"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Rede de supermercados em Maringá-PR dá exemplo de logística reversa

Na rede de supermercados São Francisco, a preocupação com o meio ambiente teve início na década passada com o reaproveitamento de papelão e ossos. Feito o plano de gerenciamento ambiental, a empresa destina corretamente todas as mercadorias que possibilitam o reuso. A triagem é feita em um centro de distribuição especialmente montado para isso e mantido com os recursos obtidos pela venda dos recicláveis.

Os hortifrutigranjeiros em boas condições alimentares que não tiveram saída nas lojas são encaminhados para 25 entidades assistenciais das cidades nas quais há loja da rede. Os produtos contra-indicados ao consumo humano são destinados à alimentação animal.

Os materiais recicláveis passam pelo processo de logística reversa: caminhões que foram para as lojas com mercadorias voltam para o centro de distribuição com o que pode ser reaproveitado. Sacolas plásticas oxibiodegradáveis, papelão, madeira, óleo utilizado nas cozinhas das lanchonetes, tudo volta para a natureza de maneira ambientalmente correta.

A rede também incentiva a consciência ambiental dos clientes. Além de oferecer sacolas retornáveis, mantém recipientes para receber óleo de cozinha usado em frente aos caixas em todas as lojas.

“Muitas pessoas não sabem o que fazer com o óleo com o qual cozinham e que é extremamente prejudicial à água, principalmente”, diz Jeane Nogaroli Guioti, presidente do Instituto São Francisco de Responsabilidade Social, responsável pela aplicação do plano de gerenciamento de resíduos. O óleo usado é coletado por uma empresa que o reutiliza na fabricação de biodiesel.

Fonte: http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/232742
Acesso em: 10-01-10

5 comentários:

  1. caro golegas sou estudante de logistica gostaria de saber mais detalhes sobre o logistica reversa do sabao se possivel podia enviar alguma literatura sobre isso .

    grato renanbergheme@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Renan,
    Você quer saber mais sobre a reciclagem do sabão ou do óleo, que é rerrefinado/reciclado e vira matéria prima para sabão?
    Nunca vi nada a respeito de logística reversa de sabão. Se for sabão, que tipo de sabão especificamente? Por favor, explique melhor seu problema de pesquisa.
    Estou enviando materiais sobre logística reversa, de diversos casos para você dar uma olhada, mas já lhe adianto que não há nada especificamente sobre isso.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Olá Renan,

    Conforme me esclareceu por e-mail, trata-se da reciclagem/rerrefino do óleo, que é matéria-prima do sabão. Poderá encontrar materiais no site: www.cempre.org.br e também nos sites que indico no blog. O Supermercado Extra - rede Pão de Açúcar tem um programa de coleta e rerrefino do óleo para a fabricação de sabão que vende em sua rede. Entre no site e dê uma olhada.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. desde quando vocês formaram esta instituição ?

    ResponderExcluir
  5. Desculpe... não entendi sua pergunta. Quer saber desde quando o Supermercado foi fundado? Se for isso deve perguntar à empresa, pois o blog só postou a notícia ok?

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br