"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Empresas sustentáveis - As 20 premiadas pela EXAME

1)Accor - No primeiro dia de trabalho, os funcionários aprendem que ações relacionadas à sustentabilidade precisam ser incorporadas ao dia-a-dia de suas atividades.
2)Acesita - A empresa investe em programa de empresa júnior para estudantes do ensino médio. O desafio é melhorar a qualificação de sua própria mão-de-obra .
3)Amanco - Reduzir o consumo de água e de outros insumos é uma obrigação que afeta diretamente o bolso de seus executivos.
4)Aracruz - Destaque no mercado financeiro mundial por suas políticas de sustentabilidade, é a única empresa florestal no mundo a figurar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade da bolsa de Nova York.
5)Arcelor - Investe 270 milhões de reais em programas de gestão ambiental e reduz o uso de insumos não renováveis na produção de aço
6)Basf - Redesenhou toda a sua estrutura de produção e acabou se tornando uma pioneira em seu setor.
7)Braskem - A companhia colocou a sustentabilidade no centro de sua estratégia de expansão dos negócios .
8)Caterpillar - Instalada em Piracicaba há três décadas, a empresa liderou a criação de uma agenda de crescimento sustentável para o município.
9)CPFL - Ao aumentar a produtividade de suas usinas, a empresa está conseguindo acumular créditos de carbono para financiar seus projetos ambientais.
10)Elektro - Com o projeto Energia Comunitária, a empresa colabora para a reurbanização de áreas pobres e melhora a qualidade de vida de milhares de pessoas nas cidades onde atua
11)IBM - Incentiva o uso da capacidade ociosa de computadores em pesquisas voltadas para a saúde e o meio ambiente
12)Itaú - Lançou o primeiro fundo de investimento que permite ao correntista contribuir para neutralizar os gases que destroem a camada de ozônio.
13)Mapfre - O projeto de segurança viária da empresa atinge 2,5 milhões de alunos da rede pública estadual paulista e vira referência em educação de trânsito.
14)Natura - Pioneira em sustentabilidade no Brasil, a empresa possui um dos programas de neutralização de carbono mais eficazes.
15)Philips - Para ganhar mercado, a subsidiária brasileira aposta em equipamentos que consomem menos energia.
16)Promon - A empresa dissemina o conceito de “edifício verde” e exige que seus fornecedores também adotem práticas sustentáveis nos negócios
17)Real - O banco transforma seus funcionários em agentes multiplicadores de práticas sustentáveis. A remuneração dos executivos está vinculada ao desempenho da instituição também nas dimensões social e ambiental.
18)Serasa - Incentiva o engajamento dos funcionários e troca o modelo de simples doações por consultorias completas em gestão de instituições beneficientes.
19)Suzano - Ao adotar o conceito de sustentabilidade, a Suzano conseguiu expandir a produção e valorizar suas ações na Bovespa
20)Unilever - Ao mudar o formato das embalagens de seus produtos, a subsidiária brasileira diminuiu em quase 305 o consumo de papel.

Fonte: Portal Exame
http://portalexame.abril.com.br/

7 comentários:

  1. Patrícia,
    Recebi o material no e-mail!!!
    Obrigada, vai me ajudar muito.
    Att,
    Fran.

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia!
    poderiam me indicar empresas que incentivam os funcionarios a coleta seletiva e criam um fundo de investimento para os funcionarios?

    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tente pesquisar sobre a empresa Natura, Banco Real, sei que possuem programas de coleta seletiva e outros projetos ambientais.
    Verifique nos sites:
    www.bancoreal.com.br
    www.natura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Patricia
    Achei seu blog excelente.
    Estou fazendo uma pós em Logística.Porém trabalho na área de vendas, mas estou bem perdida.
    Preciso fazer um artigo na área (Logística) e achei bem interessante o assunto sobre pós-consumo.
    Gostaria de saber se há livros sobre esse assunto e se você possui algum material.
    Estou solicitando porque tenho medo de começar a fazer um tema que não é possível encontrar livros, e depois precisar começar tudo novamente.

    agradeço antecipadamente

    Abraços kassis2402@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Enviei alguns materiais no seu e-mail.
    Quanto a livros, existe somente um em português, você pode acessar o menu na página principal "Livros" e verá os livros sobre o assunto, mas você não precisa utilizar somente livros em sua pesquisa. Pode utilizar artigos científicos, dissertações, teses, monografias, ou seja, materiais confiáveis que validarão sua pesquisa. No menu materiais grátis, encontrará diversos links, nos quais poderá baixar materiais gratuitamente.Se tiver dúvidas, poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Essa publicação é referente a que ano? Pq a de 2010 não é essa...a Aracruz não existe mais (virou Fibria após a fusão), a Serasa não está mais e a alcoa está...

    Voce tem essa nova lista?

    Grata

    ResponderExcluir
  7. Esta é de 2008 e obtive no site da Revista Exame, conforme informado na postagem. Tente pesquisar no site da Exame, imagino que ainda não esteja disponível a de 2010 visto que o ano não fechou, talvez encontre a de 2009. O site é: http://portalexame.abril.com.br/
    Tente enviar um e-mail para a equipe da Revista, com certeza eles informarão como obter.

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br