"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Logística Reversa do garrafão de 20 lts de água mineral

Se realizarmos um levantamento, poderemos perceber que grande parte da população não ingere mais água encanada, conhecida também como “água torneiral”, o que tem aumentado consideravelmente a procura e consumo da água mineral. O principal fator que motivou esta mudança foi a preocupação dos consumidores com a saúde, mas o que quero destacar aqui hoje, é  a consequência desta mudança de padrão de consumo: o  aumento considerável na quantidade de embalagens plásticas descartadas no meio ambiente.Neste artigo cito o caso específico da embalagem de água mineral, do tipo garrafão de 20 lts, altamente consumido pelas famílias brasileiras.
Nem sempre, esta embalagem segue o percurso ambientalmente correto no seu ciclo de vida, podemos perceber isso com o aumento excessivo da quantidade de garrafões descartados que amplia a quantidade de resíduos nos “lixões”. Quando o resíduo é depositado em lixões, os problemas principais relacionados ao material plástico provêm da queima indevida e sem controle. Quando a disposição é feita em aterros, os plásticos dificultam sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica.
Através da logística reversa que operacionaliza o retorno do garrafão de 20 lts ao ciclo de negócios, é possível realizar ações que contribuam para redução da degradação ambiental e para a revalorização deste resíduo. O processo de reuso e reciclagem dado como tratamento ao processo reverso do garrafão de água mineral agrega valor ao meio ambiente e a sociedade através de vários fatores como:
• Economia de energia e matérias-primas já que não é necessário fabricar as mesmas quantidades de garrafões, tendo em vista o número de garrafões que retornam para reuso;
• Menor poluição do ar, da água e do solo por diminuir a quantidade de vezes que o processo industrial é repetido;
• Melhora na limpeza das cidades, pois o consumidor no momento que separa o garrafão e o devolve a empresa exclui a possibilidade deste material ser jogado nas vias públicas;
• Geração de renda pela comercialização dos recicláveis, incentivando o trabalho de cooperativas que contratam pessoas sem necessidade de grau de instrução elevado e dão a essas pessoas uma fonte de renda e qualificação;
• Diminuição do desperdício através do ciclo de reuso que se repete de 15 a 35 vezes a depender do tratamento dado ao material;
Além disso, quero ressaltar que após se completar o ciclo de reutilização de 15 a 35 vezes ou ainda quando quebra, o garrafão de 20 lts pode ser encaminhado à cooperativas de reciclagem que tem como objetivo direcionar o lixo reciclável gerado após o fim de curso do garrafão para seu uso original. Além de reduzir os resíduos, o projeto cria novos postos de trabalho agregando valor à sociedade em geral. Na cooperativa os destroços do garrafão são lavados e moídos. Dando sequência ao seu destino, esses destroços passam pela extrusão, pelo sopro e desta vez pela injeção com o intuito de conferir forma final à peça após a injeção no molde e providenciar um novo destino a este material de policarbonato transformando-os em utensílios como: botão de roupas, fachadas de prédios, armação de óculos, entre outros.
Como podemos perceber a utilização do produto não se esgota quando se dá o fim da sua vida útil, definida pela empresa que o produziu, há meios de estendermos esta vida útil, utilizando-o para outro fim, diverso do seu propósito original. A reciclagem do garrafão é importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos na natureza, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos, evitando assim, a degradação ambiental e o acúmulo de material nos aterros sanitários.

Por: Patrícia Guarnieri e Elisana Bispo - 30/08/2010

11 comentários:

  1. Patrícia, bom dia!

    Você tem mais algum material que fale sobre a Logística Reversa dos garrafões de Água Mineral de 20 Litros?
    Andei pensando em fazer um estudo de caso da minha monografia em uma envasadora de água mineral do sertão de Pernambuco.

    Se você poder me ajudar mais uma vez, agradeço.

    e-mail: valdy.ramos@hotmail.com

    Abraço, Valdy Ramos

    ResponderExcluir
  2. Olá Valdy, tudo bem?

    Enviei para você um artigo sobre isso? Tenho também a monografia completa que originou o artigo, mas estou viajando e o arquivo está no meu computador em casa, retorno no próximo domingo, então enviarei para você, ok?
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Patricia poderia me enviar a monografia por favor..

      jessicathaisp@gmail.com

      desde já agradeço...

      Excluir
  3. Olá Valdy,
    Enviei a monografia para você. Espero que seja útil. Abçs

    ResponderExcluir
  4. Olá, poderia me enviar também?

    mareufe@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,
      Aqui no blog, nas abas do menu no topo da página há vários links para baixar materiais bem interessantes e gratuitamente. Adicionalmente, enviarei materiais no seu e-mail. Materiais grátis: http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/p/materiais.html Livros (há alguns que pode baixar gratuitamente): http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/p/livros.html Abs Patricia

      Excluir
  5. Boa Tarde,
    Seu blog é excelente e já tem me ajudado bastante, encontrei vários materiais ótimos, obrigado!
    Estou querendo fazer meu TCC em uma empresa de água mineral aqui do meu bairro, Paço do Lumiar no Maranhão, e fiquei interessado na monografia que você citou acima que teria originado o artigo.Ficaria mais grato ainda se pudesse me enviá-la.

    De já agradeço,
    Luís Fernando (luisnandojunior@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Estou desenvolvendo meu TCC em uma empresa de água mineral, adoraria vê sua monografia citada acima. Se possível poderia envia-la
    Danielle Carvalho
    dannecunha@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Patrícia boa tarde, como vc calcula os ciclos de vida útil do garrafão, gostaria de ter as fontes para minah pesquisa, obrigado.
    drbabau@uol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Pode enviar o artigo e a monografia para mim tbm? Meu trabalho de TFC tbm será sobre o uso da logística reversa.

    Att
    Erica
    erica.oliveira76@yahoo.com.br

    ResponderExcluir