"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 27 de setembro de 2009

Logística Reversa de latas de alumínio

No ano de 2007, somente a etapa de coleta (a compra das latas usadas) injetou anualmente R$ 523 milhões na economia nacional, volume financeiro equivalente ao de empresas que estão entre as maiores do país.
O material é recolhido e armazenado por uma rede de aproximadamente 130 mil sucateiros, responsáveis por 50% do suprimento de sucata de alumínio à indústria. Outra parte é recolhida por supermercados, escolas, empresas e entidades filantrópicas.
Com liga metálica mais pura, essa sucata volta em forma de lâminas à produção de latas ou é repassada para fundição de autopeças.
Aproximadamente 96,5% da produção nacional de latas foi reciclada em 2007. Mais uma vez os números brasileiros superam países industrializados como Japão e EUA. Os Estados Unidos recuperaram 51,6% de suas latinhas, a Argentina 88,2%, e o Japão 90,9%

Fonte: http://www.cempre.org.br/fichas_tecnicas.php?lnk=ft_latas_aluminio.php

2 comentários:

  1. Oi Patricia, td bem?
    Estou iniciando minha pesquisa para a monografia e gostareia e falar sobre a área de Logística Reversa de pneus.
    Por gentileza, poderia me indicar mais fontes para dar início à minha pesquisa, ou até mesmo algumas monografias com esse tema, somente para me dar uma luz, um caminho a seguir.
    Desde já agradeço,
    Meu email é erick_fleury@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. parabens
    noir garcia aracatuba sp

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br