"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Benefícios da implementação da logística reversa: financeiro/econômico, legal, ambiental e de imagem corporativa

Vocês com certeza conhecem a frase de Winston Churchill que diz: "Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade." E agora devem estar se perguntando: Mas Patrícia, o que isso tem a ver com Logística Reversa? E eu lhes respondo: TUDO! Principalmente neste momento em que estamos vivendo, no qual estamos sendo noticiados de constantes desastres naturais, aumento da quantidade do lixo, poluição, efeito estufa, Política Nacional de Resíduos Sólidos, e eu me pergunto: O ser humano é tão capaz de realizar grandes projetos, inventar um sem-fim de produtos e facilidades, por que não inventar algo para resolver o problema do lixo urbano e ao mesmo tempo atender as legislações ambientais existentes?
A questão é que já existem diversas soluções para estes problemas, basta entusiasmo e vontade para implementá-las e visão para perceber o retorno do investimento a longo prazo. Muitas pessoas me escrevem perguntando: Quais benefícios/vantagens minha empresa terá se implementar um processo de logística reversa?  Terei somente custos?
E eu respondo: Vários... Se a empresa implementar um processo de logística reversa adequadamente, visando um retorno de longo prazo, terá inúmeros benefícios, de ordem econômica e financeira,  legal, ambiental e de imagem corporativa, além de obter vantagem competitiva sustentável perante os concorrentes. E o que seria essa tal de vantagem competitiva sustentável? É aquela que somente se obtém com um planejamento a longo prazo, no qual são estudados todas as etapas do processo incluindo a sua revisão e realimentação, ou seja, é aquela que o concorrente não conseguirá simplesmente "copiar".
Destacarei aqui a explicação destes benefícios para que a idéia fique mais clara:
Benefício econômico e financeiro – É o retorno monetário que as empresas que implementam a LR obtém, como por exemplo, a economia e ganhos obtidos com o reaproveitamento de materiais, com a utilização de embalagens retornáveis, com a venda dos resíduos no mercado secundário, com a compra de matéria-prima reciclada no lugar de matéria-prima virgem, além disso, é possível reduzir custos com reclamações e processos de clientes e obter maiores níveis de venda devido a um melhor atendimento ao consumidor. Ainda devo citar as oportunidades de negócios geradas com os novos nichos de mercado, como o caso das empresas retroprocessadoras de resíduos e do desenvolvimento de tecnologias limpas que possibilitam a venda de patentes.
Posso citar o exemplo de uma empresa engarrafadora de refrigerantes do México, que obteve grandes economias através da implementação da LR. Estas economias ocorreram pela redução da produção de novos vasilhames através da coordenação mais eficiente entre promoções e os picos esperados no retorno dos vasilhames, além da redução na produção de garrafas plásticas não-retornáveis que foi conseqüência de um melhor controle destes vasilhames pela empresa.
Não posso deixar de citar também o caso da reciclagem das embalagens de alumínio, na qual o Brasil é um dos líderes mundiais, este aumento da reciclagem está reduzindo consideravelmente os volumes importados de matérias-primas e trazendo muitos resultados financeiros para as empresas que atuam neste segmento.
Benefício Legal - em função do aperfeiçoamento das legislações relacionadas ao meio ambiente, muitas empresas têm sofrido fiscalizações e têm sido forçadas a se adequar às normas ambientais, e os recursos investidos nesta área, além de retornos econômicos e ambientais, vêm impedindo que as empresas sofram penalidades, conseguindo obter desta forma, também um valor legal.
Neste caso vou citar um exemplo do meu Estado, no qual a A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná autuou em março/2010 diversos fabricantes de refrigerantes e bebidas não-alcoólicas em R$ 14 milhões – cada uma foi multada em R$ 1 milhão – pelo descumprimento da legislação ambiental no que se refere à destinação dos resíduos de embalagens que disponibilizam no mercado. As empresas multadas foram Alflash, Brasfrigo, Chocoleite, Ambev, Danone, Nestlé, Pepsi-Cola, Schincariol, Red Bull, Refrigerantes Pakera, SIG Combibloc, Coca-cola, Ultrapan, Yoki.
Benefício Ambiental: As empresas contribuem com a preservação do meio ambiente com a utilização da logística reversa, pois, ela busca solucionar o problema do descarte dos resíduos sólidos no meio ambiente, reduzindo a poluição e os desperdícios através da reciclagem, reutilização de materiais, recuperação de produtos e desenvolvimento de embalagens retornáveis.
Algumas empresas têm adotado posturas ambientalmente corretas, mesmo antes de serem sancionadas as legislações ambientais. Como exemplo gostaria de citar as empresas Natura e Boticário que já mantém uma relação responsável com o meio ambiente há um bom tempo, disponibilizando produtos com refis, embalagens feitas de material reciclável, sistema de coleta seletiva de resíduos e, o Banco Real no qual trabalhei e acompanhei as mudanças de postura. O Banco Real passou a utilizar a partir de 1998 em todas as suas comunicações o uso do papel reciclado; implementou a utilização de lixeiras para a separação do lixo; aboliu o uso de copos plásticos e cedeu a cada funcionário um caneco de louça no seu edifício sede em SP, o qual possuía 3000 funcionários.
Benefício de imagem corporativa - Diante dos ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos e da constante busca do desenvolvimento sustentável, possuir processos de logística reversa é ter um diferencial em relação à concorrência, de forma que através de uma postura ambiental correta a empresa consiga influenciar a relação com os clientes e a sociedade de forma positiva e também agregar valor à sua imagem corporativa, pois os clientes buscam empresas ambientalmente responsáveis no momento do consumo.
Neste aspecto ressalto a joint-venture Sony Ericsson e a empresa HP que possuem processos bem estruturados de Logística Reversa o que resultou em imagens corporativas diretamente ligadas à questão ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
Como podemos perceber no decorrer deste artigo, muitas empresas já estão obtendo benefícios com a implementação de práticas ambientalmente corretas, dentre elas a Logística Reversa, o que lhes possibilita obter a tal da "vantagem competitiva sustentável", tão desejada atualmente. O  que falta é uma maior conscientização, conhecimento e criatividade das empresas para descobrirem oportunidades em situações que anteriormente eram consideradas “problema”. As soluções estão aí, basta que as procuremos e utilizemos com sabedoria!

Por: Patrícia Guarnieri 30/08/2010

42 comentários:

  1. Oi Patricia, estou iniciando o meu TCC em Logística Reversa, e meu orientador gostaria que meu trabalho fosse voltado para toxidade.
    Vc tem algum material de logistica reversa em material toxico??
    Grata
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciana, tudo bem?
    Bom, resíduos eletroeletrônicos como pilhas, baterias, lâmpadas e outros componentes são considerados tóxicos, nestes casos eu possuo materiais, há ainda o caso de tintas, cerâmicas. No que você está pensando? caso queira estes materiais deixe seu e-mail e logo os enviarei ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Ola Patrícia,

    Eu fiz um MBA na Alemanha Em Sustentabilidade Empresarial o qual foi metade presencial e metade á distância, no momento já conclui ás aulas e falta fazer a tese. Entretanto estou com muita dificuldade em conseguir com que eles aprovem meu ''projeto de pesquisa" o qual eles chamam de "Expose". Tenho que ter o Expose aprovado para poder iniciar a tese.

    Eles querem que eu defina a pergunta principal que eu quero responder com a tese. A pergunta que eu sugeri foi:

    "O que os autores da cadeia de produção, consumo e pós-consumo de celulares estão fazendo para contribuir com a logisitica reversa de celulares?"

    Outra pergunta que pensei foi "Como as empresa que produzem celulares podem melhorar a logistica reversa do pós-consumo de celulares?"

    Em ambas as perguntar a minha Tutora da Universidade de Lüneburg, diz que está muita general a pergunta.

    Gostaria de saber se você teria alguma sugestão para a minha tese, ou alguma idéia para deixar essa pergunta mais especifica?

    Se você também tiver com alguma pesquisa no momente e estiver precisando de alguém para pesquisar, eu teria muito interesse em ser orientada por você, pois os tutores na Alemanha, não são como os orientadores aqui no Brasil.

    Agradeço desde de já sua atenção.

    Att.

    ResponderExcluir
  4. Olá Tassia,

    Respondi seu comentário via e-mail. Caso tenha alguma dúvida ou precise de algo mais, por favor, poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços e boa sorte com sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ GOSTARIA DE SABER SE VC PODE ME AJUDAR COM MATERIAL SOBRE LOGISTICA REVERSA DE PILHAS, ESTOU REALIZANDO PROJETO PARA CONCLUSÃO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL PELA UFPR.

    RODRIGO SOARES BATISTA
    email: rodrigo_enfermagemfoz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo,
    Enviei materiais no seu e-mail, no meu livro há um capítulo que trata da logística reversa de pilhas e baterias, você pode conhecer o livro e analisar se é útil no site: http://clubedeautores.com.br/book/44969--Logistica_Reversa
    Se tiver mais dúvidas, poste no blog e logo responderei, ok?
    att,

    ResponderExcluir
  7. Olá, Patricia, tudo bem?
    Suas matérias são ótimas .... adorei ter encotrado esse site.
    Trabalho no departamento de Logistica, de uma empresa alimenticia, onde participo de um Comite de sustentabilidade (Macro), a dois anos, e recentemente esse comite foi dividido em varios grupos para tratarem assuntos separadamente e eu fiquei no de Logistica Sustentavel.
    Se tiver algum material que possa me enviar agradeço.

    Parabéns pelas exelentes matérias!
    Elisangela.

    ResponderExcluir
  8. Olá Elisangela, como vai?
    Obrigada pelo comentário!
    Possuo diversos materiais que posso lhe enviar sim, só preciso do seu e-mail, poderia me informar?
    Além disso, convido-a a conhecer meu livro recém-lançado, no site: http://www.clubedeautores.com.br/book/44969--Logistica_Reversa
    Você pode visualizar as primeiras páginas, para verificar se o conteúdo lhe interessa, ok?
    Cadastre seu e-mail para seguir o blog e também na newsletter, assim sempre receberá as atualizações do blog!
    obrigada por sua participação!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Patrícia
    Estou fazendo meu Tcc em logística reversa, no objetivo de mostrar vantagens econômicas, gostaria de saber se você poderia me enviar esse estudo e outros que tenha para me ajudar?

    rachel.rserra@gmail.com


    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá Rachel,

    Estou enviando materiais para vc agora mesmo. Verifique também no menu do topo da página, você poderá obter mais materiais. abçs

    ResponderExcluir
  11. Olá Patricia, boa tarde! Eu e meu grupo estamos montando um tcc, temos que falar sobre a logistica reversa gostaria de que voce nos desse uma ideia para montarmos esse trabalho. Desde ja agradecemos.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Obrigada pela participação. Posso enviar materiais via e-mail para vocês, por favor me informe seu e-mail ok? Além disso navegue pelo blog, acesse o menu do topo da página há links para baixar materiais grátis, dicas de livro, livro para download, sites úteis e na barra lateral vocês podem pesquisar por assunto e verificar nas categorias existentes, desta forma poderão conhecer melhor o tema e delimitar o foco do seu trabalho, ok? Abraços e pode postar suas dúvidas aqui, logo responderei, ok?

    ResponderExcluir
  13. Olá Patricia!
    Estou realizando um desafio e estou coletando informações sobre os benefícios que a logística reversa traz para o meio ambiente minimizando impactos muitas vezes irreversíveis e danosos a natureza para garantir o trinômio da sustentabilidade sociedadeXcrescimento economicoX preservação ambiental. Caso possa me ajudar com algum material me envia magnoalongatti@yahoo.com.br desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Enviei alguns materiais no seu e-mail, normalmente todos os artigos, monografias, tccs que tratam de logística reversa tratam dos benefícios. No seu caso, pelo que entendi você terá que ligar o tema LR com sustentabilidade.
    Para materiais adicionais acesse o menu no topo da página, ok?
    Abraços e boa pesquisa! Se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei.

    ResponderExcluir
  15. Olá Patricia!
    Estou terminando meu curso em logística e no meu TCC escolhi o tema de Logística Reversa só que ainda não sei bem em que assunto vou abordar pois a logística reversa é um assunto muito extenso,por favor mande algum material falando sobre logística reversa em todos os aspectos, se puder me ajudar favor enviar o material para o email
    alineciavolela@hotmail.com - aline.ciavolela@yahoo.com.br.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aline, tudo bem?
      Me perdoe pela demora em responder, estive viajando nos últimos dias. O primeiro passo é você ler artigos e outros TCCs para delimitar seu foco de pesquisa. Enviei materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis. Se tiver dúvidas, poste no blog e logo responderei, ok?
      Abraços e boa sorte em suas pesquisas!

      Excluir
  16. Bom dia , Patrícia quero fazer um artigo sobre lixo eletrônico na logística reversa de pilhas e baterias você mandou conteúdos legais Mais não to sabendo montar o meu artigo você poderia me ajudar ex não to sabendo desenvolver agradeço desde já

    ResponderExcluir
  17. Olá Jane,
    Um artigo tem os mesmos elementos que um TCC, você precisa primeiramente definir um problema de pesquisa e os objetivos gerais e específicos, estes elementos você incluirá juntamente com a introdução do artigo, contextualizando o tema. Depois deve haver o desenvolvimento do artigo, por meio de uma revisão bibliográfica dividida em tópicos e sub-tópicos, um item sobre metodologia detalhando como você realizou a pesquisa, discussão de resultados, considerações finais e por fim, as referências bibliográficas utilizadas. Dê uma olhadinha neste post: http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/search/label/Dicas%20para%20TCC
    Espero que auxilie. Abçs

    ResponderExcluir
  18. Olá Patrícia!
    Estou fazendo o meu TCC em logística reversa de um condomínio. Gostaria, se possível, que encaminhasse material referente a LR, Benefícios,Educação Ambiental, enfim, tudo que está ligado a este assundo, afim de auxiliar neste trabalho.
    O meu email é luishfreire@gmail.com
    Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  19. Ola Patricia sou estudante de administracao e meu tcc e sobre logistica reversa poderia me ajudar com alguns materiais.

    vicky_rodriguez1185@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Vicky,

    Enviei materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis. Além disso, indico meu livro sobre LR, você pode encontrá-lo no link: https://www.clubedeautores.com.br/book/44969--Logistica_Reversa
    Ou clicando sobre a imagem do livro no topo do blog. Além disso verifique no menu do topo da página, há dicas de livros, sites úteis, links para baixar materiais grátis.
    abçs,Patricia

    ResponderExcluir
  21. Patricia,

    Sempre estou navegando em seu site, pois me ajuda muito. Estou com dúvidas!!! Estou tentando fazer um artigo científico como conclusão de curso (ADM), e escolhi a Logístiva Reversa, mas agora não sei se estou no caminho. Minha intenção era apresentar de forma objetiva as implicações da PNRS (LR) para o setor eletroeletrônico, evidenciando os obstáculos para a implementação da LR, mesmo com a regulamentação, já que a discussão continua em âmbito federal.


    Eduardo Dias (eduardodiassilvalll@gmail.com)

    ResponderExcluir
  22. Olá Eduardo, como vai?
    Obrigada pela mensagem.
    Creio que o tema que escolheu é relevante e atual, o objetivo também está definido adequadamente. Seu intuito é realizar uma pesquisa de campo para verificar quais são os obstáculos. Estou lhe enviando alguns materiais sobre LR de eletroeletrônicos. att, Patricia

    ResponderExcluir
  23. Olá Patrícia
    Irei começar a produção do meu trabalho de conclusão de curso(adminsitração), estou vendo a possibilidade de fazer em logística reversa em uma perfumaria, com relação aos vidros pós consumo. tenho pouco material que fala sobre a logística reversa e principalmente no que diz respeito ao material utilizado na embalagem - vidro.Gostaria se vc pudesse me ajudar indicando sites, enviando material que fale desse assunto. desde já te agradeço pela atenção.
    meu email: g_santosmoura@hotmail.com
    Boa Noite, Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Enviei alguns materiais no seu e-mail sobre logística reversa (mais genéricos) e também sobre embalagens de vidro. A Renner possui um programa de logística reversa de embalagens de perfumaria e beleza, acesse o site: http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/2012/11/logistica-reversa-de-embalagens-de.html
    verifique também no menu no topo da página, indico vários sites para baixar materiais grátis e de instituições como a Abividro, nos quais você pode obter informações úteis.
    Caso tenha mais duvidas, poste aqui no blog e logo responderei. abçs e boa sorte em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  25. Olá Patricia, estou elaborando o meu TCC, o tema é sobre LR de equipamentos eletrônicos. Estou com muita dificuldades em elaborar os obejetivos especificos, gostaria de saber, pela experiencia que tem sobre o tema de LR, se poderia me auxiliar nessa elaboração. A princípio vamos usar as informações da empresa Itautec, mas serão somente inforções que estão deisponiveis online, voce conhece alguma empresa que permita que entremos para fazer este trabalho. Meu e-mail: mariadadaluz@gmail.com Desde ja agradeço pela atenção. Maria da Luz

    ResponderExcluir
  26. Olá Maria, boa tarde!
    Enviei alguns materiais no seu e-mail sobre logística reversa (mais genéricos) e outros sobre LR de eletroeletrônicos. Quanto aos seus objetivos específicos, eu não oriento trabalhos de outros professores, se estiver com dificuldades, seria adequado você conversar com seu orientador ok? Mas não há segredo, você precisa se embasar no seu objetivo geral e subdividí-lo em partes menores, ou seja, nas etapas que precisará cumprir para atingir o objetivo geral, desta forma ficará mais fácil definir. Se pergunte: para atingir meu objetivo geral, o que eu preciso fazer? a resposta será seus objetivos específicos entende? Abçs e boa sorte em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  27. ola Patricia gostaria que você mim mandasse alguns materiais sobre logística reversa para fazer o meu tcc.
    lucivania.gloria@yahoo.com.br

    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Olá Patrícia!

    Sou estudante de Curso Técnico em Logística e vamos começar a elaborar o nosso TCC, com tema Logística Reversa, gostaríamos de usar o seu o livro como fonte de pesquisa, porém o preço é um pouco alto, e os nosso recursos são poucos. Teria uma forma de você colaborar conosco? E-mail: patricia.meireles@etec.sp.gov.br

    Att,

    Patrícia F. Meireles

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Patricia,
    Agradeço seu comentário. No entanto, não tenho exemplares para envio gratuito. A impressão ocorre somente sob demanda diretamente pelo site editora. Posso lhe enviar alguns artigos para lhe auxiliar na pesquisa.
    Att,
    Patricia Guarnieri

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Lucivania,
    Enviei diversos materiais no seu e-mail. Espero que sejam úteis. Caso necessite de algo mais, navegue no menu no topo da página, você encontrará dicas de livros, sites úteis e materiais grátis.
    Att,
    Patricia

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Patricia,
    trabalho a pouco tempo em uma empresa na Logística reversa.
    só que esta tudo de cabeça para baixo aqui . aqui é uma empresa de vendas pela internet eletrônicos diversas coisas, gostaria que me desse alguma ideia para melhorar meu ambiente de trabalho. estava pensando em um projeto para se implantado aqui separação de mercadorias por fornecedores por ae.
    se acaso tiver alguma ideia tiver como me dar uma ajuda,
    boy_perfect_182@Hotmail.com ,Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Compartilharei contigo alguns artigos sobre a LR de eletrônicos.
      Adicionalmente, aqui no blog, nas abas do menu no topo da página há vários links para baixar materiais bem interessantes e gratuitamente. Adicionalmente, enviarei materiais no seu e-mail. Materiais grátis: http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/p/materiais.html Livros (há alguns que pode baixar gratuitamente): http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/p/livros.html Abs Patricia

      Excluir
  32. Eiii Patricia..estou fazendo minha monografia em Logística Reversa, adorei seu blog, queria que vc me falasse, qual a penalidade pelo descumprimento da L.R?? já tem??
    me mande materiais por e-mail : tayranedireito@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tayrane, tudo bem?

      Obrigada pela mensagem.
      A partir de agosto de 2010, quando foi sancionada a Lei 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas que descartarem incorretamente, ou seja, não realizarem a logística reversa de embalagens, eletrônicos, lâmpadas, agrotóxicos e embalagens, óleo lubrificante e embalagens, pneus e pilhas e baterias, estarão sujeitos a multas e impedimento das atividades. Além disso, também estão sujeitos às penalidades da lei 6.938 de Crimes Ambientais, com pena de multa e prisão.
      Aqui no blog, nas abas do menu no topo da página há vários links para baixar materiais bem interessantes e gratuitamente. Adicionalmente, enviarei materiais no seu e-mail. Materiais grátis: http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/p/materiais.html Livros (há alguns que pode baixar gratuitamente): http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/p/livros.html Abs Patricia

      Excluir
  33. Olá! Estou fazendo um trabalho para a faculdade e acho que você gostaria de saber que citarei seu blog nas referência bibliográficas, obrigada pelo seu material de consulta disponibilizado aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia, obrigada pela mensagem e pela visita no blog. Abs Patricia

      Excluir
  34. Olá Patrícia, vou fazer meu tcc sobre de logística reversa de eletroeletrônicos
    Você tem algum material que possa me ajudar?
    se puder mandar por e-mail eu agradeço
    thaysmm19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá, Patricia. Parabéns pelo trabalho. Vc pode me explicar se os frascos de plásticos e os de vidros de perfumes e outros cosméticos podem ser reutilizados, se passarem por um processo de lavagem? E, se sim, qual seria o procedimento correto? Pergunto porque acho desnecessário a reciclagem e, sim a própria reutilização. Meu e-mail é o emilyodonto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. Patricia, é possível reutilizar embalagens cosméticas de vidro e de plástico através de um sistema de higienização? Se sim, qual seria? Meu e-mail é emilyodonto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Logística reversa adorei estudar, essa matéria pois ajuda o planeta com a reciclagem e tira muito tipo de materiL que poderia trazer entrago na natureza volta de uma forma maravilhosa que vem com produtos novos para uma nova venda seria bom si todos pensace assim o nosso planeta não teria lixo seria limpo logistica reversa e uma forma importante de muda nosso planeta com a reciclagem!!

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br