"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 24 de julho de 2010

Reciclanip abre mais cinco pontos de coleta para pneus inservíveis

Entidade já conta com 463 pontos de coleta pelo Brasil e já destinou mais de 1,2 milhão de toneladas de pneus inservíveis para a reciclagem ambientalmente correta, o equivalente a 240 milhões de pneus de passeio.
A Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma), está fortalecendo seu programa de reciclagem com a instalação de cinco novos pontos de coleta distribuídos pelo País:
1) Santo André (SP)
2) Barra Mansa (RJ)
3) Cuiabá (MT)
4) Divnópolis (MG)
5) Barra do Garças (MT): Vai atender também, por meio de consórcio entre municípios, as cidades de Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO).
Com estes novos pontos, já são 463 em todo País. Em cada um destes locais, a Reciclanip recolhe e transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento. A lista com todos os pontos fica disponível no site da entidade: http://www.reciclanip.com.br/
Com a previsão de investimento de US$ 25 milhões para 2010, os fabricantes pretendem investir 20% a mais que no ano de 2009 para a coleta e destinação de pneus inservíveis. Criado desde 1999 pela ANIP (representante dos fabricantes de pneus novos), o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde então, os fabricantes de pneus novos já investiram mais de US$ 95 milhões e o equivalente a mais de 240 milhões de pneus de passeio teve destino ambientalmente responsável.
Fundada em 2007 a Reciclanip cuida exclusivamente das ações de coleta e reciclagem e fortalece estas iniciativas que já eram realizadas desde 1999 devido ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. O programa é desenvolvido por meio de parceiros, na maioria dos casos com prefeituras, que cedem um terreno dentro de normas específicas de segurança e higiene. Este local é usado para recolher e armazenar o material vindo de origens diversas, como borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos.
As destinações realizadas pela Reciclanip são reconhecidas pelo IBAMA, que após o pneu ser coletado e passar pela trituração é reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras, na fabricação de asfalto borracha ou ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

Fonte: http://www.envolverde.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br