"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 2 de maio de 2010

Associação Brasileira de tratamento de resíduos

A ABETRE é uma entidade de classe da chamada "Indústria Ambiental". Congrega empresas especializadas em tratamento de resíduos, através de tecnologias de disposição em aterro, co-processamento, incineração e outras, e de serviços associados como gerenciamento, coleta, transporte, análises laboratoriais e reciclagem.
Fundada em 1997, a ABETRE reúne hoje as principais empresas do setor. Com instalações e operações devidamente licenciadas pelos órgão ambientais, todas têm sua atuação pautada pelo estrito cumprimento da legislação, e pelas práticas ambientalmente mais adequadas.
Somente empresas sólidas, que aliam tecnologias consagradas a profissionais experientes, podem garantir segurança e responsabilidade na destinação de resíduos. Assim são as associadas da ABETRE.
Por sua própria natureza, os serviços de Proteção Ambiental não se limitam às relações com empresas contratantes. Têm alcance muito maior: beneficiam a sociedade como um todo. Saúde publica e qualidade de vida dependem dessa atividade, e a ABETRE quer ver as comunidades cada vez mais conscientizadas disso.
A ABETRE tem por missão representar o setor empresarial da área de resíduos, defender seus interesses e promover sua integração com órgãos governamentais e entidades representativas da indústria e da sociedade.
Contribuir para o desenvolvimento sustentável, por meio do aprimoramento da gestão de resíduos e da eliminação de seus impactos ambientais e atua no sentido de:
- Contribuir para o aperfeiçoamento da regulamentação das atividades do setor, elaborando propostas e sugestões, e participando dos principais foros de discussão.
- Promover o prestígio e o reconhecimento do setor, de suas atividades e de seus profissionais.
Como associação de classe, a ABETRE tem participação ativa e influente nos principais foros de discussão e deliberação sobre questões relacionadas à atividade de tratamento de resíduos, e também sobre problemas gerais ligados a meio ambiente e desenvolvimento sustentável. No campo institucional, apoia eventos, cursos e seminários organizados por entidades profissionais e instituições de ensino.
Dotada de sede, estrutura e recursos compatíveis com seus objetivos, a ABETRE vêm se engajando em diversas atividades e projetos bem-sucedidos, onde se destaca a atuação dos profissionais de suas associadas. Sua estrutura flexível, com diretorias setoriais e comissões temáticas, possibilita autonomia e agilidade para os diversos segmentos representados.

Para conhecer as empresas associadas à Abepre acesse:
http://www.abetre.org.br/associado.asp

Fonte:http://www.abetre.org.br/

7 comentários:

  1. Bom dia Patrícia!

    Sou Gestor Ambiental e Pós-Graduando em Docência, legal seu Blog, manteremos contato!!

    FERREIRA!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ferreira, tudo bem?
    Contamos com sua participação!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Patrícia!
    Tenho interesse em desenvolver um projeto para recuperar óleo de cozinha, para uma cidade de 300 mil hab. Favor mandar materiar, caso você tenha, ficaria grato.
    Obrigado!
    FERREIRA

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Ferreira, tudo bem?
    Não tenho muito material a respeito, mas enviarei alguns artigos para você, ok/
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Patrícia!
    Vou retomar o projeto de recuperação de óleo de cozinha usado esse semestre, então meu e-mail para receber o material é: jlfcascavel@hotmail.com.
    Obrigado!
    FERREIRA.
    PS: desculpe a demora em responder.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ferreira, como vai?
    Enviei materiais no seu e-mail. Se tiver dúvidas entre em contato.
    Abraços e boa sorte no seus projeto!

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br