"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 4 de maio de 2010

A Conferência da Terra - Fórum do Meio Ambiente

No período de 26 a 29 de maio de 2010, centenas de pesquisadores da área ambiental estarão reunidos no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, para participação na Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente. O Encontro tem como objetivo de apresentar à sociedade informações sobre os problemas, avanços e conquistas na área ambiental, especialmente no tocante às principais medidas adotadas para conservação do meio ambiente, controle e redução dos impactos socioambientais provocados pelas intervenções humanas.
Na Conferência da Terra 2010 são esperados 1.500 participantes, cujos trabalhos em torno do tema central “Aquecimento Global, Sociedade e Biodiversidade”, apresentados durante o colóquio, visam esclarecer e identificar a natureza, abrangência e níveis de degradação do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, apresentando as alternativas para a saúde do planeta.
O Evento é uma realização da Universidade Federal da Paraíba, através dos Centro de Ciências da Saúde, Centro de Tecnologia, Centro de Educação, Centro de Ciências Exatas e da Natureza e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, em parceria com diversas instituições governamentais, não governamentais e privadas. A organização do Evento está sob responsabilidade da GS Consultoria.
Vários pesquisadores oriundos de universidades, centros de pesquisa e organizações não governamentais já confirmaram presença no evento.
Neste contexto, dando continuidade aos trabalhos e resoluções da Conferência da Terra – João Pessoa / 2008, a Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente - Olinda / 2010, promoverá reflexões e abordagens científicas sobre as questões ambientais globais como fenômeno contemporâneo que exige atenção constante das sociedades humanas.
A Conferência da Terra é pautada na Declaração do Milênio das Nações Unidas, na qual 191 países definiram uma lista dos principais componentes da agenda global do Século XXI. A Declaração do Milênio das Nações Unidas, publicada em 2000, é um documento histórico para o novo século, ao propor soluções reais exigidas para uma sociedade mais justa e ambientalmente correta em todo o mundo. Os líderes dos países signatários definiram prioridades urgentes, a serem atingidas até 2015. Entre as prioridades socioambientais estão a redução da pobreza extrema à metade, fornecimento de água potável e educação para todos, inverter a tendência de propagação do AIDS e alcançar objetivos mais consistentes no domínio do desenvolvimento das sociedades humanas. Estas questões são emergenciais, para a proteção do patrimônio comum, a Terra, em benefício das gerações futuras.
Contudo, o progresso dos países periféricos, revelado pelos relatórios das Metas de Desenvolvimento do Milênio, produzidos nos últimos anos, deixa muito a desejar, em todos os sentidos, sendo improvável que as metas para 2015 sejam alcançadas.

Informações e inscrições:

www.conferenciadaterra.com

83 - 3243.7264; 3216.7946
gs_planejamento@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. boa tarde Patrícia,
    preciso de um esclarecimento, por que tenho que começar a parte da metodologia da minha monografia que é pesquisa bibliográfica, meu orientador já pela segunda vez me fla que tenho falar sobre esses itens:
    1.2 – Universo da Pesquisa ou População
    1.3 – Amostra
    1.4 – Coleta de Dados e técnicas de Coleta de Dados
    Sendo que perguntei a um amigo que está fazendo a monografia dele tbm em pesquisa bibliográfica, somos do msm curso e faculdade mas sendo turnos diferentes, ele me disse que o orientador dele ñ pediu isso(inclusive ele já terminou), conversei hj com um professor meu de outra matéria ele falou tbm a msm coisa, o que faço.Preciso passar para essa fase e ñ consigo entender o que meu orientador quer, por que se for assim que ele quer será um estudo de caso, me auxilie.Aguardo retorno o mais breve.
    Ats,
    R.M (istrito Federal)

    ResponderExcluir
  2. Olá R.M, como vai?
    Concordo com seu orientador no que tange a incluir um item sobre Metodologia da Pesquisa Científica, esta etapa do trabalho serve para validá-lo, ou seja, provar que você pesquisou dentro de normas e métodos confiáveis, realmente é indispensável a qualquer trabalho científico, seja artigo, Tcc, monografia, dissertação ou tese. A primeira parte da metodologia, é sobre classificação da pesquisa (básica/aplicada, descritiva, quantitativa/qualitativa, procedimentos metodológicos, e é neste tópico que entra o que seu prof. quer.
    A questão é: no seu tipo específico de pesquisa, revisão bibliográfica, você irá descrever os dados encontrados com base em materiais secundários (livros, revistas, artigos, etc), dependendo do que irá pesquisar, é necessário ter o universo e amostra,pois se por ex. você pesquisar sobre a Logística Reversa nas indústrias de embalagens longa vida, o universo será composto de todas as empresas que fazem parte deste ramo e a amostra será por ex. A Tetrapak, agora se vc não tratará de nenhum caso específico e somente tratará de conceitos não há como definir universo e amostra de pesquisa. Você deve explicar isso ao seu orientador, mostrar a ele livros de metodologia que embasem seus argumentos.Procure os livros de Lakatos e Marconi, Gil, Silva e Menezes (este eu posso enviar para você, pois é e-book). No entanto, a parte de coleta de dados e técnicas de coleta de dados é imprescindível em qualquer tipo de pesquisa, você deve explicar metodologicamente em que tipo de fontes buscou os dados, que período, onde elas estão disponíveis, etc, ou seja, passo a passo tudo o que você fez para encontrar os dados que utilizará.
    Espero ter ajudado,
    Se tiver dúvidas poste aqui no blog, se quiser me informar seu e-mail, posso enviar monografias dos meus alunos para você ter uma idéia de como se estrutura a parte metodológica.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br