"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 23 de maio de 2010

O ramo de alimentos e a reciclagem do lixo

As discussões sobre questões ambientais, inseridas no amplo conceito “Desenvolvimento Sustentável”, ganham intensidade neste final de século, refletindo uma tendência irreversível para o próximo milênio. Diversos setores da sociedade passam a contribuir multidisciplinarmente com propostas que tendem a se fundir, fazendo emergir novas posturas que envolvem vários segmentos agrupados, ao invés de iniciativas pulverizadas e perecíveis do passado.
A reciclagem é mola propulsora deste processo, pois o conceito abrange diversos aspectos técnicos, econômicos e sociais da relação Homem x Meio Ambiente. Entender a importância da reciclagem é o primeiro passo, mas saber praticá-la é o desafio maior. Ao contrário do que muitos imaginam, a relação custo/benefício de um projeto de reciclagem bem gerenciado pode apresentar resultados positivos surpreendentes. Já é possível enumerar alguns casos pelo Brasil.
O setor empresarial passa a exercer importante papel nesse contexto, reforçando seu compromisso com a qualidade de vida de várias formas:
- atuando como interlocutor entre diversos setores da sociedade, tais como ONG’s, governo, entre outros;
- propondo alternativas concretas de tratamento e redução da geração de resíduos, através do desenvolvimento tecnológico e da organização da produção e distribuição;
- desenvolvendo e utilizando tecnologias de reciclagem, quando possível;
executando projetos em parcerias com universidades, centros de pesquisa, comunidades locais e governos;
Neste contexto, já é possível identificar algumas iniciativas pró-ativas do setor de alimentos no Brasil. No caso específico de supermercados, parcerias com empresas e comunidades têm apresentado resultados surpreendentes. O exemplo de uma cadeia de supermercados que implantou máquinas para recebimento (coleta seletiva) e prensagem de embalagens PET e latinhas de alumínio tem superado todas as expectativas em termos de resultados quantitativos e qualitativos. Os consumidores são motivados por uma combinação poderosa de impulsos:
- oportunidade de ganho de descontos (bônus) em compras nos supermercados que implantaram o sistema;
- cumprimento de suas obrigações individuais para com o desenvolvimento sustentável de nosso planeta;
- cumprimento de sua responsabilidade social, através de uma contribuição efetiva para a atividade de reciclagem, geradora de novos empregos diretos e indiretos.
Não distantes estão vários restaurantes espalhados pelo país que organizam-se cada vez mais para separar os materiais recicláveis (papelão, plásticos, vidros, metais, entre outros) e destiná-los para a coleta seletiva, seja qual for o modelo adotado em seu município. Além disso, aplicam maior rigor na fiscalização do desperdício de alimentos, seja na fase de preparo, seja no consumo por seus clientes. A seguir algumas ações básicas para redução do desperdício:
- introdução do sistema a kilo;
- aplicação de multas pelo desperdício no preparo (funcionários);
- aplicação de multas por excesso de “sobras” (clientes).
Cabe ressaltar que neste último caso, ao contrário do que muitos imaginam, a reação dos clientes é positiva. As multas são as mais criativas, não se restringindo a dinheiro em espécie, tendo com isso um forte caráter educativo.
O CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), entidade mantida 100% pelo setor privado e com 8 anos de atuação, muito se orgulha de exercer o papel de catalizador dos processos acima descritos, atuando de forma incessante na busca e tratamento de informações que possam contribuir para alavancar os índices de reciclagem em nosso país. O CEMPRE é parte integrante de um novo canal de comunicação que se abre, onde setores governamental, empresarial, ONG’s, academia e outros representantes da sociedade organizada, trocam informações constantemente, sempre baseadas em fatos reais, conceitos técnicos bem fundamentados, índices ilustrativos e, principalmente, numa postura pró-ativa.

Autoria: André Vilhena
Fonte: http://www.cempre.org.br/ramo_alimento.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br