"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Temas em Logística Reversa para trabalhos II

Olá pessoal,

Para quem precisa escolher algum tema em Logística Reversa, dou algumas dicas:

1) Vocês devem ler textos básicos sobre Logística Reversa para entender bem os conceitos e não cometer erros conceituais, para isso, indico o livro base "Logística Reversa - Meio ambiente e competitividade" de Paulo Roberto Leite (primeiro e único até o momento publicado no Brasil) e artigos científicos, monografias, dissertações, teses da área, disponíveis na internet.

Para baixá-los gratuitamente, acessem:

scholar.google.com.br
meusite.mackenzie.com.br/leitepr
www.patriciaguarnieri.blogspot.com
www.scielo.org
www.abepro.org.br
www.ilos.com.br/site/index.php
www.teses.usp.br/
www.bu.ufsc.br/teses_nacionais.html
http://www.pg.cefetpr.br/depog/periodicos/index.php/revistagi/issue/view/3
http://www.pg.utfpr.edu.br/ppgep/ (e-books)
www.lume.ufrgs.br/
http://www.latec.uff.br/cneg/anais.pt-br.php

Obs: Terão que pesquisar dentre os diversos materiais disponíveis, quais se encaixam no que pretendem estudar, ou até mesmo, de acordo com o interesse em alguns materiais definir o objeto de estudo. Atentem para utilizar artigos confiáveis (estes sites que informei são todos confiáveis) e sempre citem a fonte, evitem sites onde não há citação dos livros que os autores utilizaram ou do autor do artigo, pois podem cometer plágio, mesmo sem intenção.

2)Procurem casos de empresas que utilizam logística reversa, exemplos de reaproveitamento de resíduos que viram matéria-prima, há casos nos sites:

www.cempre.org.br
www.bbc.co.uk/portuguese/meioambiente
www.patriciaguarnieri.blogspot.com
http://www.revistasustentabilidade.com.br/artigos
www.guiadelogistica.com.br
pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,5018,00.html
www.crlb.com.br
www.madeinforest.com

Obs: Estes casos podem auxiliá-los a escolher e delimitar o tema.

3) Leiam e leiam muito!!! Somente assim terão argumentos e conhecimento suficiente para definir o tema que irão pesquisar.
Logística Reversa é um tema amplo, vocês podem escrever sobre vários aspectos diferentes.

4)Tentem fugir dos temas que a maioria das pessoas pesquisam, alguns temas já estão saturados, tentem pesquisar algo novo, identifiquem na literatura alguma lacuna, algo que lhes gere curiosidade.

Espero que estas dicas lhes ajudem. Boa sorte em suas pesquisas!!

68 comentários:

  1. Oie Patrícia, gostei das dicas...comprei o livro só que ainda nem conseguir terminar de ler!!!
    Meu assunto para o TCC é Logística Reversa estou querendo delimitar meu tema para aparelhos e baterias de celular, só que ainda nem consegui chegar no meu tema, pois meu orientador está me pedido referencial teórico Administração e planejamento,DO e administração da produção como gestão de Do, controle de produção e mais outras coisas que estou com dificuldades...nem sei se isso realmente é preciso p chegar ao meu assunto.
    Gostaria de solicitar a você caso vc tenha algum material, o site que possa falar sobre o reverso dos celulares e pilha.
    Obrigado pela suas dicas anteriores enviadas.
    Fico no aguardo.
    RM- Brasília

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O livro do Paulo R Leite, é realmente muito bom, você apreciará a leitura, é escrito de uma forma simples e direta.
    Quanto ao seu referencial teórico, é claro que você deve seguir as instruções de seu orientador, caso contrário pode gerar conflitos com ele e isso é péssimo em um relacionamento orientando-orientador.
    Porém, devo lhe avisar que, já trabalho com Logística Reversa há anos e, inclusive, já orientei diversos trabalhos a respeito e em todos os artigos que li (centenas), livros, teses, dissertações, etc... não vi em nenhum deles, referencial sobre Administração e planejamento, os assuntos relacionados na verdade são: Logística Direta, Desenvolvimento sustentável, Gestão Ambiental, contabilidade ambiental, Gestão de custos, competitividade, etc... É claro que dependerá do foco da sua pesquisa.
    Se por ex. você for tratar da LR como redutor de custos, cabe uma revisão bibliográfica a respeito de gestão de custos; se focar em LR como uma ferramenta da gestão ambiental, deve tratar dos aspectos principais da gestão ambiental; se tratar de LR como fonte de vantagem competitiva, vale enfatizar este assunto (incluindo a obra de M. Porter na revisão.
    Então... irá depender de como irá abordar o tema, o que você não pode fazer é fugir do foco e ficar tratando de assuntos diversos, levando em conta que seu trabalho não deve ser muito extenso e não ultrapassar 100 pgs.
    Quanto aos materiais de reverso de celulares e pilhas, você encontrará muito material no site: www.scholar.google.com. Eu tenho alguns materiais sobre pilhas e baterias, mas preciso do seu e-mail para lhe enviar, ok?

    Boa sorte em seus estudos!
    Se tiver mais dúvidas, poste aqui no blog e logo responderei.

    ResponderExcluir
  3. Patrícia preciso de sua ajuda.

    Também vou fazer o meu TCC sobre logística reversa mais com foca na questão ambiental.Pode me dar umas dicas.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Posso sim! o que você precisa?
    Se quiser materiais, preciso do seu e-mail.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Oi Patrícia .. estou fazendo engenharia na UNESP e tenho um trabalho sobre logística reversa, meu curso é de industrial madeireira, gostaria de saber se vc conhece algum material relacionado a logística reversa aplicado ao setor madeireiro.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Sarah, como vai?
    Tenho um artigo de minha autoria sobre o assunto, se quiser que eu lhe envie por favor, me informe seu e-mail.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  7. Olá Patrícia... Também estou fazendo meu tcc sobre logística reversa mas na biblioteca da minha escola tem muito pouco material sobre esse assunto... gostaria muito de uma ajudinha...vc poderia me enviar material sobre o assunto no meu e-mail: pamelaaa_p@hotmail.com

    Desde já agradeço

    Pamela

    ResponderExcluir
  8. Oi Pamela, como vai?
    Enviei materiais no seu e-mail. Caso tenha dúvidas, entre em contato ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. olá
    tambem procuro material de logistca reveresa, e como o pessoal ai de cima estou com dificuldades, vc pode me ajudar segue meu e-mail : liranete.felix@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou enviando materiais no seu e-mail, se tiver mais dúvidas poste no blog.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Oi, Patricia. Gostei muito do seu blog. Estou no primeiro semestre de logistica e preciso fazer um trabalho sobre logistica reversa e meio ambiente. Nao é um tcc, é claro,mas deve ter umas 30 pag. Estou meio perdida por onde começar, que tópicos abordar. vc poderia me ajudar?
    Obrigada
    Érica

    ResponderExcluir
  12. Olá Érica, como vai?
    Obrigada!
    Posso lhe enviar materiais sobre o tema, você terá que ler alguns materiais para depois decidir que tópicos abordar, inclusive com modelos de monografias. Me informe seu e-mail, por favor.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Olá Patricia1 achei muito interessante os comentarios, vou azer meu TCC sobre Logistica reversa com foco na questão ambiental, gostaria de algumas dicas sua, obrigda!

    ResponderExcluir
  14. Olá Juliana, como vai?
    que tipo de dicas você precisa?
    Posso te enviar materiais, mas preciso do seu e-mail, pode me informar?
    Além disso você pode navegar nas postagens mais antigas e também no menu da página inicial, há várias dicas.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  15. Oie Patricia!!!

    Vou fazer meu tcc em logistica reversa com foco em meio ambiente.
    E estou um pouco perdida.
    Gostaria de algumas dicas sua.
    Meu e-mail é camilavendra@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá Camila!
    O primeiro passo é ler alguns materiais sobre o assunto para conhecê-lo mais e depois delimitar sobre o que vai escrever. Enviei vários materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis. Se precisar de mais materiais dê uma olhada no menu (topo da página) e encontrará links para baixar materiais gratuitamente, dicas de livros e revistas. Se precisar de algo, poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  17. OLA PATRICIA MEU NOME E GISLAINE MEU TEMA DO TCC E SUSTENTABILIDADE COM FOCO NO DESCARTE DE PILHAS SERA QUE VC TEM ALGUM ARTIGO QUE POSSO ME AJUDAR OU SUGESTOES DE LIVROS MEU EMAIL E GICRISTINA23@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  18. Olá Gislaine, tudo bem?
    Enviei materiais no seu e-mail, quanto a sugestões de livros, pesquise no menu no topo da página, eu dou dicas de livros, revistas e sites para baixar materiais gratuitamente, ok?
    Se tiver dúvidas poste no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  19. Olá Patrícia, também me chamo Patrícia.
    Trabalho em uma propriedade Rural com composto orgânico e gostaria muito de fazer meu TCC focado nessa área. Você poderia me dar dicas de assuntos relacionados à logística reversa voltado para Propriedade Rural, neste segmento.
    meu e-mail é patriciawsi@hotmail.com.
    Muito Agradecida.

    ResponderExcluir
  20. Olá Patrícia,

    Infelizmente não tenho praticamente nada de materiais sobre logística reversa em propriedades rurais, encontrei uma tese que fala da reciclagem de papel em propriedades rurais, mas não sei se te auxiliará. Enviei no seu e-mail este trabalho e também outros materiais mais genéricos sobre logística reversa, espero que sejam úteis, se tiver mais dúvidas, por favor poste no blog e logo responderei, ok?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  21. ola patricia me chamo douglas estou fazendo curso tecnico em logistica e to fazendo uma pesquisa para uma disciplina sobre logistica reversa e WMS e estou tendo dificuldade em acha livros sobre o assunto principalmente sobre LR que este curso na cidade e pioneiro e não tem muito sobre o assunto se voce pudesse me ajudar com algum material sobre LR e WMS principalmente na aplicação e exemplos da aplicação e alguns sites relacionados ficaria grato se pudesse enviar algum material para angeldull@hotmail.com me ajudaria muito grato
    Douglas Marcolino da Silva

    ResponderExcluir
  22. ola patricia poderia me mandar material sobre logistica reversa e wms no e-mail angeldull@hotmail.com nao sei se o outro post meu foi me desculpe se ficar duplicado mas e que estou precisando muito de material sobre

    ResponderExcluir
  23. Olá Douglas, como vai?
    Na verdade não existe livro sobre este tema, o único material publicado a este respeito é o artigo que eu escrevi em 2006, para a Revista Produção da USP. Você pode baixá-lo gratuitamente no site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132006000100011&lng=pt&nrm=iso
    Existem livros sobre LR mais genéricos, acesse o menu do topo da página "Livros", eu indico os livros existentes e publicados no Brasil e exterior.
    Enviarei materiais sobre LR no seu e-mail, se quiser verificar meus artigos publicados acesse no menu do topo da página "Publicações".
    Abraços,

    ResponderExcluir
  24. obrigado pelos arquivos ja tem tudo o que preciso para fazer a minha dissertação explicativa sobre o assunto naqueles arquivos e no link que voce passou somente precisaria de mais uma coisa se voce soubesse algumas empresas brasileiras que usam a logistica reversa para fazer um estudo mais profundo sobre o assunto nao faz parte da dissertação mas e por curiosidade desde ja grato

    Douglas
    angeldull@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Douglas,
    Você pode pesquisar no google, encontrará diversas empresas que adotam, aqui no blog mesmo há diversas matérias sobre empresas que a adotam, dê uma olhada nas postagens mais antigas ou use o campo de pesquisa no menu (barra lateral à direita). Praticamente todas as indústrias adotam a LR, Coca-cola, Sansung, Nokia, Tetrapak, Natura, etc.

    ResponderExcluir
  26. ola patricia estou fazendo um trabalho sobre logistica reversa como reutilizar um produto que ja foi uzado vc tem alguma ideia para me ajudar desde ja agradeco meu imail e rosemari.grellmann@ gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  27. Olá Rosemari,

    Enviei no seu e-mail diversos artigos sobre logística reversa, com casos sobre diversos produtos diferentes, você primeiramente deve ler estes materiais para encontrar algo que tenha afinidade e desenvolver sua pesquisa. Se tiver mais dúvidas poste aqui no blog e logo responderei, ok?

    ResponderExcluir
  28. Patricia, boa noite.. Primeiramente, parabens pelo trabalho que voce desenvolve,e pela ajuda que voce da aos nobres mortais como eu. Esteive olhando nos comentarios acima, e vi que voce passou um material sobre o descarte de pilhas e baterias para celular.. Sera que pode me encaminhar este material tambem ?? marcelo@tqr.com.br Obrigado e novamente, parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  29. ola patricia vc pode me ajudar mandando novamente alguns trabalhos de logistica reversa pois perdi todos os seus que vc mandou meu computador de pane e perdi tudo, desde ja agradeco rosemari.grellmann@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Marcelo, tudo bem?
    Obrigada, fico feliz em saber que ajudo de alguma forma.
    Estou encaminhando materiais no seu e-mail, acesse também o site do CEMPRE www.cempre.org.br, tem um bom material sobre pilhas e baterias.
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. ESTOU CURSANDO MBA EM LOGISTICA E PRECISO FAZER UM TRABALHO EM CIMA DP CASE DE UMA EMPRESA E O CASE É O SEGUINTE A EMPRESA TEM APENAS UM CD PARA DISTRIBUIR PARA TODO O BRASIL SEU PRINCIPAIS CLIENTES SÃO C&C, Leroy Merlin, Wal-Mart ONDE AS ENTREGAS NÃO PODEM ULTRAPASSAR DE CINCOS DIAS QUAL SERA AMELHOR SOLUÇÃO SERIA VMI (Vendor Managed Inventory)Estoque Gerido pelo FornecedorSE VOCÊ TIVER ALGUM MATERIAL QUE POSSA ME AJUDAR ME ENVIE POR FAVOR
    MEU EMAIL É clapaopms208@hotmail.com
    cordialmente claudio

    ResponderExcluir
  32. Olá Cláudio,
    Este blog é dedicado à logistica reversa, no seu caso você está buscando materiais sobre logística de distribuição, eu não possuo materiais sobre este assunto, mas verifique no menu do topo da página, na aba "Materiais grátis" e "links úteis", indico vários links para baixar materiais grátis e você pode pesquisar por assunto, ok?
    Att,

    ResponderExcluir
  33. Bom dia patricia !
    to fazendo um trabalho de logistica reversa
    gostaria de sabe algumas coisa de logistica para sustentabilidade...poderia me ajudar?

    ATT,
    Flávia

    ResponderExcluir
  34. Olá Flávia,
    Me informe seu e-mail e então posso lhe enviar materiais, ok?
    Verifique no menu do topo da página, existem links para baixar materiais gráis, livros, dicas, sites confiáveis e revistas sobre meio ambiente e sustentabilidade.
    Att,

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Patricia
    Estou fazendo meu Tcc na area de logistica Reversa
    se possivel me mande algumas materias sobre esse assunto desde ja agradeço
    email williamfranca@hotmail.com
    Obrigado pela atençao
    Abraço

    ResponderExcluir
  36. Olá William, tudo bem?
    Enviei materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis. Se tiver dúvidas poste no blog e logo responderei, ok?
    Verifique também no menu do topo da página, aba materiais grátis, sites úteis e livros, você pode conseguir mais materiais. abçs e boa sorte em sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  37. Obrigado pela atençao patricia,recebi, vc tambem tem material sobre sustentabilidade ambiental, se poder me manda agradeço
    Abraço
    ATT
    William

    ResponderExcluir
  38. Olá William,
    Disponha. Na verdade a sustentabilidade se apóia em desenvolvimento econômico, social e ambiental, estes três fatores devem ser vistos em conjunto. Para baixar materiais sobre este assunto, acesse os anais do evento Congresso Nacional de Excelência em Gestão, o link está disponível na aba - Materiais grátis. Abçs

    ResponderExcluir
  39. Olá Patrícia, tudo bom!
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog, está me ajudando muito para elaboração do meu trabalho.
    Estou fazendo um trabalho sobre Logística Reversa( os quatro pilares da logística: Pós Consumo,Pós Venda,Ecoeficiência e Sustentabilidade) se possível você pode me enviar alguns materiais por email erika@pannet.com.br
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  40. Oi Patricia faço pos em logistica e meu tcc vai ser sobre logistica reversa adorei o seu blog tem muita informação interessante mais me deixou na dúvida sobre o que abordar na logistica reserva eu tinha em mente a sustentabilidade mas parece que este tema esta saturado o que vc me sugere?? tem algum material pra eu ler o livro eu ja encomendei. Muito obrigada segue meu email adriana.adreasi@terra.com.br

    ResponderExcluir
  41. Olá Adriana, tudo bem?

    Trabalhos que tratem da logística reversa com o conceito de sustentabilidade não foram ainda muito explorados, talvez você possa abordar isso.
    Enviei materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis, dê uma olhadinha também no menu no topo da página e verifique os sites para baixar artigos grátis.
    Se tiver dúvidas pode postar aqui no blog e logo responderei. abçs

    ResponderExcluir
  42. Olá Patrícia,

    Estou fazendo Trabalho em A diferença da logistica reversa na melhoria dos risidous. O que vc acha? Estou no caminho certo.
    A empresa é de tratamento termico.
    Desde Já obrigada.

    Sheila

    ResponderExcluir
  43. Olá Patricia, em primeiro lugar quero parabenzina pelo trabalho que vem realizando através do seu Blog e por disponibilizar tempo e compartilhar conosco seu conhecimento. Atitude louvável. Obrigado desde já.

    Patricia estou elaborando um tcc e gostaria de ajuda e algumas dicas.

    Meu tema é: O impacto socioeconômico e ambiental da logística
    reversa de pós consumo de pneus em uma empresa de Transporte e Turismo, visando a otimização de recursos como estrategia empresarial.

    Não Cheguei a consultar meu orientador, tentei somente deixar o tema direcionado a um caso de estudo e a qual tipo de logística reversa iria abordar, tentei tbm elucidar que tal impacto afeta a estrategia empresarial. (so não sei se delimitei corretamente) gostaria de uma opinião sobre meu tema.

    outra coisa gostaria de saber se vc tem algum material ou conhece algum que possa me ajudar com esse tema, aceito tbm sugestões de livros a consultar e a ler para maior esclarecimento que poderá enriquecer minha bibliografia.

    obrigado mais uma vez e segue meu email: bikman_00@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Olá Marcelo, tudo bem?
    Enviei materiais no seu e-mail.
    Existe um livro chamado "O reverso da Logística"da editora IBPEX que trata da LR de pneus, além disso acesse os sites da Reciclanip e AREBOP, os links estão no menu do topo da página "Links úteis".
    Para delimitar, o ideal seria você ler alguns dos materiais que enviei ok? Se tiver mais dúvidas, por favor deixe comentário aqui no blog e logo responderei.
    Abçs e boa sorte em sua pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patricia!
      irei ler todos os materiais que me mandou e entro deixo um post sobre a delimitação do meu tema

      obrigado de novo =)

      Excluir
  45. Olá Sheila,
    Preciso de mais detalhes a respeito do seu tema, ok? abçs

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, Patrícia quero conteúdo sobre dificuldade da logística reversa : pilhas e baterias agradeço desde já
    e-mail srt-jane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Olá Jane,
    Enviei alguns materiais no seu e-mail a respeito de pilhas e baterias e outros a respeito de LR, primeiramente você deve ler os materiais para identificar as principais dificuldades do processo. No meu livro "Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental", há um capítulo que trata disso. Basta clicar na foto do livro no topo da página e será redirecionada para a editora. Abçs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  48. Olá Patrícia, vou começar meu tcc, e a área escolhida foi a de logística reversa, só que estou com um pouco de dificuldade quanto a delimitação do tema e gostaria de pedir a sua ajuda.
    Pensei em aborda o lado da logística reversa como inclusão social, tipo hoje em dia tem muitas pessoas carentes ou de baixa renda, que se tornam empreendedoras com alguma descoberta inovadora como os resíduos de produtos, que não serão mais utilizados, como as garrafas petis. E conversando com um professor meu ele explicou quanto a importância de bibliografias do tema, devido a logística reversa ser uma assunto relativamente novo não há tantos livros assim. O que você acha da área delimitação? e se você possui matérias que possa me enviar? e quais livros eu posso esta lendo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Realmente a questão de logística reversa com inclusão social, no caso dos catadores de materiais recicláveis e também, empreendedores ainda é um assunto pouco explorado. Seria um tema extremamente interessante, você terá que se basear na Lei 12.305/10 que trata da PNRS e buscar trabalhos que tratem de catadores de materiais recicláveis.
      Realmente existem poucos livros sobre LR publicados no Brasil, você poderá encontrar os principais na aba "Livros" aqui do Blog. Mas é importante ressaltar que você não deve citar somente livros em seu TCC, você deve citar artigos, teses, dissertações, monografias, artigos e tudo isso, você pode baixar na internet gratuitamente, ressalto que existem muitos materias por exemplo no "google acadeêmico". Aqui no blog eu disponibilizo vários materiais gratuitamente, acesse a aba no topo da página "Materiais grátis"; "livros", "Revistas", "Links úteis", "Publicações" e "Legislação".
      Caso queira me fornecer seu e-mail posso lhe enviar materiais adicionais também.
      Espero ter auxiliado.
      Att,
      Patricia

      Excluir
  49. Oi, patricia estou pensando em fazer meu tcc na aréa de logistica reversa de pós consumo, o que você acha? teria como me passar o material mais focado nessa area?
    desde já agradeço.
    meu email é : cassiofonteles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Olá Cassio,
    Depende de que tipo de resíduos você vai tratar, a logística reversa de pós consumo envolve resíduos industriais, eletroeletrônicos no final da sua vida útil, pilhas e baterias, lâmpadas, embalagens usadas de diversos materiais, resíduos hospitalares, de construção civil etc.
    Estou enviando alguns materiais no seu e-mail, mais genéricos, assim que me informar sobre que tipo de resíduo irá pesquisar, posso enviar materiais específicos ok?
    abçs e sucesso em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  51. Olá patricia td bem?
    vou começar meu trabalho de tcc sobre logistica reversa mais ainda estou meio perdida
    estava pensando em falar sobre questão ambiental.
    vc poderia me enviar algum conteudo?
    frankissmy@hotmail.com
    obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  52. Olá Fran,
    Enviei materiais sobre LR no seu e-mail. Se você falar em LR, obrigatoriamente vai falar sobre a questão ambiental. Leia os artigos, assim será mais fácil definir o problema. Abraços e boa sorte em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  53. Ola Patricia tudo bem?
    Estou começando a desenvolver meu TCC e o tema escolhido foi LR abordando o REUSO (botijão de gás).
    Gostaria de saber se vc tem algum material sobre esse assunto para me enviar?
    meu e-mail: marcinhadiaz@yahoo.com.br
    Desde já agradeço sua atenção,
    *-*
    Márcia

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde Márcia,
    Enviei alguns materiais sobre logística reversa no seu e-mail, não encontrei nada especificamente sobre botijões de gás.
    Espero ter auxiliado. Boa sorte em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  55. Boa Noite Patricia.....
    Olhando no seu Blog, vi que vc conseguiu ajudar varias pessoas em seus TCC...comigo não eh diferente, estou aqui porque preciso de ajuda!!!!

    A delimitação do tema do meu trabalho é: Logística Reversa nas empresas de Cimento......não acho nada relacionado....sera que você pode me ajudar....


    cleonicedesouza054@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cleonice, não possuo materiais específicos ao cimento. Você encontrará nos links que indico aqui no blog, materiais relativos a LR da construção civil. Por favor verifique na aba no topo do Blog, materiais grátis e links úteis, pesquisando nestes sites pode encontrar algo relacionado. Atenciosamente, Patricia

      Excluir
    2. Prezada Cleonice, não possuo materiais específicos ao cimento. Você encontrará nos links que indico aqui no blog, materiais relativos a LR da construção civil. Por favor verifique na aba no topo do Blog, materiais grátis e links úteis, pesquisando nestes sites pode encontrar algo relacionado. Atenciosamente, Patricia

      Excluir
    3. Prezada Cleonice, não possuo materiais específicos ao cimento. Você encontrará nos links que indico aqui no blog, materiais relativos a LR da construção civil. Por favor verifique na aba no topo do Blog, materiais grátis e links úteis, pesquisando nestes sites pode encontrar algo relacionado. Atenciosamente, Patricia

      Excluir
    4. Prezada Cleonice, não possuo materiais específicos ao cimento. Você encontrará nos links que indico aqui no blog, materiais relativos a LR da construção civil. Por favor verifique na aba no topo do Blog, materiais grátis e links úteis, pesquisando nestes sites pode encontrar algo relacionado. Atenciosamente, Patricia

      Excluir
  56. Boa noite. Excelentes materiais você tem . Parabéns. Meu tcc e sobre logística reversa na construção civil. Irei fazer uma abordagem sobre o reaproveitamento de materiais cinza(blocos, cimentos e argamassa desperdiçados em obras.

    ResponderExcluir
  57. Ola Patricia.
    Meu tcc sera sobre a logística reversa na construção civil. Irei fazer uma abordagem no reaproveitamento de materiais cinza(cimento, bloco de concreto e argamassa) se você tiver algum material me mande por favor.
    fabiogisele2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Olá Patrícia! Primeiro de tudo, parabéns pelo blog, maravilhoso! Como todos aqui, tb venho pedir a sua ajuda! Eu gostaria de abordar na minha dissertaçãp a Logística Sustentável, na qual tb irei abordar a Logística...mas não tenho noção do tema. Vc poderia me indicar algum e tb me enviar material? Meu e-mail: rosekelly12@hotmail.com obrigada! Rosekelly

    ResponderExcluir
  59. Ola Patrícia,

    Estou cursando o Ensino Técnico em Logística, estou a procura de um tema de logistica reversa, poderia me auxiliar na escolha desse tema ?
    Tenho um Projeto de Abertura de empresa que irá fazer Demolição Seletiva,onde iremos reutilizar entulho de construção civil. Acha um bom tema ? Pode me mostrar outro ?

    Desde já agradecido.

    Qualquer coisa me contate por e-mail : feeh.coutoh@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Oi Patricia, boa noite!
    Também gostaria de receber uma ajuda sua com matérias sobre logística reversa voltado para sustentabilidade,mais especificamente pretendo fazer um estudo de caso na empresa Natura!
    Se tiver qualquer coisa neste sentido, o meu email é dadiane2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde pessoal! Todos os materiais que vocês precisam para os seus TCCs estão indicados nos links (das abas no topo do blog) materiais úteis, legislações, artigos, minhas publicações, etc. Não envio mais nada via e-mail. Por favor chequem os links que indico ok? Desejo sucesso na pesquisa de vcs! ;-)

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br