"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 26 de setembro de 2010

Reciclagem: Compromissos e benefícios

As discussões sobre questões ambientais, inseridas no amplo conceito "Desenvolvimento Sustentável', ganham intensidade neste final de século, refletindo uma tendência irreversível para o próximo milênio.
Diversos setores da sociedade passam a contribuir multidisciplinarmente com propostas que tendem a se fundir, fazendo emergir novas posturas que envolvem vários segmentos agrupados, ao invés de iniciativas pulverizadas e perecíveis do passado.
A reciclagem é mola propulsora deste processo, pois o conceito abrange diversos aspectos técnicos, econômicos e sociais da relacão Homem/ Meio Ambiente. Entender a Importância da reciclagem é o primeiro passo, mas saber pratic;a-la é o desafio maior. Ao contrário do que muitos imaginam, a relação custo/benefício de um projeto de reciclagem bem gerenciado pode apresentar resultados positivos surpreendentes Já é possivel enumerar alguns casos pelo Brasil.
A indústria passa a exercer importante papel nesse contexto, reforçando seu compromisso com a qualidade de vida de várias formas:
-atuando como interlocutor entre diversos setores da sociedade, tais como ONG's, governo, entre outros;
propondo alternativas concretas de tratamento e redução da geracão de residuos, através do desenvolvimento tecnológico e da organização da produção;
-desenvolvendo e utilizando tecnoiogias de reciclagem, quando possível; executando projetos em parcerias com universidades, centros de pesquisa, comunidades locais e governos.
Desta forma, o setor industrial pode contribuir decisivamente com propostas concretas e palpáveis, uma vez que pode exercer suas qualidades peculiares tais como agilidade, organizacão e base técnica/científca. A "indústria moderna" participa ativamente de diálogos inteligentes com todos os setores da sociedade.
Uma política empresarial de gestão ambiental deve buscar bensfícios internos e externos. Do ponto de vista intemo, já é possíve; computar os beneficios econômicos diretos em diversas empresas que adotam sistemas de gestão ambiental, incluida a reciclagem As vantagens se relacionam com economia de energia e matéria-prima, melhorias na saúde e comportamento do trabalhador Externamente, os benefícios associam-se à imagem que cada empresa constrói perante um importante parceiro: o consumídor. Este, cada vez mais consciente e exigente com os aspectos sócio-ambientais (ainda que não na intensidade desejada), passa a optar por produtos que tenham implícitos em seu processo produtivo e na etapa pós-consumo, esforços para torná-lo cada vez mais "ecoamigável', a partir de uma avaliação positiva de seu ciclo de vida.
É neste momento que a reciclabilidade de um determinado produto ganha destaque, apesar de não devermos encarar a reciclagem como panacéia para as questões ambientais É preciso conhecer as limitações e trabalhar para, com o tempo, alcançá-las e ultrapassá-las Nunca é demais lembrar que educação é a base de tudo, e que os resultados dos investimentos em educação ambiental demoram a ser percebidos, sendo necessários tempo e perseverança.
O CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), entidade mantida 100% pelo setor empresarial e com 6 anos de atuação, muito se orqulha de exercer o papel de catalisador dos processos acima descritos, atuando de forma incessante na busca e tratamento de informações que possam contribuir para alavancar os índices de reciclagem em nosso país. O CEMPRE é parte integrante de um novo canal de comunicação que se abre, onde setores governamental, empresarial, ONG's, academia e outros representantes da sociedade organizada, trocam informações constantemente, sempre baseadas em fatos reais, conceitos técnicos bem fundamentados, indices ilustrativos e, principalmente, numa postura pró-ativa.

Por: André Vilhena
Fonte: http://www.cempre.org.br

2 comentários:

Livros - Submarino.com.br