"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

McDonald's da Riviera tem certificado verde

A Loja McDonald's, na Riviera de São Lourenço, em São Paulo é a única da franquia com certificação na América Latina.

Com mais de 50% de economia de água e 14% em energia, a loja do litoral de São Paulo é a primeira franqueada da América Latina com o selo emitido pelo Leadership in Energy and Environmental Design.

O LEED é concedido pelo U.S. Green Building Council, organização que reúne representantes dos setores da construção e da arquitetura para a promoção de edifícios que atendam critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção.

Para obter a certificação é necessário cumprir uma série de pré-requisitos. "Eles estão divididos em cinco grandes grupos: localização do empreendimento, energia, água, qualidade ambiental interna e materiais", explica Felipe Faria, do Green Building Council. "Por exemplo, na parte da localização do terreno, é obrigatório para o empreendedor o trabalho de proteção contra sedimentação e erosão antes do início da construção", diz.

Outras medidas que contam pontos são o acesso (se a construção dispensar o uso de veículos individuais), a pavimentação do solo e da cobertura (que deve favorecer a não-formação de ilhas de calor nas instalações) e, claro, obter níveis mínimos de eficiência energética.

"O LEED é um reconhecimento conceitual; ele dita alguns parâmetros e metas e o empreendedor utiliza sua criatividade e os itens oferecidos no mercado para cumprir os créditos e atingir o reconhecimento", diz Faria.

Para obter a certificação, a loja McDonald's da Riviera teve que seguir os parâmetros estabelecidos desde a construção e, em um ano de operação, o restaurante já teve economia de 50% no uso de água potável e de 14% no de energia elétrica - graças à adoção de painéis solares e lâmpadas LED.

Para ler a notícia completa acesse:http://portalexame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/mcdonalds-s-riviera-tem-certificado-verde-521226.html

Autoria:Paula Rothman, de INFO Online 18/12/2009 | 15:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br