"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 23 de maio de 2010

Manual de Gerenciamento Integrado: Lixo Municipal do CEMPRE

O CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores.
Esta associação trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONG's). Dentre suas ações está a publicação de manuais acerca da reciclagem, coleta seletiva, ciclo de vida dos produtos, entre outros.
Dentre estas publicações quero citar, o Manual de Gerenciamento Integrado: Lixo Municipal, que é a principal publicação no Brasil sobre como o dirigente municipal deve cuidar bem do lixo da sua cidade. Suas 350 páginas cobrem todos os aspectos do lixo:
- Coleta de lixo e varrição de rua
- Lixo hospitalar
- Fechamento e remediação de lixão
- Localização, construção e operação de aterro sanitário
- Usina de compostagem - Coleta seletiva
- Catadores
- Reciclagem
- Incineração
- Legislação
Lixo Municipal foi lançado em 1995, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de São Paulo, e revisado e ampliado em 2000 e 2010 . Foi distribuído para todos os prefeitos do Brasil e é a obra de referência sobre resíduos sólidos no País. Já foi traduzido para espanhol para aplicação em outros países da América Latina.

Quem desejar adquirir este ou outros manuais do CEMPRE deve acessar:
http://www.cempre.org.br/manuais.php#solicitar

Fonte: www.cempre.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br