como plástico, aço, alumínio e vidro e outras linhas de produtos.
O processo obedece a um ciclo sustentável, o qual começa e termina nas lojas do Grupo Pão de Açúcar e tem total aderência à proposta da marca. Com o seu programa de logística reversa, o Grupo Pão de Açúcar passa a monitorar a cadeia produtiva das embalagens Taeq: da coleta de materiais, separação e produção de papel cartão, passando pela gráfica que imprime os cartuchos e o fornecedor que os utiliza na etapa final da manufatura, fechando o ciclo da produção: da arrecadação dos insumos até a fase final, a da embalagem dos produtos e chegando até o consumidor final e o descarte dos resíduos recicláveis.
A empresa responsável pela transformação do papel reciclado para o Grupo Pão de Açúcar é a Papirus. Essa indústria compra o material reciclável da cooperativa Vira-Lata, que realiza a coleta dos resíduos nas lojas do Grupo e segrega esse material permitindo que seja identificado para utilização na etapa seguinte: a de produção. Nesta fase, as aparas são transformadas em papel (Vita Carta GPA), que será comprado pela indústria gráfica para a produção dos cartuchos que irão embalar os produtos Taeq.
Além disso, o Grupo Pão de Açúcar conta com o maior programa privado de reciclagem do País, e é considerado pioneiro em ações de sustentabilidade no varejo. Iniciado na rede Pão de Açúcar em 2001, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever recebem, mensalmente, mais de 500 toneladas de resíduos que são entregues a cooperativas de reciclagem. A ação já arrecadou, desde seu lançamento, 30 mil toneladas de resíduos, 50% desse total em papel, 22% em plástico, 22% em vidro, além de metal, alumínio e óleo.
Localizadas nos estacionamentos das lojas, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs), onde os clientes contam com a ajuda dos “fiscais da natureza” - atendentes responsáveis pela organização, limpeza e orientação sobre o programa – que auxiliam na triagem do material que será enviado às Cooperativas de Reciclagem. Além do caráter ambiental da ação, oferecendo uma solução simples para a prática do consumo consciente, e de preservação do meio ambiente, o projeto também exerce um papel social, com a geração de emprego e renda aos cooperados.
O Grupo Pão de Açúcar lançou, em 2008, o seu programa de reciclagem pré-consumo: o “Caixa Verde”. Com esse programa, os clientes podem depositar as embalagens dos produtos adquiridos nas lojas antes mesmo de levá-los para casa. Localizada na saída dos caixas de pagamento, os clientes podem descartar embalagens de papelão, sacos plásticos e outros resíduos recicláveis. Exemplificando: ao invés de levar a pasta de dentes e sua respectiva caixinha, o cliente descarta a embalagem para reciclagem no ato da compra e leva só o produto. As doações são voluntárias e a ação conta com a parceria da Universidade Positivo (PR).
Sobre TAEQ - Do neologismo entre as palavras orientais ‘Tao’ (equilíbrio) + ‘Eki’ (anergia vital), a marca TAEQ foi lançada em setembro de 2006 pelo Grupo Pão de Açúcar. Transversal a todas as redes da empresa - Extra, Pão de Açúcar, Sendas, CompreBem, ABC CompreBem - Taeq conta com uma linha de produtos dividida em cinco pilares: Nutrição, Orgânico, Esporte, Casa e Beleza., com uma linha que envolve mais de 1.500 itens. Além dos produtos, a marca avançou na criação de espaços exclusivos de venda do produto e já conta com treze lojas exclusivas distribuídas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. Informações pelo SAC: 0800 15 21 34 ou pelo site www.taeq.com.br"

Fonte: www.paodeacucar.com.br/ Blog 2020 Sustentável

Um comentário:

  1. Está empresa é modelo não só de gestão mas também de responsabilidade social. Belo exemplo. Além disso, ela é pioneira nas ações de Tecnologia da Informação aplicada à Logística, pois tem uma loja modelo com a aplicação de RFID.
    Equipe Infologis

    ResponderExcluir