Hoje, o consumidor moderno, desafia as tradicionais teorias do marketing. Um produto manufaturado que satisfaça, suas necessidades e desejos, já não é mais o suficiente, querem mais.
O novo perfil de cliente, está preocupado com o destino que o produto adquirido terá, ao final de seu período de vida útil. Por isso, esta exigência representa novos desafios ás organizações do século XXI.
Nosso país, possui carências logísticas históricas, seus princípios praticados tão recentemente em nossa cultura, já conta com mais uma função: Oferecer aos clientes opções de descartes dos produtos adquiridos, um fator importante da chamada "Logística reversa".
Até então, a logística tinha como missão primordial, oferecer a infra estrutura necessária, para que os produtos manufaturados ,chegassem ao seu destino com a qualidade indispensável. Tornando-se um suporte ás políticas de marketing idealizadas.
Agora torna-se imperativo, pensar e agir no caminho contrário, pois trata-se de uma nova exigência do mercado, já temos bons exemplos a serem seguidos como o setor de pneumáticos e alumínio. Empresas como a Natura, estimulam seus consumidores a entregarem as embalagens utilizadas para suas revendedoras.
Nos centros urbanos brasileiros, quando acometidos por catástrofes urbanas, como enchentes de verão, é comum vermos o enorme número de garrafas do tipo pet contribuindo para aumentar a tragédia urbana, fato que começa a causar indignação e repulsa a este produto.
Assim como é a hora e vez da logística reversa, também deveremos ter o chamado Marketing Reverso, adotando a política do ganha-ganha em prol de uma sociedade melhor.
Por: Marcelo Dias
Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-marketing-e-a-logistica-reversa/44048/
"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)
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