"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nokia fatura o título do Dow Jones Sustainability Indexes que mede o grau de sustentabilidade e responsabilidade corporativa

Essa é a 2ª vez que a Nokia fatura o título do Dow Jones Sustainability Indexes, que mede o grau de sustentabilidade e responsabilidade corporativa das principais empresas mundiais [...]
Pelo segundo ano consecutivo, a finlandesa fabricante de aparelhos celulares Nokia é eleita a empresa do setor de tecnologia mais "verde" do mundo, de acordo com a 11ª edição do índice de sustentabilidade do Dow Jones (o Dow Jones Sustainability Indexe), que mede o grau de sustentabilidade e responsabilidade corporativa das principais empresas globais.
A escolha da Nokia foi resultado de um estudo do Dow Jones, que avaliou as práticas sustentáveis de 2,5 mil empresas e a forma como elas estão integradas aos negócios. O vice-presidente executivo da empresa, Timo Ihamuotila, disse, em comunicado à imprensa, que a vitória do título, pelo segundo ano consecutivo, representa o reconhecimento do compromisso contínuo e intenso que os funcionários da Nokia têm com as práticas empresariais sustentáveis.
"Para nós, a sustentabilidade não é uma tendência, mas a nossa maneira de fazer negócios. Continuamos comprometidos em olhar além de nossas próprias operações para aproveitar o poder da tecnologia móvel para as questões ambientais, sociais e econômicas", afirmou.
No Brasil, a operadora de celular tem feito seu papel, criando várias campanhas de conscientização e projetos voltados para a reciclagem de celulares e baterias. Recentemente, a empresa firmou uma parceria com o Pão de Açúcar, para reciclagem de celulares. Com o nome de "Alô Recicle", o programa dispõe de pontos de arrecadação do material (foto abaixo) em 41 lojas da rede de supermercados localizados no Estado de São Paulo e nas cidades de Salvador e Fortaleza.
Todos os materiais coletados são recolhidos pela Nokia do Brasil e encaminhados para um centro de triagem na cidade de São José dos Campos, interior paulista. De lá, seguem para o exterior, onde são transformados em novos produtos, como brinquedos e eletrônicos.


Fonte: Portal Exame/Infologis

2 comentários:

  1. Sou Mestranda em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília. Minha dissertação versa sobre análise custo beneficio de um sistema de logística reversa de resíduos de higiene bucal. Vcs indicariam alguma literatura como referencia bibliográfica dentro desse blog?
    Agradeço e aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Cintia. No menu do topo da página, há abas com indicação de materiais, livros, sites para baixar artigos, minhas publicações. Quanto ao seu tema específico, sou pesquisadora na área de logística reversa e desconheço materiais especificamente sobre resíduos de higiene bucal. Neste caso, se enquadram em resíduos de saúde. Atenciosamente,
    Profa. Patricia Guarnieri (Universidade de Brasília - FACE).

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br