"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 25 de maio de 2010

Parceria Grupo Pão de Açúcar/Tonra-Latasa e Camil - "Reciclar 10, Fome Zero

Muitas cidades ainda não tem a coleta seletiva implementada, o que dificulta a tarefa de pessoas conscientes e que querem de alguma forma, auxiliar na preservação do meio ambiente.
Mas isto não pode ser considerado uma desculpa...
Existem vários locais que recebem os resíduos domésticos, separados por tipo, um exemplo disto é a Rede Pão de Açúcar. Os Supermercados Extra possuem um local, no qual recebem os resíduos de papel, plástico, vidro, alumínio/aço e óleo/azeite usado, PET, longa vida.
Basta você separar o seu lixo, de preferência depois de lavar as embalagens, porque se não fizer isto os restos de alimentos irão contaminá-las, dificultando a reutilização ou reciclagem, além de causar um odor não muito agradável.
Existem também organizações que disponibilizam em seus sites, locais para o descarte correto do lixo, são elas:
www.cempre.org.br
www.madeinforest.com
Vou postar abaixo, uma matéria que não é recente, mas tenho certeza que muitas pessoas ainda não ouviram falar. Ela se trata de uma parceria entre três empresas, que beneficia a sociedade em geral e trata do descarte consciente do lixo doméstico.
-------------------------------------------------------------------------
Três grandes empresas fecham parceria para reforçar o Programa Fome Zero, do Ministério de Segurança Alimentar. Grupo Pão de Açúcar, um dos maiores varegistas do Brasil, Tonra-Latasa, responsável pela tecnologia norueguesa Tonra-Latasa Systems de reciclagem de embalagens e a marca Camil de gêneros alimentícios.
Através desta ação, 47 lojas do Extra recebem embalagens PET e latinhas nos Centros de reciclagem RePlaneta, instalados pela Tomra-Latasa nos supermercados em troca de cupons que valem arroz e feijão. Os produtos podem ser retirados para consumo próprio, ou doados para os bancos de alimentos, em seis estados brasileiros.
`Além dos benefícios ambientais, o `Reciclar 10, Fome Zero` auxilia na melhoria da alimentação de centenas de famílias, pois alimentos básicos da dieta brasileira de alto valor nutricional ficaram mais acessíveis.
Fonte de renda para muitas famílias excluídas do mercado de trabalho, a coleta de recicláveis agora permite também o acesso direto a alimentos de qualidade`, reforça Eduardo Romero, diretor de Marketing Corporativo do Grupo Pão de Açúcar.
Fonte: Edelman do Brasil
---------------------------------------------------------------------------
Esta parceria iniciou em 2003 e até hoje beneficia muitas pessoas.
Como vocês podem ver, nossas pequenas atitudes do dia-a-dia, podem auxiliar na preservação do meio ambiente e promover a geração de renda para classes menos favorecidas.
E aí vai o meu apelo...
Façam sua parte! Separem o lixo, mesmo quando sua cidade não possui coleta seletiva; lave as embalagens antes de descartá-las, isso agregará valor ao lixo; consumam de forma consciente, pois o que é supérfluo para nós, falta para muitas pessoas; enfim... cuidem do meio ambiente, porque ele é nosso!
Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br