"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 22 de agosto de 2009

Temas em Logística Reversa para trabalhos

Olá pessoal,

Para quem precisa escolher algum tema em Logística Reversa, dou algumas dicas:
1) vocês devem ler textos básicos sobre Logística Reversa para entender bem os conceitos e não cometer erros conceituais, para isso, indico o livro base "Logística Reversa - Meio ambiente e competitividade" de Paulo Roberto Leite e artigos científicos da área, disponíveis na internet... Acessem:

scholar.google.com.br
meusite.mackenzie.com.br/leitepr
www.patriciaguarnieri.blogspot.com
www.scielo.org
www.abepro.org.br
É um trabalho de pesquisa, vocês devem atentar para utilizar artigos confiáveis e sempre citar a fonte, evitem sites onde não há citação dos livros que os autores utilizaram ou do autor do artigo, pois podem cometer plágio, mesmo sem intenção.

2)Procurem casos de empresas que utilizam logística reversa, exemplos de reaproveitamento de resíduos que viram matéria-prima, há casos nos sites:

www.cempre.org.br
www.bbc.co.uk/portuguese/meioambiente
www.guiadelogistica.com.br
pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,5018,00.html
www.crlb.com.br

Estes casos podem auxiliá-los a delimitar o tema.

293 comentários:

  1. Ola Patricia, boa tarde!
    Estou cursando o 4º ano (8º semestre) de Engenharia de Produção no Mackenzie e tenho um enorme interesse em realizar o meu TGI (trabalho de graduação interdisciplinar) na área de Logística Reversa de pneus.
    Se a senhora puder me indicar algumas direções que devo seguir ou mais fontes para dar início à minha pesquisa eu ficarei grato.

    Aguardo seu contato.
    O meu e-mail é: pini.engenharia@gmail.com

    Atenciosamente,
    Gustavo Pini

    ResponderExcluir
  2. Suas dicas são muito boas. Estou com dificuldade de defirnir um tema para minha monografia. Até tentei fazer sobre logistica reversa.porém, verifiquei que havia pouca literatura, pelo menos em português. Então coloquei um tema que ainda nãoe stou satisfeito. Vou falar de logistica,o tema é mais ou menos assim" questoe de logistica em pequenas empresas que vendem pela internet. Não estou muito motivado por este tema.Na verdade, não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,

    Obrigada pela participação!
    Luiz Gustavo, estou te enviando um e-mail.
    Deixem seus e-mails pessoais e enviarei material para vocês. Desculpem a demora em responder, estive com uns compromissos importantes e não pude acessar com frequência.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Algo que acho essencial quando se faz um trabalho de conclusão de curso é: gostar do assunto que está pesquisando, pois você terá que respirar isso até defender o trabalho. Fica muito mais fácil e agradável pesquisar sobre algo que gosta, se puder mudar ainda, mude! Tenho bastante material e posso enviar por e-mail.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,

    - O primeiro passo é definir o tema e delimitar esse tema: Por exemplo, pesquisar sobre logística reversa - mas que parte da logística reversa? Logística reversa de pós-venda ou pós-consumo? Nichos de logística reversa? Recicladores? Empresas que terceirizam a logística reversa? Retornos obtidos? Vantagens? Dificuldades? Leis Ambientais?
    - Para definir isso, é necessário que leiam alguns materiais antes, para compreenderem o tema, estes artigos que enviei e os links que disponibilizei podem auxiliar muito. O livro do Paulo Roberto Leite é referência obrigatória.
    - Após isso, devem definir se farão um estudo de caso, ou pesquisa bibliográfica, levantamento, pesquisa ação, etc (ou seja, a parte metodológica), como coletarão os dados, que procedimentos utilizarão. Para isso a dica é consultar monografias ou Trabalhos de conclusão já defendidos como guia.
    - Tendo feito isso, tudo estará mais claro, deve-se então começar a pesquisa bibliográfica, respeitando a autoria, ou seja, citando os autores de tudo o que utilizarem.
    - Então podem começar a delinear o instrumento de pesquisa e coletar os dados, com estes dados comporão a parte de resultados para depois elaborar as conclusões.
    Sei que é um trabalho árduo, principalmente, quando é o primeiro deste tipo, mas o resultado vale a pena, o conhecimento adquirido e o prazer de saber que o seu trabalho contribuirá de alguma forma, é indescritível.
    Lembrem-se sempre de que é quem lhes indicará o que fazer, lhes dará apoio e os corrigirá quando saírem do caminho é o seu ORIENTADOR.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá professora!

    Gostaria de lhe poedir um auxilio.

    Sou estudante do 1° ciclo do curso de Logística e Tranportes da FATEC de Carapicuíba. Preciso desenvolver um projeto de pesquisa e estou com algumas dúvidas em relação ao meu tema. Gosto muito da logística que trata da área ambiental, tenho em mente dois temas, só não sei qual escolher. A sr. poderia me ajudar? O primeiro é: logística reversa: recilgem de garrafas pet objetivando diminuir custos e impactos ambientais; o outro é: Logística reversa: reciclagem de garrafas pet para confecção de tecidos visando redução dos impactos ambientais e geração de empregos.

    Gostaria de algumas sugstões.

    Desde já agradeço.

    Esse é meu e-mail: adriana.app.souza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriana!

    Os dois temas são muito interessantes, não sei se leu os outros tópicos no blog, pois há um tópico que fala de embalagens PET e você pode encontrar muitas informações a respeito no site do CEMPRE - www.cempre.org.br, também no site da ABEPRO (Associação Bras. de Engenharia de Produção) você pode encontrar artigos a respeito, inclusive sei que há um sobre PET para confecção de tecidos - www.abepro.org.br (anais ENEGEP). Quanto a escolher qual dos dois é melhor, você primeiramente, deve ler a respeito de ambos, para depois delinear como (metodologia) pretende realizar a pesquisa(Pesquisa Bibliográfica, Estudo de caso, Levantamento). Se for estudo de caso, por exemplo, tem que analisar se alguma empresa disponibilizará os dados a você, se for levantamento deve analisar a quantidade de empresas que deve enviar questionários e se revisão bibliográfica, deve conseguir muitas referências bibliográficas.
    Creio que um critério que pode utilizar para decidir é a disponibilidade de materiais a respeito (artigos, dissertações, teses).

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Patrícia,

    Estou fazendo meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre “Logística Reversa de PET e sua destinação na Industria Têxtil”, e gostaria de saber se você tem algum material que possa disponibilizar para enriquecer meu trabalho.
    Grato

    Rodrigo Haroldo
    ro_haroldo@yahoo.com.br
    (11) 8536-6184

    ResponderExcluir
  9. Olá Rodrigo,

    Acesse esses links:

    http://www.plastico.com.br/revista/pm324/reciclagem2.htm

    http://www.gruppomg.com.br/rev_pet/Revista_pet_24.pdf

    http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR104_0195.pdf

    http://www.tramaecologica.com.br/Sobre_Reciclagem.htm

    http://modaecologica.blogspot.com/2008/03/mais-curiosidades-sobre-fibra-de-pet.html

    http://www.ecotece.org.br/conteudo.php?i=59

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Ola Patricia, boa tarde!
    Estou pós graduação em Logistica e estou iniciando minha pesquisa para a monografia na área de Logística Reversa de pneus.
    Se a senhora puder me indicar algumas direções que devo seguir ou mais fontes para dar início à minha pesquisa eu ficarei muito agradecida .

    Aguardo seu contato.
    O meu e-mail é:nattasousa@gmail.com

    Preciso montar meu plano de trabalho e não sei como começar :

    TEMA
    (Fato ou Fenômeno a ser estudado)
    TÍTULO
    (Nome do estudo de acordo com o conteúdo)
    PROBLEMA
    (Questão central a ser enfocada em seu estudo escrita sob a forma de pergunta)
    JUSTIFICATIVA
    (Razão ou motivo do trabalho)
    OBJETIVO GERAL
    (Propósito central de seu estudo)
    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    (Outros objetivos que seu trabalho pretenda)
    HIPÓTESE
    (Possível resposta ao problema acima formulado)
    ou
    QUESTÕES SECUNDÁRIAS
    (Em caso de estudo exploratório)
    DELIMITAÇÃO
    (Especificação do objeto de estudo e onde o mesmo será estudado)
    PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
    (Como pretende desenvolver o trabalho? Enfocar detalhes da amostra, metodologia empregada e referências bibliográficas)


    Atenciosamente,
    Renata Sousa

    ResponderExcluir
  11. Olá Renata,

    Estou enviando a você por e-mail algumas monografias, dissertações de mestrado para que possa ter uma idéia de como começar. Sugiro primeiramente, que acesse os sites que disponibilizei neste tópico e em outros tópicos do blog, inclusive há um tópico sobre logística reversa de pneus.
    Quanto ao seu projeto, se analisar as monografias e dissertações perceberá que são os mesmos itens, porém quando se faz o projeto, você está se propondo a fazer e no trabalho concluído, você já realizou a pesquisa e deve relatar.

    Espero ter auxiliado.

    Abraços e obrigada pela participação no blog!

    ResponderExcluir
  12. Ola Patricia ,
    Boa tarde !

    Me ajudou tanto que ja estou aqui de novo , precisando de voce .

    Por favor , voce tem algum artigo com o tema
    " Importância da Logistica nos tempos atuais e futuros " e;

    "Importância da Gestão de Processo para a logistica."

    Aguardo seu contato.
    O meu e-mail é:nattasousa@gmail.com

    Preciso montar fazer um trabalho , e não acho muita coisa a respeito dos dois temas acima .

    Desde ja agradeço sua ajuda .
    Abraços , Renata Sousa

    ResponderExcluir
  13. Oi Patricia ,

    Por favor , voce vai conseguir me ajudar com algum artigo com o tema
    " Importância da Logistica nos tempos atuais e futuros " e;

    "Importância da Gestão de Processo para a logistica."

    Obrigada !!
    Abraços , Renata Sousa

    ResponderExcluir
  14. Fernanda Eller Delsechi16 de outubro de 2009 às 11:43

    Ola Patricia, boa dia!
    Estou me graduação em Logistica e fazendo minha monografia na área de Logística Reversa de pneus.
    Se a voce puder me indicar algumas direções ou mais fontes, me ajudaria muito.

    Aguardo seu retorno, se puder responder por e-mail, é mais facil.

    O meu e-mail é: ellerdelsechi@ig.com.br

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  15. Oi Patricia ,

    Por favor , voce tem algum exemplo de plano de pesquisa para monografia de Logistica Reversa ?

    Obrigada , Renata Sousa

    ResponderExcluir
  16. Olá Renata,

    Enviei um e-mail para você hoje com alguns links que pode consultar e encontrar artigos sobre este assunto, eu não tenho exatamente sobre este assunto, pois os assuntos foco de minhas pesquisas são Logística Reversa e Supply Chain Management.
    Você pode acessar:
    www.abepro.org.br (anais enegep)
    www.scielo.com.br
    scholar.google.com.br/
    www.bu.ufsc.br/teses_nacionais.html
    www2.coppead.ufrj.br/
    www.ibralog.org.br/artigos.php

    Abraços,

    ResponderExcluir
  17. Ola! Curso eng de produção e estou fazendo minha tcc (trabalho de conclusão de curso) sobre a reciclagem da garrafa pet baseado no proceso da logística reversa. gostaria que vc me ajudasse com alguns artigos ou livros, que possam ser acrescentados no trabalho.
    desde já agradeço pela atenção@
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. ola eu faço logistica estou fazendo um trabalho de logistica reversa ,sobre leis e iso ,sera q tem materia sobre esse assunto ,desde ja agradeço obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu tenho um artigo publicado, no qual cito algumas leis gerais sobre logística reversa.Está disponível no easy share, voce pode baixá-lo. O título é "A caracterização da logística reversa em suas áreas de atuação pós-venda e pós-consumo". Se quiser posso enviar também via e-mail, basta me informar o seu e-mail.
    Além disso, você pode pesquisar nos sites: Instituto Ambiental de cada estado, CEMPRE, Ministério do Meio Ambiente, entre outros.
    Porém, dependerá de que tipo de produto e situação está tratando em seu trabalho, existem legislações específicas para cada caso.
    Se puder detalhar melhor seu trabalho, posso lhe auxiliar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi Patricia,
    Irei começar um TCC sobre logística reversa, com isso eu vou começar a historia da Logística desde o começo dela em 1940 na Segunda Guerra até o final e depois irei falar como q existiu a Logística Reversa e tenho q contar ela inteira também, os 3 conceito de logísitca reversa e muito mais, espero que você possa me ajudar.

    e-mail: parolinineto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Nelson,
    Posso lhe enviar alguns materiais que possuo sobre Logística Reversa, sobre Logística o mais adequado é você utilizar os livros de Ballou (1993), Pozo (2001), Christopher (1999), Bowersox e Closs (2001), além de outros autores que também falam sobre a história e evolução da logística.
    Sobre Logística Reversa existe um livro que é considerado uma das primeiras obras publicadas a respeito, porém está em inglês,
    ROGERS, D. S. & TIBBEN-LEMBKE, R. S. (1999) - Going backwards: reverse logistics trends and practices. Universidade de Nevada. Reno. Ele é um e-book e está disponível no formato pdf na Internet, basta você pesquisar no google. Outra obra que não pode faltar no seu trabalho é Logística Reversa : meio ambiente e competitividade de Paulo Roberto Leite (2003), que é o precursor da Log. Reversa no Brasil.
    Uma pergunta: Qual é especificamente o seu tema? vai falar sobre a história e evolução da logística até a logística reversa? ou é outro tema?
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. Olá Patrícia,
    Respondendo a sua pergunta eu vou falar somente a historia da logistica a evolução dela até a logística reversa.
    Eu estou usando Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada do Hong Yuh Ching, Logistica Empresarial do Ronald H. Ballou(2007)


    Esse livro q vc me endicou Logística Reversa : meio ambiente e competitividade de Paulo Roberto Leite (2003), que é o precursor da Log. Reversa no Brasil.
    Esse livro é bom mesmo se for vou ter que comprar ele pq na faculdade q eu estudo ñ tem ele, somenta na faculdade de Uberlandia q encontro ele, ai estou pensando em comprar ele se valer a pena.

    Vamos trocar e-mail fica mais facil para gente conversar. Espero a sua ajuda por favor quero fazer um trabalho perfeito sobre logística.

    ResponderExcluir
  23. Olá Nelson,

    enviei materiais no seu e-mail. Espero que sejam úteis. Quanto ao livro do Paulo Roberto Leite, além de ser o melhor é o primeiro e único até o momento publicado no Brasil. Não pode faltar no seu trabalho, é uma obra essencial.

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde.
    Adorei seu blog, já anotei todos os endereços citados acima, vou começar a pesquisá-los agora.
    Em um dos seus comentário, vc menciona o texto "A caracterização da logística reversa em suas áreas de atuação pós-venda e pós-consumo", poderia por favor enviá-lo para meu email?

    belleadm@hotmail.com

    Desde já agradeço. Abraço da Isabelle.

    ResponderExcluir
  25. Olá Isabelle!

    Que bom que gostou do blog. Estou enviando alguns materiais no seu e-mail.

    Abraços e sucesso em seus estudos!

    ResponderExcluir
  26. Olá professora Patrícia. Como vai?
    Agradeço em nome de todos os leitores por abordar o tema Logística Reversa e dar atenção a todos que a procuram. Estou propensa a escrever um artigo de conclusão de curso sobre este tema. Contudo, não tenho pretensão de fazer uma pesquisa qualitativa de campo e sim uma quantitativa, pesquisando estudos já existentes sobre o tema. Tem conhecimento de alguma empresa que esteja utilizando este conceito de logística reversa e mais que tenha sido publicado algum estudo sobre esta empresa? Meu email é robertatrindade@gmail.com. Já tenho em mente qual será o meu problema. Te falo em off rsrs Agradeceria imensamente seu contato. abraço Roberta

    ResponderExcluir
  27. Olá Roberta,

    Obrigada pelo comentário! fico feliz em saber que o blog está contribuindo.
    Interessante sua proposta de pesquisa, existem várias empresas que, reconhecidamente, utilizam a Logística Reversa e com certeza, já tiveram artigos relatando seus casos, a HP é um exemplo, a Rhodia, Xerox, etc. Muitas empresas não tão conhecidas, possuem iniciativas consideráveis. Talvez em vez de focar alguma empresa específica, você poderia focar em algum ramo, por exemplo, indústria de eletroeletônicos, automobilística, etc...
    O primeiro passo é encontrar vários artigos publicados em eventos e periódicos qualificados e fazer seu levantamento quantitativo.
    Acesse os sites:
    http://scholar.google.com.br/
    http://www.scielo.org/php/index.php
    http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp
    http://www.publicacoes.abepro.org.br/
    Todos estes são sites super confiáveis, onde com certeza, você encontrará artigos sobre este tema, no último site da Abepro (Assoc. Bras. de Eng. de Produção), você pode consultar por ano, sei que aí encontrará muitos, inclusive alguns meus.
    É importante também que delimite o período e escopo da sua pesquisa, por ex., um levantamento dos últimos 5 anos de publicações do ENEGEP sobre o tema Logística Reversa. Pode apresentar os dados em uma tabela, ficaria muito interessante.

    Enfim... existem muitas possibilidades, te enviarei um e-mail com alguns materiais que possuo.

    Se precisar de algo estou a disposição!

    Abraço e sucesso em suas pesquisas!

    Patricia

    ResponderExcluir
  28. Oi Dr. Patricia , meu nome é Elaine , faço graduação em geografia na Universidade Estadual do Centro Oeste - PR , Apaixonada pelo tema logistica e motivada por uma tese de doutorado de um dos meus professores , onde o tema era circulação e logistica , gostaria de fazer um trabalho de logistica reversa, mas começei a ler 0os artigos agora e achei o tema extremamente abrangente o que me deixou um pouco perdida,a principio pensei em trabalhar falando do tema , mas achei que ficava faltando algo , então gostaria de focar o meu trabalho e foi justamente ai que não estou encontrando solução. A região onde moro é uma região agricula , onde quase toda a região é tomada pela plantação de fumo , pensei em algo ligado a isso , talves as embalagens de veneno .
    Gostaria de seu auxilio, e parabens pelo seu blog , fiquei maravilhada , quando o encontrei e consegui sanar uma grande parte de minhas duvidas , mais uma vez parabens pela iniciativa.
    meu email : elainesur@hotmail.com
    fone 42-34632445

    ResponderExcluir
  29. Que bom que gostou do blog, tento atualizá-lo toda semana, postando notícias e esclarecimentos, acesse sempre que puder para se atualizar.
    Creio que abordar as embalagens de agrotóxicos seria uma ótima idéia, o Brasil é pioneiro na logística reversa deste tipo de embalagens.
    Orientei uma monografia sobre isso em 2008, te enviarei por e-mail. Você pode também acessar o site da ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal e INPEV, além do site do Ministério do Meio Ambiente. Com certeza encontrará informações importantes.
    Espero ter ajudado e se precisar de algo mais, entre em contato.
    Abraços,
    Patricia

    ResponderExcluir
  30. Oi Patricia,
    Conclui o curso de POS em Gestão Ambiental e preciso fazer o projeto do meu trabalho de Conclusão. Gostaria de escrever sobre Logistica Reversa e descobri seu blog por acaso. Parabéns pela iniciativa.
    Como você tem conhecimento sobre o assunto peço sua ajuda para começar o trabalho.
    Aguardo seu contato
    Um abraço,
    Sergio M. Zieger (serjaomz@gmail.com)
    Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  31. Olá Sérgio, tudo bem?
    Obrigado por participar do blog.
    Então... quanto ao início da pesquisa, é uma fase um pouco complicada porque terá que decidir o que irá pesquisar e diante de uma gama tão grande de opções é realmente uma tarefa difícil.
    Primeiramente, lhe aconselho a ler o livro Logística Reversa: meio ambiente e competitividade de autoria de Paulo Roberto Leite, este é o primeiro e único livro publicado no Brasil a respeito do tema, portanto, este autor é o precursor do assunto aqui e é uma obra indispensável em qualquer pesquisa sobre o tema. Desta forma, você conhecerá os principais conceitos e terá uma idéia melhor do que fazer. Após isso, seria interessante que lesse artigos sobre Logística Reversa, então você perceberá que existem diversas aplicações da Logística Reversa, para isso leia o primeiro comentário que deixei neste post sobre Temas em Logística Reversa para trabalhos, lhe enviarei também alguns materiais por e-mail.
    Após isso, você terá condições de decidir o que fazer, ou seja, como direcionar seu trabalho, como delimitá-lo e poderá definir a metodologia que utilizará. Tenho frequentemente postado vários comentários com artigos ou trechos de artigos curtos sobre aplicações da Logística Reversa, seria bom lê-los, isto o auxiliará a compreender o tema mais rapidamente, porém estes não podem ser utilizados em sua pesquisa como referência bibliográfica, pois não tem qualificação científica, apesar de serem todos artigos de qualidade, tem caráter meramente informativo.
    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Patricia

    ResponderExcluir
  32. BOA NOITE PATRICIA.
    ESTOU MONTANDO MEU TCC SOBRE LOGISTICA REVERSA. VC TERIA MAIS ARTIGOS QUE FALEM A RESPEITO DO ASSUNTO?
    COMO POSSO MONTAR ESSE TRABALHO DE PESQUISA POIS AINDA NÃO SE TEM MTOS ARTIGOS PARA PODER EXPLORAR DESDE JA MTO AGRADECIDO

    ResponderExcluir
  33. Olá Patricia,

    Sou estudante de Operações Logisticas e escolhi o tema da monografia "Logistica reversa de embalagens de agrotóxicos" e enquanto procurava alguma "luz", por onde e como devo começar a abordar o assunto, encontrei o seu blog.
    Vi que tem grande conhecimento no assunto e gostaria de saber se poderia me ajudar com a monografia.

    Aguardo o seu retorno, o mais breve possivel.
    Obrigada,
    Sandra (sandra.sk@gmail.com)

    ResponderExcluir
  34. Olá Patricia,

    Sou estudante de Operações Logisticas e o tema da monografia é Logistica Reversa de Embalagens de Agrotóxicos, porém, não sei por onde começar e como vc domina o assunto, gostaria de pedir a sua ajuda.

    Obrigada,
    Sandra (sandra.sk@gmail.com)

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal,

    Enviei nos seus e-mails os materiais sobre LR. Qualquer problema me avisem.
    Quanto a como começar a pesquisar, leiam os posts anteriores, encontrarão muitas dicas, sites de pesquisa, sites para e-books grátis, se tiverem dúvidas adicionais, me informem.

    Abraços,

    Patricia

    ResponderExcluir
  36. Olá Patrícia,meu nome é Gisele estou cursando o 7º período de engenharia de produção na Fatec,em Itabira-MG,preciso fazer meu tabalho de conclusão de curso e gostaria que fosse sobre a importância da implementação da logística reversa nas empresas,gostaria de dados sobre como as empresas do Brasil e do mundo, de uma forma geral lidam com este assunto.Se tiver algum material por favor mande para o meu e-mail giselesabrinefilgueiras@yahoo.com.br.Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. ola Dr patricia mim chamo cintia freitas e faço mba em logistica empresarial, estou començando o meu projeto na area de logistica reversa,mais estou em duvida do meu tema, gostaria de fala algo relacionado com o meio ambiente. gostaria de algumas sugestoes e fontes onde eu possa encontra.
    obg pela atenção abraços

    ResponderExcluir
  38. ola doutora patricia boa tarde, mim chamo cintia freitas e faço mba em logistica empresarial, estou com uma pesquisa bibliografica pra fazer e quero aborda sobre logistica reversa e o meio ambiente,gostaria de ter algo falando sobre logistica reversa e fabricaçao de pneus.
    meu email: cintiaf.freitas@gmail.com
    agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  39. Olá Cintia,

    Já enviei e-mail com os materiais. Se tiver mais dúvidas, entre em contato.

    Boa sorte em suas pesquisas

    ResponderExcluir
  40. Ana Carolina de Oliveira Lima13 de fevereiro de 2010 às 19:07

    Olá Patrícia. Me chamo Ana Carolina e estou cursando o 4º ano de Engenharia Ambiental na Unilins. Estou pensando em defender como tema do meu TCC alguma área relacionada a Logistica Reversa, mas estou receosa pois existe pouca bibliograffia sobre o assunto. Dei uma olhada nas suas dicas e sites disponibilizados e quero saber se você tem alguma dica pra me ajudar a fazer uma boa escolha. Agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  41. Ana Carolina de Oliveira Lima14 de fevereiro de 2010 às 20:03

    Ops...dados -> kuky.lima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá Ana Carolina e Nádia,

    Acabei de lhes enviar materiais sobre LR. Verifiquem os outros posts e comentários do blog, com certeza, haverão muitas outras coisas que poderão lhes ajudar em suas pesquisas. Se tiverem dúvidas adicionais, por favor, postem no blog e logo responderei.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Patrícia!

    Meu nome é Aline de Sá. Eu e minhas colegas, alunas do curso de Administração de empresas da FIG - Unimesp em Guarulhos, estamos desevolvendo um TCC sobre logística reversa. Especificamente, o tema é: "´Logística Reversa como uma ferramenta de marketing, um estudo de caso da Goóc"
    Queremos abordar a LR como uma forma de promover a empresa e alavancar vendas. Estaremos realizando um estudo de caso sobre a Goóc que está lançando a primeira sandália retornável do mercado e vamos aprofundar em como ela está usando a campanha para alavancar vendas.
    Gostaríamos muito que nos prestigiasse com a sua opinião sobre o tema, além de, se possível, contribuir com indicações bibliográficas a fim de elevar o nível de nossa pesquisa científica.
    Desde já agradeço!

    Aline de Sá (aline_net3@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Aline, como vai?

    Já enviei materiais para você via e-mail, quanto ao tema é realmente muito interessante, muitas empresas estão se utilizando do marketing verde, usando a logística reversa como ferramenta, para atrair, conquistar e manter clientes, percebendo esta nova sensibilidade ecológica que aflora nos consumidores atualmente.
    No livro de Paulo Roberto Leite você vai encontrar trechos sobre o tema, além de uma visão completa do que é LR, suas áreas de atuação, estudos de caso, conceitos importantes. Este é o livro que não poderá faltar nas referências do trabalho de vocês. É, por enquanto o único livro específico sobre LR publicado no Brasil, mas vocês podem encontrar trechos sobre o tema em livros de Logística, porém, os autores em grande parte usam os conceitos de Paulo R. Leite, então é melhor ir direto na fonte, não é?
    Além deste, podem pesquisar nos links que disponibilizo no blog, artigos mais específicos sobre o tema, de antemão te informo que encontrarão muito material nos "Anais do Enegep - Encontro Nacional de Engenharia de Produção", fica fácil a busca pois pode procurar por ano e por tema, o site é: http://publicacoes.abepro.org.br/
    Quanto ao estudo de caso na empresa que citou, realmente torna o trabalho mais rico e interessante. Inclusive, fiquei curiosíssima para saber mais sobre essa empresa, quando tiverem mais informações, se possível, gostaria que me enviassem.
    Qualquer ajuda adicional que precisem, postem comentários no blog, ficarei feliz em ajudar.
    Ah, outra coisa... dêem uma olhada nos tópicos mais antigos, há dicas sobre como iniciar a pesquisa de vocês.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  45. Olá, doutora. Me chamo Cleomar, Fiquei feliz de conhecer seu blog e saber que atraves de seus amplos conhecimentos tens ajudado muitos alunos que assim como eu necessitam de uma orientação para a realização de um trabalho sobre logistica reversa. Ciente de sua presteza venho assim como os demais buscar sua ajuda e orientação para que eu possa elaborar um trabalho sobre logística reversa. Estou cursando o 3o periodo de logistica na UNA, gostaria de abordar um tema especifico dentro da logistica reversa, mas, confesso que ainda estou como que meio perdido diante de um assunto tão vasto e rico. Terei que apresentar o trabalho diante de uma banca examinadora e gostaria de ter em mãos o material necessario para me sair bem neste trabalho. Irei sem duvida ler o livro que voce tem recomendado. Gostaria de sua ajuda e sua orientação. Um abraço. Meu e-mail:cleomarr@gmail.com.

    ResponderExcluir
  46. Olá Cleomar, tudo bem?

    Que bom que gostou do blog!Obrigada! Tenho tentado responder aos comentários o mais rápido possível e atualizar o blog com notícias atuais sobre Logística Reversa espero estar realmente auxiliando a quem precisa.
    Quanto ao teu trabalho, você vai adorar escrever sobre o tema, é muito interessante, e transforma a consciência de quem o pesquisa.
    Você pode utilizar os materiais que estou enviando agora para você por e-mail, e terá que ler muito para definir e delimitar o tema de pesquisa e conversar com seu orientador. Estes materiais enriquecerão sua pesquisa, mas como ainda não definiu será interessante pesquisar mais materiais nos links que disponibilizo aqui no blog, vou abrir um tópico novo sobre links para busca de materiais, depois acesse, ok?
    Abraços e se tiver mais dúvidas, entre em contato aqui pelo blog.

    ResponderExcluir
  47. Ok! doutora, muito obrigado pela sua atenção. Irei seguir suas orientações e assim que for surgindo duvidas eu entrarei em contato.
    Um abraço.
    Cleomar

    ResponderExcluir
  48. Olá Dr. estou cursando técnico em logistica , no 3ºmódulo, em junho será entregue meu tcc, nosso assunto é sobre a logistica reversa das embalagens tetra pak, será que teria algum material, ou dica sbre esse assunto? Ja temos varias pesquisas, mas agora surgiu uma duvida que no Brasil há uma legislação que proibe o uso de material reciclado para embalar alimentos, mas já procuramos sobre est´alei e nada encontramos, poderia nos orientar.
    Agradeço.
    Cirlene
    cirlenelena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá Cirlene, como vai?
    Enviei um e-mail com materiais, espero que possa utilizar algo. Porém, mais especificamente sobre o tema terá que pesquisar nos links que disponibilizei no blog.
    Quanto à legislação sobre embalagens para produtos alimentícios, você deve acessar o site da Anvisa:
    http://www.anvisa.gov.br/alimentos/legis/especifica/embalagens.htm

    Todas as legislações específicas estão lá.
    Sobre as embalagens Tetra Pak, especificamente, elas são utilizadas para fabricar produtos diversos (telhas, porta-canetas, móveis, cinzeiros, canetas), além de existir uma tecnologia para separar o polietileno, do aluminio e do papel e transformá-los em matéria-prima com maior valor agregado novamente. No site da empresa você encontrará muitas informações, pois eles têm muitas iniciativas ambientais que envolvem a logística reversa.
    Qualquer dúvida, por favor, poste no blog, ficarei feliz em ajudar.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  50. Olá Prfª. Estou com dificuldade de defirnir um tema para meu artigo científico. Estou no 7º sem de Administração. Gostaria de falar sobre alguma área da logistica.Trabalho atualmente com a área de entrega e faturamento e gostaria de associar os assuntos no meu artigo.Na verdade, não sei o que fazer...gostaria de uma sugestão sua...agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  51. Olá!
    O ideal seria você associar sua pesquisa com a sua área de trabalho. Já que trabalha com entregas e faturamento, estaria mais focado em Logística de Transportes ou Distribuição.
    O primeiro passo é obter livros sobre Logística Empresarial, existem vários: Ballou, Dornier, Bowersox e Closs, Pozo, etc. Verifique o que há disponível na biblioteca da sua faculdade... você deve primeiramente entender o que é logística para depois focar em Logística de Transportes ou Distribuição.
    O fato de trabalhar na área, torna tudo mais fácil, seria muito legal se uma parte do artigo fosse um estudo de caso sobre a empresa que trabalha.
    Se tiver mais dúvidas, por favor, poste aqui no blog e logo responderei.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  52. oi Patricia, sou aluno de ADM e pretendo fazer meu trabalho sobre o tema de logistica reversa, mas preciso delimitar o tema, poderia me ajudar com algum material de pesquisa, fico desde ja agradecida e disponho meu email, para contato.
    alessandratoledo7@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Olá Patrícia.
    Estou finalizando o curso de Logística e meu trabalho de conclusão do curso, esta relacionado a logistica reversa; tenho pesquisado mto sobre o tema, porém gostaria de um material que me mostrasse outro ponto de vista sobre o assunto. Descobri seu blog e gostei mto das dicas e creio q terei otimos resultados. Penso em abordar o tema logistica reversa nas empresas e/ou ressaltar a importância da mesma relacionado ao meio ambiente.Aguardo retorno.Obrigada
    meu e-mail: adrianaregis_udi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Olá Alessandra!

    Enviei no seu e-mail alguns materiais, lista de bibliografia e algumas dicas.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  55. Olá doutora. Mais uma vez quero lhe agradecer por ter me respondido e por ter dado uma orientação inicial para mim concernente ao meu trabalho de Logistica Reversa. Definimos o tema o qual é: A Importancia da Logistica Reversa para a Organização. Já adquiri o livro do Paulo Leite, se puder gostaria mais uma vez de poder contar com sua ajuda, indicando mais materiais disponiveis que venha agregar recursos para a desenvoltura do trabalho em pauta. Fico no aguardo desde já antecipo meus agradecimentos pela atenção.
    Um abraço,
    Cleomar(cleomarr@gmail.com)

    ResponderExcluir
  56. Ola Cleomar,tudo bem?

    Este tema que vocês definiram é bastante genérico, então você primeiramente deve ler o livro de Paulo Roberto Leite e também os artigos que lhe enviei. Há um artigo que eu publiquei "A caracterização da logística reversa de pós-venda e pós-consumo agregando valor econômico, legal, ambiental e logístico para as empresas". Ele fala especificamente disso... dos valores que a LR agrega, ou seja da importância que ela tem para as empresas... Leia esse artigo, inclusive o prof. Paulo R Leite o indica no seu site como bibliografia básica.
    E depois tente agregar com os outros materiais.
    Eu tenho mais materiais, mas são mais específicos, por ex: pneus, vidro, pet, etc...
    Abraços,

    ResponderExcluir
  57. Oi Patrícia,

    Gostei muito do seu blog!!!! Parabéns!!!!
    Entao, meu dilema é o seguinte. Estou no 8º periodo do curso de Eng. Mecanica com ênfase em Produção e estou começando a fazer meu projeto de tcc. Estou pensando em fazer algo em logística e gostei bastante do assunto LR.
    Gostei tb do tema analise de logistica e custo tecnológico de um sistema. O que vc sugere? Estava pensando em fazer algo de otimizaçã de processo em logística. A verdade é que estou perdidinho! Se pedeu me ajudar. :)
    Meu email é guilherme_87@hotmail.com
    Aguardo contato.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  58. Olá Guilherme, tudo bem?
    Obrigada! Continue acessando o blog, sempre posto notícias atuais sobre o tema.
    Então... o critério para você escolher entre um tema e outro, é a afinidade que tem com o tema. Você já teve alguma experiência com logística (estágio, trabalho)? Como pretende fazer a pesquisa (bibliográfica ou de campo)?
    O ideal seria ler alguns artigos a respeito dos dois temas e identificar o que prefere. Estou te enviando alguns materiais sobre LR no seu e-mail.
    Qualquer dúvida, entre em contato aqui pelo blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  59. Olá Patricia estou cursando logistica na Inesul no Paraná e estou iniciando minha monografia sobre logistica reversa com as garrafas de vidro da coca-cola um estudo de caso sobre esse assunto, e gostaria de saber se vc teria algum material para me ajudar.

    diorgeneslsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Olá Diorgenes,
    Enviei alguns materiais mais genéricos no seu e-mail. Espero que lhe ajude. Pode acessar os sites que indico no post “Sites confiáveis para pesquisa sobre Logística Reversa" e encontrará algo sobre embalagens retornáveis de vidro
    Abraços e sucesso em seus estudos!

    ResponderExcluir
  61. Olá Patrícia,
    Gostaria que a Senhora me enviasse material sobre PET, pois estou com dificuldade sobre o tema.
    Obrigada!
    Alessandra
    alessandratoledo7@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Patricia e Feliz Pascoa,q esta nova vida renovada tragam muita paz e alegria a vc e a todas para esta nova caminhada.
    Oi, sou Jacqueline,50 anos,retornei ao estudo,estou fazendo o tecnico em logistica,meu tcc é p junho e peço sua ajuda.Seu blog é uma pedaço de nossa caminhada, ótimo.
    Estou fazendo tcc logistica reversa pet,mas, aprofundando mas nos livros,temas,revistas,videos ,como,Paulo Roberto Leite,Lambek,Historias das Coisas, nao que eu li o livro todo, mas fiquei que logistica reversa no momento atual nao é so reciclagem mas vai muito alem do q esperamos da LR.MEIO AMBIENTE,ORGANIZAÇOES,GOVERNO E PRINCIPALMENTE AS PESSOAS.
    Aqui q peço a ua ajuda pois no meu tcc estou no começo,foi a referências bibliográ,o q é o pet e agora vamos p estudo de caso e perguntas.eu queria mudar sem mexer no pouco q esta pronto ,seria possivel? Meu desejo é de colocar a implementação da logística reversa nas empresas.
    Por favor acende esta luz q esta um pouco baixa.
    BJS
    Agradeço pela sua atençao.
    jaquelinejacques2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. Olá Jaqueline,

    Obrigada! Feliz Páscoa para você e seus familiares também!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la por voltar a estudar e enfrentar tantos desafios, tenha perseverança e continue seus estudos, lhe desejo muito sucesso!
    Quanto ao tema escolhido, não poderia ter sido escolha melhor, além de ser algo extremamente necessário para os profissionais atuais, é um tema que muda a consciência e a atitude de quem o pesquisa.
    Eu sou apaixonada pelo meio ambiente e a logística reversa é uma das soluções para o problema dos resíduos.
    A LR é a operacionalização do descarte correto dos residuos, envolve muito mais que a reciclagem, envolve também a doação, incineração, descarte final nos aterros adequados, reutilização, reuso e agrega valores econômico, legal, ambiental, logístico e de imagem corporativa para as empresas. Por isso, é necessário ler muito, com os livros que está lendo e mais os materiais que lhe enviei, além das legislações existentes conseguirá fazer um ótimo trabalho.
    Além disso pesquise no site: www.cempre.org.br, há muito material sobre vários tipos de resíduos.
    Postei em fevereiro/2010 algumas dicas sobre trabalhos de conclusão de curso, dê uma olhadinha.
    E gostaria muito que continuasse a visitar o blog, participando e indicando a seus amigos.
    Abraços e sucesso em seus estudos!
    Se tiver mais dúvidas, não hesite em contactar-me aqui pelo blog.

    ResponderExcluir
  64. Olá Alessandra, como vai?

    Enviei em seu e-mail alguns materiais sobre PET e outros mais genéricos sobre LR.
    Pesquise o site do Cempre: www.cempre.org.br, existe muita informação sobre o resíduo PET.

    Abraços e sucesso em seus estudos! Qualquer dúvida, entre em contato!

    ResponderExcluir
  65. olá, professora. meu nome é Jefferson e estou cursando logística empresarial na ESAB. Gostaria de saber sua opinião sobre em fazer a monografia em logística reversa dos materiais julgados inservíveis pelas industrias texteis e metalurgicar de nova friburgo ou logística reversa na reutilização da água usada pelas industrias texteis e metalurgicas da mesma cidade. poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  66. Olá Jefferson, tudo bem?
    Em minha opinião este caso seria muito interessante,pois a maioria dos trabalhos de LR têm abordado pneus, pilhas, aço/aluminínio, pet, etc. No entanto,creio que seja melhor você delimitar a tua pesquisa: pesquisar ou os materiais da indústria têxtil ou da índústria metalúrgica, caso contrário, terá um volume muito grande de dados para trabalhar e o trabalho pode ficar sem foco.
    Me informe seu e-mail e eu enviarei algum material que possuo, ok?
    Se tiver dúvidas... poste aqui no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  67. Olá, Patrícia!
    O tema do meu TCC envolve logística reversa na indústria do vestuário. Trabalharemos com saldo de coleção que retornam das lojas para reinserção sem perder valor financeiro e de imagem.
    Você teria algum artigo para me indicar?
    Meu e-mail é liz.mora@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  68. Bom dia Patrícia. Tudo bem?
    Meu nome é Lucélia, conclui o curso de graduação em Administração de empresas com gestão em agronegocios, realizei o meu TCC sobre logística reversa de produtos fitossanitarios avariados no estoque de uma cooperativa agricola. Enfatizei a logistica reversa de pós-venda,pois trabalho na area de logistica de insumos agricola.
    Estou pretendendo cursar Logística Empresarial na FGV e dar continuidade ao meu TCC. Gostaria de solicitar-lhe sugestões para prosseguir com o tema do meu TCC.
    Desde já agradeço toda a sua atenção e a parabenizo por todos os conteudos excelentes postados em seu Blog.
    Segue o meu e-mail: lbrosada@carol.com.br

    ResponderExcluir
  69. Olá Liz,
    Obrigada por participar do blog! O seu tema é bastante interessante, foge um pouco do que a maioria das pessoas têm pesquisado sobre LR, gostei!
    Não tenho muitos materiais a esse respeito, mas tentarei encontrar algo e lhe enviarei!
    Gostaria muito de receber uma cópia do seu trabalho, após tê-lo concluído,ok?
    Abraços e sucesso em suas pesquisas!

    ResponderExcluir
  70. Olá Lucélia, tudo bem?

    Que bom que optou por continuar seus estudos em Logística Reversa, achei muito interessante seu tema e gostaria muito de receber uma cópia do seu TCC, se possível, assim poderia encontrar uma brecha em sua pesquisa e lhe dar uma opinião mais consistente.
    Creio que poderia continuar a pesquisar a mesma empresa ou ramo, mas sob um enfoque diferente, aprofundando o que já pesquisou, assim aproveitaria o know-how que já obteve com seu TCC.
    Lhe enviarei um e-mail para que possa me enviar seu trabalho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  71. Olá Patrícia!

    Recentemente te mandei um e-mail a respeito da losgística reversa de pneus.

    Minha dúvida é a seguinte: é aconselhável eu visitar uma empresa recauchutadora de pneus usados ou eu devo ir em uma indústria de pneus novos ("Pirelli")? Minha intenção no TCC é mostrar o lucro, as vantagens, benefícios que o pneu recauchutado possui, além de mostrar o que acontece quando o pneu torna-se invervível. Para isso dividi o TCC desse jeito: Sumário,Introdução,Questões ambientais(fiz um capítulo sobre as consequências que o excesso de lixo está trazendo ao planeta),Logística Reversa(explicando o que vem a ser essa logística,quais os benefícios que ela traz e quais os lucros que a empresa pode obter com tal aplicação),Reciclagem (explicando detalhadamente o processo), Pneus (explicando detalhadamente o processo de fabricação), Reciclagem de pneus (explicando cada processo de reciclagem de pneus que são vários). Agora o Estudo de Caso, pretendo(não sei se está certo) descrever uma empresa que recauchuta pneus. Você tem alguma sugestão? Além dessa idéia no meu estudo de caso, você tem outra idéia que seja mais simples e menos trabalhosa de desenvolver?( o professor quer simples e objetivo).

    Felipe

    ResponderExcluir
  72. Oi Felipe, tudo bem?
    A meu ver, a estrutura dos seu trabalho está ok,exceto por não ter um item que explica a metodologia do seu trabalho, é claro que por eu não tê-lo em mãos esta análise é muito superficial, o correto seria você mostrá-lo ao seu orientador.
    Quanto à sua idéia de abordar uma empresa que recauchuta pneus é ótima, pois eles utilizam um dos canais de operacionalização que a Logística Reversa oferece, a compra de resíduos pelo mercado secundários. Então esta empresa utiliza um resíduo, efetua uma recuperação deste para que sua vida útil se estenda ainda mais...
    Quanto ao trabalho que terá, tudo depende de como você percebe... A partir do momento que você se envolve com o tema e se interessa ainda mais, não há trabalho e sim objetivos alcançados e dúvidas sanadas. Não serei hipócrita em dizer que um trabalho de conclusão de curso não dá trabalho, sim não é fácil, principalmente quando você quer elaborar algo de qualidade, mas faz parte do processo de aprendizado. Pense que você será um profissional diferenciado no mercado, já terá um contato com um tema que faz parte das agendas da maioria das empresas.
    Para tornar simples e objetivo, basta você ir direto ao ponto, sem rodeios, porém deve descrever tudo o que encontrar na empresa e que tenha ligação com seu problema de pesquisa. Seja sucinto e claro ao escrever, desta forma seu trabalho será simples e objetivo!
    Espero ter ajudado!
    Abraços e sucesso em seus estudos!

    ResponderExcluir
  73. Ola Patricia

    Estou desenvolvendo projeto para abrir uma empresa de Logística Reversa na região que moro (Sorocaba). Acho uma área interessante e um mercado que oferece muitas oportunidades sem contar que a nossa querida Mãe Terra agradece!!! Isso não é modismo é tendência e quero me aprofundar cada vez mais no assunto.
    Legal seu Blog!!!
    Qualquer dica que você tiver para esse meu projeto meu e-mail é: mauricio.a.reis@itelefonica.com.br

    Obrigado pela atenção e muito sucesso na sua carreira

    Mauricio Reis

    ResponderExcluir
  74. Olá Mauricio!
    Parabéns pela iniciativa! Este é um novo nicho de mercado que deve ser explorado, pois além de proporcionar trabalho e renda, gera ganhos para o meio ambiente.
    Para que eu dê alguma sugestão, preciso que me explique um pouco mais sobre seu projeto, em que pretende se especializar, no que pretende investir, o montante, etc...
    Desta forma, eu poderia te dar uma opinião mais consistente.
    Conto com sua participação frequente aqui no blog, divida conosco suas experiências. Com certeza irá inspirar muitos estudantes que irão se formar e também atuarão nesta área.
    Abraços e sucesso em seu novo empreendimento!

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Patricia!
    Meu nome é Kenia, sou estudante do 7º periodo de Administração e quero elaborar meu TCC sobre logistica internacional ou alguma coisa do tipo, mas não conseguia definir o tema, até que achei seu blog e fiquei muito interessada sobre logistica reversa, gostaria de fazer sobre a importancia a logistica reversa nas empresas, mas ficaria muito amplo, você poderia me dar uma dica de produo ou empresa??? e poderia me mandar algum material???
    Meu email kenia_clf@yahoo.com.br
    Obrigado, tenha um ótimo dia e fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  76. Olá Kenia!
    Obrigada por sua participação no blog!
    Logística Reversa é um tema muito atual, requerido dos gestores e apaixonante.
    Algo importantíssimo quando fazemos um trabalho de conclusão de curso, é gostar do que estamos pesquisando, até hoje todos os alunos que orientei relatam "se apaixonar" pelo tema e além disso, alegam que se tornaram mais conscientes.
    Enviei vários materiais para você em seu e-mail, você deve primeiramente ler vários materiais, entender do que se trata e encontrar neles algo que desperte sua curiosidade em pesquisar. Desta forma, poderá delimitar seu tema. Pesquise as postagens antigas no arquivo do blog, encontrará casos de LR com diversos materiais.
    Se tiver mais dúvidas, poste aqui no blog e logo responderei, ok?
    Que Deus esteja contigo!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  77. Oi Patricia, td bem?
    Estou iniciando minha pesquisa para a monografia e gostareia e falar sobre a área de Logística Reversa de pneus.
    Por gentileza, poderia me indicar mais fontes para dar início à minha pesquisa, ou até mesmo algumas monografias com esse tema, somente para me dar uma luz, um caminho a seguir.
    Desde já agradeço,
    Meu email é erick_fleury@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. Olá Erick, tudo bem?
    Estou bem obrigada! Dê uma pesquisadinha nas postagens antigas do blog, com certeza, encontrará muitas informações úteis, como links e matérias relativas à reciclagem de pneus. Enviei ontem em seu e-mail alguns materiais, espero que sejam úteis.
    Conto com sua contínua participação no blog.
    abraços,

    ResponderExcluir
  79. Olá Patricia,

    Preciso fazer um ou dois artigos na área de logística para tentar publicar para me auxiliar á conseguir uma vaga em um curso de Mestrado.
    Ieri ler os links e sites recomendados e gostaria de saber se você pode me ajudar.

    Agradeço desde já,

    Att,
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  80. Olá Ana Cláudia! td bem?
    Me informe seu e-mail para que eu envie materiais para você.
    Se tiver dúvidas, poste aqui no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  81. Olá doutora,
    meu nome é André, sou estudante de ADM 6º periodo, e estou fazendo um trabalho de logistica reversa em uma industria texil, seus impactos e aspectos ao meio ambiente. Você consegui me enviar alguma informação?
    meu email é andrerqc@yahoo.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
  82. Oi André!
    Enviei alguns materiais no seu e-mail.
    Se tiver mais dúvidas, poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  83. Olá Patricia
    Descobri esse site por acaso no google, e achei muito interessante, pois estou fazendo meu TCC sobre Logistica reversa das embalagens vazias de agrotoxicos.
    Gostaria de saber se você poderia me indicar algumas referencias bibliograficas, e se você tiver algum material que possa me ajudar ficarei grata!
    Deixarei meu email abaixo!
    Obrigada, Até Mais

    Email : vivian.carol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Oi Patricia
    Acabei de receber os materiais
    Tenho certeza que será muito util.
    Muito obrigada

    Até mais

    ResponderExcluir
  85. olá Patricia
    Parabéns pelo blog
    estou no último ano de ADM e pretendo fazer a minha monografia sobre logistica reversa de pós-venda, e se vc tiver algum material a respeito, ficarei grata o meu email: genisperes@hotmil.com
    MUITO OBRIGADA!
    Até mais

    ResponderExcluir
  86. Olá!
    Enviarei alguns materiais no seu e-mail, mas sobre pós-venda é um pouco difícil de encontrar materiais, há pouca coisa escrita a respeito. Ajudaria se você definisse qual tipo de produto na LR de pós-venda irá pesquisar.
    Me informe e tentarei conseguir material para você.
    Se tiver dúvidas, poste no blog e logo responderei.
    abraços

    ResponderExcluir
  87. Oi Vivian,
    Ok. Se tiver dúvidas poste aqui no blog, ficarei feliz em ajudar.
    Conto com seu voto no premio Top Blog, também quero pedir para se inscrever e seguir o blog, assim poderá receber as atualizações diariamente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  88. Olá,Patríci!
    Tudo bem? então, estou fazendo meu tcc, ninguem merece que lutaaaa. Escvolhi logistica reversa de pós-consumo, tens como me ajudar?

    ResponderExcluir
  89. Olá!
    Posso lhe ajudar enviando materiais, ok? Mas para isso preciso do seu e-mail.

    ResponderExcluir
  90. Olá Patrícia,
    Meu nome é Sayllen, sou estudante de Logística e estou no 5º período. Estou fazendo projeto de pesquisa e período que vem vou fazer TCC. Eu queria falar sobre alguma ferramenta da qualidade que possa auxiliar nos processos da logística reversa. Você teria algum material sobre isso?

    ResponderExcluir
  91. Olá...
    Sou a Sayllen de novo, se tiver algum material poderia enviar para meu e-mail.
    sayllen@oi.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  92. Olá Sayllen, como vai?
    Considerando as 7 ferramentas básicas da qualidade (histogramas, gráficos de Pareto, fichas de controle, gráfico de dispersão, diagrama de causa e efeito,gráfico de tendências, fluxogramas) eu creio que se aplicam mais ao controle da produção, no sentido de eliminar desperdícios, e consequentemente resíduos, o que eliminaria a necessidade da logística reversa,visto que ela entra em ação após a geração do resíduo, operacionalizando seu retorno ao ciclo produtivo e de negócios. Muito se fala na logística reversa como ferramenta para melhorar o nível de serviço ao cliente, melhorando a qualidade do atendimento. Neste aspecto, a gestão da qualidade se encaixaria como adequação ao uso, que é uma das suas muitas definições. O que temos que atentar é para o uso da palavra "qualidade", pois ela é utilizada em muitos contextos. Desconheço artigos que tratam sobre ferramentas da qualidade e logística reversa. O que talvez se encaixaria no seu tema, a meu ver tentando adaptar a teoria da Gestão da Qualidade à Logística Reversa, seria talvez utilizar o gráfico de Pareto, com o objetivo de analisar que tipo de resíduos são gerados em maior volume, qual o impacto disso no lucro e desta forma, priorizar o gerenciamento deste tipo de resíduo ou então utilizar o diagrama de causa e efeito com o intuito de descobrir problemas no gerenciamento reverso dos resíduos, tentando encontrar uma melhor solução. Mas tudo isto, fica meio abstrato, você precisa delimitar um pouco mais seu tema, o objeto de pesquisa, para que eu possa dar uma sugestão mais adequada, ok? Enviarei materiais sobre LR, porém não sobre ferramentas da qualidade.
    Qualquer dúvida poste aqui no blog.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  93. Olá Patrícia, primeiramente parabéns pelo seu blog, é de excelente qualidade e esclarece muitas dúvidas geradas por este tema! Meu nome é Ana Carolina e sou estudante do curso de Gestão Ambiental pela PUC. Estou no penultimo semestre e tenho que iniciar o projeto de pesquisa para o TCC. Me interessei por esse tema, porém surgiu a oportunidade de realizar um estudo de caso da Gooc, uma empresa que fabrica sandálias e bolsas através de pneus usados e lonas e agora está adotando um projeto de LR das sandálias. Me chamou a atenção o caso desta empresa por esta empregar a LR duas vezes, porém de formas diferenciadas, a primeira quando o pneu que ela utiliza como matéria-prima entra na cadeia produtiva novamente, mas com outros fins e a segunda, quando ela recolhe as sandálias e as recicla, fazendo com que estas também retornem ao processo. Contudo, estou perdida em relação ao tema que de fato devo abordar para ressaltar esse diferencial presente nesta empresa, ainda surgem mais dúvidas quando penso no problema e na hipótese e em como elaborar um estudo de caso.
    Se tiver como me ajudar, agradeço muito desde já!

    email: acitri1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. Olá Ana Carolina, como vai?
    Obrigada! Fico imensamente feliz em saber que o blog está auxiliando e esclarecendo dúvidas, conto com sua participação constante, aproveite para seguir e se inscrever no blog e receberá atualizações diárias.
    Quanto ao seu tema, você já vai começar muito bem tendo uma empresa que autorize você a realizar um estudo de caso, e disposta a fornecer dados, na verdade esta é uma das partes mais complicadas, pois não existem muitas empresas com processos de LR formalizados e quando existem, nem sempre estão dispostas a abrir suas informações.
    A minha sugestão de tema é: Estudo da Logística Reversa como fator de competitividade e diferenciação em uma empresa do ramo de calçados e acessórios.
    Neste caso, você terá que pesquisar os principais conceitos de LR, suas áreas de atuação, canais reversos, valores agregados com a logística reversa, conceito de competitividade e diferenciação e alguns autores de metodologia, para embasar seu trabalho. Após isso, terá que descrever passo a passo o estudo que realizou na empresa, sugiro a você que procure o Livro do autor Yin, que fala sobre estudo de caso, é muito esclarecedor.
    Estou enviando no seu e-mail, alguns materiais, inclusive monografias de alunos que orientei, para que você tenha uma idéia e também artigos sobre o tema.
    Boa sorte em seus estudos! se tiver dúvidas poste aqui no blog!
    Ahh, e logo que terminar seu trabalho, eu gostaria muito de ler.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  95. Patrícia, muito obrigada pelo material enviado e pela sugestão de tema, foi de grande auxílio, com relação a isso, gostaria de saber se cabe dentro deste explorar os dois tipos de LR que a Gooc possui, o primeiro referente ao pneu já utilizado como matéria prima e o segundo referente à reciclagem de seu produto final.
    Tratando-se do livro do Yin, já tinha ouvido falar e com certeza logo irei adquirí-lo juntamente com o do Paulo Leite. Logo que terminar o trabalho com certeza enviarei uma cópia a você, afinal graças ao seu blog e a sua ajuda não desisti do tema!

    ResponderExcluir
  96. Oi Ana Carolina,
    Pode sim, sem dúvidas... no caso da compra do pneu usado, depende se é ela que recicla o pneu ou se é outra empresa, se for ela, então faz parte da logística reversa, se não, então é a compra de mercadoria reciclada, faz parte de práticas ambientais corretas, mas não é logística reversa. No outro caso das sandálias, aí sim ela realiza a LR. Mas me explique direitinho pra eu te ajudar melhor, ok?
    Abraços e se tiver dúvidas, poste aqui no blog.

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde Patricia, parabéns pelo blog! Sou estudante de engenharia de produção, estou no nono período, e o tema do meu projeto final é o estudo da logística reversa nas empresas brasileiras, se tiver algum material que possa me ajudar, agradeço desde já!
    meu email: anapaula_1802@hotmail.com

    ResponderExcluir
  98. Olá Ana Paula!
    Obrigada!
    Dê uma olhadinha no menu superior da página inicial e encontrará um link informando sites para baixar materiais gratuitamente. Além disso, enviarei alguns materiais em seu e-mail, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  99. Itiany F de Albuquerque13 de junho de 2010 às 19:51

    Olá,como vc está?

    Nossa! fiquei muito impressionada em ver a quantidade de pessoas postando em seu blog, fico extremamente orgulhosa de ter sido sua orientanda. Tudo isto é mérito conquistado com trabalho árduo, meus parabéns.
    Apesar de ter ficado com alguns cabelos brancos, decici continuar no caminho e estou fazendo minha monografia da especialização sobre Logística Reversa, portanto estarei sempre acessando seu blog. Sou muito grata por tudo, bjs.

    ResponderExcluir
  100. Oi Itiany, tudo bem?
    Obrigada! Que bom tê-la por aqui. Conto com sua participação!
    Bjs

    ResponderExcluir
  101. Olá Doutora Patricia emprimeiro lugar gostaria de parabenizar pelo blog pois é muito bem elaborado e tem materias muito interessantes. Meu nome é Bruna e estou no ultimo modulo do curso de Tecnico em Logistica e o tema escolhido para apresentação do TCC é Logistica Reversa de produtos eletrônicos, mas ainda temos muitas duvidas a este respeito, se puder nos ajudar com algum material ficaria imensamente grata.

    Meu email: bruna_tavares@globomail.com

    ResponderExcluir
  102. Olá Bruna,como vai?
    Obrigada, bom saber que gostou do blog! Conto com sua participação!
    Enviei materiais no seu e-mail, caso tenha dúvidas, poste no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  103. Olá Patricia tudo bem???Olha eu aqui de novo...
    Como mencionei em contatos anteriores estou fazendo meu trabalho de graduação sobre Logistica Reversa no descarte de embalagens e gostaria da sua opinião.
    Tenho muito receio em levar o assunto apenas para a gestão ambiental e deixar a logistica reversa de lado, então pensei no seguinte:
    Vou aplicar um questionario em todos os elos do sistema de devolução das embalagens (produtor/revenda/industria) e com isso analisar os gargalos existentes dentro da cadeia.
    O que você acha?

    ResponderExcluir
  104. Olá Patricia, meu nome é Andressa e o seu blog é maravilhoso, meus Parabéns
    Bom! estou prestes a fazer o meu projeto de TCC, no curso de admnistração em Brasília-DF e como todos os outros que postaram por aqui, também pretendo fazer o meu trabalho focado na LR, porém o que pretendo fazer nessa area seria algo mais investigativo, com o seguinte problema: as empresas que pretendem implantar um programa de LR realmente possuem o conhecimento necessario para a implantação desse processo inverso, ou apenas possuem o foco na LR como uma ferramenta/estrategia de marketing para atrair clientes e ter uma boa imagem de sustentabilidade no mercado?

    Estou com duvidas em relação a este problema de pesquisa, pois não sei ao certo se daria efetivamente em uma pesquisa de TCC, devido a metodologia que deveria ser utilizada nesse caso; ou se eu teria que focar a LR de um determinado segmento de produto, tais como os que foram ditos até então, pneus, garrafas pets, eletroeletronicos... entre outros.

    Grata;
    Andressa
    meu e-mail: andressa.h.silva@gmail.com ou
    dessinha.hs@gmail.com

    ResponderExcluir
  105. Olá Andressa, como vai?
    Primeiramente me desculpe pela demora em responder, estava viajando, mas agora estou de volta! Obrigada, fico feliz em saber que gostou do blog, conto com sua participação!
    Sobre sua pesquisa, eu fiz uma pesquisa em Ponta Grossa a respeito deste tema, e verifiquei que a maioria das empresas não conhece a LR, mas utilizam alguns de suas técnicas informalmente. É um tema muito interessante, você pode fazer sua pesquisa sobre isso com certeza, não necessariamente precisa fazer um estudo de caso (sobre algum produto específico ou empresa), se pesquisar diversas empresas a metodologia do seu trabalho será, descritiva, exploratória, o procedimento metodológico será o levantamento (survey) e de caráter qualitativo. Pode pesquisar o embasamento em livros de metodologia científica, como: Lakatos e marconi; Gil; Silva e Menezes, entre outros.
    Enviei materiais no seu e-mail.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  106. Olá Sibele, tudo bem?
    realmente se fizer sobre este tema e não citar a logística reversa, seu trabalho ficará incompleto, pois a Gestão Ambiental abrange a logística reversa, pois é ela que planeja todo o sistema ambiental da empresa, porém quem operacionaliza o fluxo de resíduos pós-venda e pós-consumo de volta ao ciclo de negócios e produtivo é a logística reversa. Gostei da sua idéia, poderia fazer uma análise da logística reversa de embalagens pós-consumo em determinado ramo e ressaltar os problemas, até mesmo propondo soluções.
    Abraços e desculpe a demora em responder, mas estava viajando.

    ResponderExcluir
  107. Olá Patrícia, tudo bem? Primeiro queria parabenizá-la pelo blog, excelente! Então, curso administração em Brasília e já estou fazendo meu TCC, sendo que o tema é Logística Reversa. Depois de ler o seu blog decidi o tema do meu trabalho como Logística Reversa e queria admitir como problema de pesquisa algo relacionado com Logística Reversa de pós-consumo de pneus. Para tanto, caso possa disponibilizar-me materias referentes ao assunto ficaria muito agradecido.
    Mais um vez parabéns e muito obrigado.

    E-mail: ig_simoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Olá Igor, tudo bem?
    Obrigada! Conto com sua participação constante no blog.
    Enviei alguns materiais no seu e-mail, específicos sobre pneus e também mais genéricos, os quais serão úteis para sua revisão bibliográfica. Caso necessite de mais materiais, verifique no menu superior do blog, na aba "Materiais grátis", indico vários sites para baixar materiais gratuitamente.
    Abraços e se tiver mais dúvidas, poste no blog e logo responderei. Indique também a seus amigos!

    ResponderExcluir
  109. Olá Patricia, tudo bem?
    Parabéns pelo excelente blog.
    Meu nome é Fabiano e estou cursando o 6º ciclo de Logística pela Fatec Botucatu e pretendo fazer o TCC na area de LR sobre descarte de pneus. Preciso de materiais para a revisão bibliografica e dicas para este tema. Se puder disponibilizar também algumas monografias para servirem de referencia eu agradeço.

    e-mail: fr_led@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  110. Oi Fabiano, tudo bem e você?
    Obrigada!
    Enviei materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis. Dentre os materiais você vai encontrar, artigos, monografias, dissertações e teses.
    Se tiver dúvidas adicionais, poste no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  111. Olá Patrícia, tudo jóia?
    Então, no dia 4 deste mês postei no blog pedindo sua gentileza de me disponibilizar algum material referente à logística reversa de pneus, porém vi que em Brasília é bastante limitado este mercado, restringindo meu trabalho em questões de questionários e entrevistas. Sendo assim, decidi mudar a ênfase e falar sobre logística reversa de óleo de cozinha, e se tivesse algum material em que possa me disponibilizar ficaria muito agradecido.

    Abraços,
    ig_simoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. Olá Igor,
    Enviei materiais sobre LR de óleo comestível.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  113. Boa noite Patrícia,

    Por gentileza vc poderia me ajudar? Tenho muitas idéias porém na hora de colocar no papel fogem! Eu trabalho a pouco tempo na logistica reversa de uma empresa que importa eletroportateis, autorizo a devolução/troca de produtos, quero direcionar meu estagio na função que executo a qual tenho muita afinidade, porémm não consigo material de pesquisa para LR de pós venda. Entre os temas que me surgiram, gostei muito do: Propor melhorias no atendimeto de Logistica Reversa, visando maximizar ??? ai eu travo mais o quero dizer e não encontro algo anivel academico maximizar o ponto de vista, valor agregado???Sei lá estou perdida e desorientada literalmente, meu professor não é muito presente...

    Fico no aguardo da sua ajuda, talvez com alguma idéia e material que eu possa esta pesquisando.

    Desde já obrigada e desculpa o desabafo...

    Att,
    Sasareis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  114. Olá Patrícia bom dia! td bem.
    Eu estou cursando o ultimo periodo de engenharia de produção da faculdade pitagoras de BH e escolhi a logistica como tema da monografia. Estou estudando melhorias no processo logistico de uma empresa automobilistica, mas estou meio sem rumo nas pesquisas e tenho pouco material. Você poderia me enviar por gentileza algumas momografias e teses que diz respeio à Logisitca. Desde ja agradeço. IGORLTJ@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  115. Olá Patrícia, tudo bem?
    Parabéns pelo seu trabalho neste blog, é muito interessante.
    Meu nome é Fernando, estou finalizando o 6º ciclo de Logística em Botucatu e tenho intenção de fazer o TCC na área de LR sobre descarte / reciclagem de garrafas PET. No entanto, estou meio confuso e gostaria de delimitar este tema, então ficaria muito agradecido se você pudesse me ajudar com algumas idéias. Também preciso de materiais para a revisão bibliográfica e dicas para este TCC. Se puder disponibilizar também algumas monografias para servirem de referência eu agradeço.

    Muito obrigado.

    e-mail: ferdomenico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Olá Patricia

    Estou aqui de novo para pedir conselhos em relação ao meu projeto de TCC, como havia dito antes a minha proposta era focar em empresas que pretendem implantar a LR e se as mesmas possuem o conhecimento necessario para a implantação desse processo inverso, portanto queria mudar um pouco e acresentar na minha pesquisa o fato da nova lei de residuos solidos que foi sancionada recentemente.Portanto pensei no seguinte :
    Qual o impacto que a obrigatoriedade da LR irá acarretar as empresas que prozuem residuos de origem.....?
    Ou
    As empresas que produzem residuos .... estão preparadas para dar a destinação final desses residuos devido a obrigatoriedade de lei.

    e a partir dai estou sem ideia do que fazer, em que material especifico deveria aprofundar, qual o produto que a lei especifica que deve ser utilizado a LR e que não tenha muitas praticas ja utilizadas, tais como o de origem de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários; o Entulho; o Agrícola..... enfim

    Gostaria da sua ajuda para delimitar este tema.
    Grata;
    Andressa Honorato

    ResponderExcluir
  117. Olá, tudo bem?
    quanto à logística reversa de pós-venda, realmente existem poucos materiais a respeito, mas nos materiais que enviei no seu e-mail, encontrará algumas informações, pesquise também na aba Materiais grátis (menu superior da página inicial), lá encontrará vários links para baixar materiais grátis.
    Se tiver dúvidas poste no blog e logo responderei, ok?

    ResponderExcluir
  118. Olá Igor,

    Minha dissertação de mestrado foi sobre Logística de Suprimentos na indústria automobilística, tenho alguns materiais, enviarei para você, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  119. Olá Andressa,

    como eu disse, não há muitos trabalhos publicados focados na legislação. Talvez a primeira pergunta problema seria mais interessante, visto que é quase óbvio que muitas empresas não tem estrutura, e terão que se adequar à PNRS. Não vai encontrar muitos materiais publicados, especificamente sobre a obrigatoriedade, visto que a lei foi sancionada em agosto deste ano. Talvez tenha que fazer uma pesquisa empírica e entrevistar alguns empresários. Com relação a aeroportos, portos, ferrovias etc, isto entra na logística de transportes e não na reversa, tem ligação mas não é o foco, ok?
    Veja na página inicial, a entrevista da CBN justamente sobre este tema.
    qualquer dúvida, entre em contato.

    ResponderExcluir
  120. Oi Fernando, tudo bem?
    Obrigada!
    Enviei no seu e-mail alguns materiais mais genéricos e outros sobre PET. Se tiver dúvidas poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  121. Olá,gostaria de receber informações sobre um projeto de logistica que tenho pra fazer!Montei uma empresa de canetas esferográficas...e precisamos implantar a logistica reversa....bianca.lilly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  122. Olá,
    Que tipo de informações você precisa exatamente?
    Se precisar de uma consultoria, posso lhe oferecer meus serviços.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  123. Oi Patricia td bem, muito obrigado pelos materias enviados, comecei a ler os mesmos e ja tive um norte para iniciar meu trabalho.
    att
    Igor

    ResponderExcluir
  124. Oi Patrícia.....primeiramente quero parabenizá-la pelo blog....muuuito bom....bom mesmo.....adorei!!!!

    ....então....fiz um curso Técnico em Cerâmica e o meu TCC foi sobre a reutilização de resíduo da própria empresa no processo cerâmico....através de testes e ensaios eu conclui que esse rejeito pode ser aplicado no processo.....mas apenas 1% desse rejeito.....os professores da banca questionaram se isso era viável.....mas defendi dizendo que eu queria provar que o rejeito era aceito na produção...independente da quantidade e não se era viável ou não.....pensei....melhor 1% do que nada.....mas...hoje estou no 4 semestre de Logística....e vou complementar o meu TCC.....quero mostrar que não é viavel atraves de calculos....diagramas...sei lá....preciso de uma orientação sua nisso......como posso complementar esse trabalho???.....soube tbém que esse rejeito (a cal)as industrias cerâmicas vendem para metalurgicas.....mas como eu não entendo nada de metalurgicas achei melhor não fazer.....por causa do tempo de entrega do TCC......vc acha que se eu mostrar apenas que não é viavel meu tcc fica bom???......

    por favor....em que vc pode me ajudar???

    bjo bjo

    Obrigada

    ResponderExcluir
  125. Olá! obrigada! que bom que gostou!
    Então... a logística reversa proporciona diversos ganhos para as empresas: ganho ambiental (deixar de poluir, destinar o resíduo adequadamente); ganho logístico (desobstruir o espaço onde ficava o resíduo e destiná-lo ao local e utilização correta o mais rápido possível); ganho legal (cumprir a legislação pertinente e deixar de ser multada); ganho de imagem corporativa (a empresa que adota a LR se torna bem vista perante o mercado consumidor/sociedade); ganho econômico/financeiro (se a empresa utiliza o resíduo na produção novamente, evita de ter que comprar matéria-prima virgem e também quando vende o resíduo para mercado secundário tem ganhos monetários). No teu caso, a empresa está tenho ganhos econômicos, pelo fato de vender o resíduo para metalúrgicas e também por utilizar mesmo que somente 1% na produção e, tem ganhos ambientais, legais, logísticos e de imagem corporativa, o que acaba por se tornar mais relevante. Como o cal é um resíduo tóxico, a empresa não pode simplesmente descartá-lo no meio ambiente. Este é o argumento que pode utilizar para valorizar seu trabalho, pois o resíduo tem que ser destinado a algum lugar, de forma correta... não importa qual a destinação para a logística reversa, o que vale é fazer isso corretamente, é claro que na medida do possível tentamos agregar valor econômico, mas qdo isso não é possível, a LR destina o resíduo de outra forma (por outro canal)ainda mais tendo em vista a exigência da PNRS,que foi sancionada em agosto/2010, isso se torna cada vez mais importante.
    Pode citar o volume vendido para metalurgicas e o valor por kg/tonelada.Não precisa se aprofundar no que é utilizado, pois o foco é a empresa que gera o resíduo e não a metalúrgica.
    Abraços, se quiser me enviar teu e-mail, posso te enviar alguns materiais (mas não tenho nada sobre a cal).

    ResponderExcluir
  126. Noossa,muito obrigada Patrícia, clareou bastante aqui.
    Vi todos os comentários em seu blog e vi que vc cita bastante sobre o livro do Paulo Roberto Leite, já até comprei um para me ajudar e nele fala dos canais de distribuição diretos reversos, só para confirmar, no meu caso, a reutilização da cal seria reciclagem?????
    Com tudo que vc me passou dá para fazer um trabalho legal, então, nem vou citar a metalurgica, senão, vou acabar saindo do foco, vou mostrar meus testes com a cal no revestimento cerâmico e mostrar que mesmo usando 1% vou proporcionar diversos ganhos para a empresa, como vc citou e vou falar da exigência PNRS que foi bem lembrado.
    Favor enviar os materiais que vc me disse,vai me ajudar muito.

    jana_jap@hotmail.com

    Muito obrigada
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  127. Olá Jana, como vai?
    Sim, o livro do Paulo R Leite é a principal fonte sobre logística reversa no Brasil, há também um link para download gratuito do livro de Roggers & Tibben-Lembke no menu superior da pag. Inicial, este também é base.
    No teu caso se o resíduo da cal, puder ser reutilizado como matéria prima original é reciclagem.
    Enviei os materiais para você, espero que ajudem.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  128. Olá Patricia, tudo bem?

    Adorei seu blog, esta me ajudando, pois não tem muito artigo sobre o assunto.

    Estou começando meu projeto de TCC que é sobre logistica reversa numa empresa do sul que esta com um projeto piloto de reclicagem de suas embalagens (volta das embalagens dos produtos adquiridos para a empresa). Gostaria de saber se vc tem algum material para me ajudar. Já começei a ler o livro do Paulo Leite.

    Agradeço desde já.
    Juliene

    julienemaga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  129. Oi estou com dificuldade de fazer um trabalho de patrimonio e logistica em um orgão publico , escolhi uma escola mas gostaria que me ajudasse quais questões poderia debater na escola relacionado ao meu trabalho.obrigada.

    ResponderExcluir
  130. Olá Juliene, tudo bem?
    Obrigada! Fico feliz em saber que gostou!
    Enviei alguns materiais em seu e-mail. Caso saiba que tipo de embalagem irá tratar (plástico, vidro, metal,etc), me responda e enviarei materiais mais específicos.
    Abraços e boa sorte em seus estudos!

    ResponderExcluir
  131. Olá!
    Você deve abordar nesse caso a gestão material e patrimonial. Todos os recursos existentes na empresa (móveis/imóveis/tangíveis/intangíveis) tem o objetivo de permitir que a empresa opere adequadamente e entregue o serviço no momento certo, por isso o patrimônio da entidade deve ser controlado e avaliado, isto muito tem a ver com contabilidade. Procure Ativo Permanente (diversos autores tratam sobre o tema) em livros de Contabilidade Geral e procure o livro Gestão de materiais de Pozo (2002).
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  132. Patrícia, primeiramente, seu blog está sensacional e está me ajudando muito.

    Bom eu estou fazendo meu projeto de TCC em Logística Reversa. Como tema, escolhi: Logística Reversa: Um Estratégia Competitiva, o que você acha?

    No meu TCC quero focar na reutilização de pneus, bem como fazer um estudo de caso nessa área.
    Gostaria de saber se você tem algum material para me ajudar (Pode ser monografias para eu ter uma base para realizar a minha), qualquer ajuda será muito bem vinda. Já estou lendo o livro de Paulo Roberto Leite, Logística Reversa Meio ambiente e Competitividade.

    Agradeço desde já,
    Bianca Carvalho

    bcarvalho_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  133. Olá Bianca,
    Obrigada!Desculpe pela demora em responder. Enviei materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis.
    Se tiver alguma dúvida, por favor, poste no blog e logo responderei.
    Abraços e boa sorte nos seus estudos!

    ResponderExcluir
  134. Olá Patricia

    Estou pós graduando em logistica reversa e minha manografia será sobre a logistica reversa de baterias automotivas, gostaria de saber se você tem algo sobre que possa me ajudar. Se você tem alguma manografia para que eu possa ter uma base para realizar a minha.

    Agradeço desde já,

    Leila Dias


    Meu E-mail leiladiasdeaguiar@gmail.com

    ResponderExcluir
  135. Boa tarde Patricia
    Estou fazendo minha monografia sobre logistica reversa de baterias automotivas inserviveis, gostaria de saber se você possui algum informativo que possa me ajudar.

    Desde já muito obrigada
    Leila
    Meu e-mail leiladiasdeaguiar@gmail.com

    ResponderExcluir
  136. Olá Leila, tudo bem?
    Enviei materiais no seu e-mail. Se tiver mais dúvidas, poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  137. Olá Patricia tudo jóia?
    Preciso de sua ajuda, tenho que desenvolver e apresentar um TGI sobre uma industria de va ssouras, gostaria que vc me ajudasse a iniciar este projeto, por exemplo como montar a estrutura para que eu possa pesquisar item por item.
    Me ajuda!!
    Desde já muito obrigado.

    Rogério
    e-mail - rogcoelhosilva@globo.com

    ResponderExcluir
  138. Olá Rogério, como vai?
    O seu projeto é sobre logística reversa em uma indústria de vassouras? Por favor detalhe mais seu problema de pesquisa para que eu possa ajudá-lo.
    Quanto à estrutura básica de um trabalho de conclusão de curso, seja TCC, TGI ou monografia você pode verificar neste post:
    http://patriciaguarnieri.blogspot.com/2010/02/estrutura-basica-de-trabalhos.html
    Abraços,

    ResponderExcluir
  139. Olá Patricia, boa noite!


    Sou estudante do curso de Administração, etsou começando a desenvolver meu TCC o tema é A logística do pós consumo no e-commerce, vc tem algum material para me enviar ou até mesmo algumas dicas para elaboração do trabalho.

    Grata,


    Kátia
    email: katiasantos06@gmail.com

    ResponderExcluir
  140. Patricia ... me enganei cobre o tema é logistica de pós venda no e-commerce.

    ResponderExcluir
  141. Olá Kátia, como vai?
    Enviei materiais no seu e-mail, no entanto não há muitos materiais a respeito de logística de pós-venda, isso deve-se às empresas exitarem em fornecerem estes dados. Talvez se você focasse em algum ramo específico a tarefa ficaria mais fácil.
    Qualquer dúvida poste aqui no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  142. Patricia, boa noite!
    Estou fazendo meu TCC sobre Logistica Reversa de Pós Consumo e gostaria de saber se você pode me encaminhar algum material sobre o assunto para me auxiliar, por favor?
    Obrigado.
    Rennan Gomes
    e-mail: rennan.gomes@accenture.com

    ResponderExcluir
  143. Boa Noite Patricia
    Estou fazendo TCC sobre logistica reversa e sua importância para um desenvolvimento sustentável. Pretendo fazer também estudo de caso sobre as Tetra Pak (Projeto Plasma - reciclagem de embalagens cartonadas). Travei porque não consigo delimitar "O PROBLEMA". Peço um auxílio ou material que possa possa me ajudar a encontrar o problema da Logística Reversa.

    Grata,

    Raquel Aide

    ResponderExcluir
  144. Bom dia Raquel, como vai?
    Me informe seu e-mail e enviarei materiais para você, quanto a delimitar o tema, é importante que leia muito antes para após isso definir seu problema de pesquisa.
    Já lhe adianto que a logística reversa é mais do que apenas reciclagem, você pode delimitar a falar da LR de pós-consumo das embalagens cartonadas, explicando o processo e a agregação de valor ao meio ambiente e também econômica.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  145. Olá Patrícia, bom dia!

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog/site e por todo o seu trabalho! Ele é muito rico! Parabéns. Estou no segundo semestre do mestrado, estou lendo, pesquisando e pretendo seguir nesta linha em meu projeto de pesquisa. Agradeço se puder me enviar materiais, estou pesquisando também no Ebsco. souza.m.fabiana@gmail.com

    Abraços,
    Fabiana Martins
    http://logistica-integrada.blogspot.com
    Twitter: @FabianaMSouza

    ResponderExcluir
  146. Olá Fabiana, como vai?
    Obrigada! Visitei seu blog também, muito legal! Incluirei nos links úteis na página inicial.
    Enviarei materiais no seu e-mail, se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei.
    Obrigada por seu comentário!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  147. Olá Patrícia,
    Parabens pelo seu blog, é sensacional!
    Faço pós em logística empresarial e estou definindo o tema da minha monografia na logística reversa, gostaria que me ajudasse com algum material ou estudos para elaborar meu problema de pesquisa.

    abraço,
    Anderson Oliveira
    decioliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  148. Olá Anderson, como vai?
    Obrigada pelo seu comentário!
    Enviei materiais no seu e-mail, se precisar de algo mais específico, por favor poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  149. Olá Patrícia,

    Meu e-mail é : raquelayde@yahoo.com.br

    Peço a gentileza de encaminhar material para esclarecimentos de dúvidas do meu TCC sobre logística reversa e sua importância para um desenvolvimento sustentável. Pretendo fazer também estudo de caso sobre as Tetra Pak (Projeto Plasma - reciclagem de embalagens cartonadas). Travei porque não consigo delimitar "O PROBLEMA".

    Grata,

    Raquel Aide

    ResponderExcluir
  150. Olá Raquel,
    Este tema já é bastante explorado em muitos trabalhos, praticamente todos os trabalhos falam sobre "LR e sua importância para o desenvolvimento sustentável" em algum tópico, portanto na maioria dos artigos encontrará algo a respeito.
    Na minha opinião você deveria especificar mais o seu problema, e isso você só conseguirá após ler muito a respeito. Se vc pretende fazer um estudo de caso sobre a Tetra Pak, então na verdade seu tema é Logística reversa de embalagens cartonadas: um estudo de caso na empresa Tetra Pak. O problema é o tema na forma de uma pergunta. Tente pesquisar nos sites que indico no menu "materiais grátis" com certeza encontrará muito material, além disso o site da empresa é muito rico em informações.
    Enviarei materiais no seu e-mail, se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei, ok?
    abraços e boa sorte em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  151. Patricia.....
    Por favor me ajude!!!!

    Vc teria alguns modelos de Monografias de Logistica Reversa para ajudar em minha monografia???

    Se estiver ficarei muito grata.

    Por favor envie neste e-mai: fabiana_526@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  152. Olá Fabiana,
    Enviei alguns materiais no seu e-mail, dentre eles enviei artigos, monografias, dissertações, teses.
    Acesse os sites que indico no menu da página inicial "Materiais grátis", neles você encontrará muitas monografias para download grátis, ok?
    se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  153. Bom dia Patrícia,
    sou estudante do 4º periodo de Administração
    e preciso entregar um trabalho cientifico para a matéria Métodos e Técnicas de Pesquisa.
    Queria escrever sobre Logistica Reversa:Estratégia Sustentável, porém estou com dificuldades na problematização do trabalho, na revisao de literatura. Gostaria muito que me ajudasse. Se tiver material que possa me ajudar, favor mandar para meu email.
    Meu email: luanaguara@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  154. Bom dia Luana, como vai?
    Enviei diversos materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis.
    Além disso, dê uma olhadinha nas indicações de livros e sites para baixar materiais grátis no menu da página inicial, ok?
    Se tiver mais dúvidas, poste no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  155. Bom dia.

    Me chamo Ronnilson e estava navegando na net a procura de artigos ou textos relacionados a logística reversa e encontrei esse blog que é super interessante eu estou terminando o meu curso de comércio exterior e estou fazendo a cadeira de monografia 1 tenho que fazer uma parte dela até o final desse semestre e o tempo estar esgotando e estou sem nenhum tema, gostaria de falar sobre a logística reversa porém tem que focar mais o assunto e gostaria que você me desse uma luz, uma idéia, umas dicas, vou ficar muito grato pela sua ajuda, meu e-mail é ronnilsonfpinheiro@hotmail.com
    aguardo resposta.

    Atenciosamente
    Ronnilson Pinheiro

    ResponderExcluir
  156. Bom dia Ronnilson, tudo bem?
    O primeiro passo é ler artigos, monografias, dissertações, livros sobre o assunto para que você tenha maior clareza do tema. Enviei no seu e-mail alguns materiais, você pode também consultar o menu da página inicial onde encontrará materiais, dicas, livros, revistas e links para download de materiais gratuitos, além disso pode navegar pelas postagens antigas, isto fará você decidir e delimitar o que pretende estudar, ok?
    se tiver dúvidas por favor poste no blog.
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  157. Boa noite Patricia, tudo otimo.
    Muito obrigado pelo material enviado para o meu e-mail irei ler para ver se clareia mais as minhas idéias porém não tenho muito tempo tenho que ter uma parte do projeto até o final desse semestre.
    Gostaria de saber se você poderia me dizer alguns temas interessantes que esteja na atualiadade ou que tenha bastante material o qual possa contar para fazer a minha monografia?
    To precisando muito de ajuda mesmo pois estou com pouco tempo e vejo que você tem bastante experiência nesse tema.
    Desde já agradeço muito a sua atenção comigo e os trabalhos enviados.
    abraço.

    ResponderExcluir
  158. olá Patricia meu nome é Edione, e estou fazendo meu TCC, com o tema logistica reversa e o meu tema e a DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COM AS GARRAFAS PET, TEM ALGUM SITE PAR ME INDICAR.

    ResponderExcluir
  159. Olá Edione,
    Você pode acessar o site da ABIPET e também procurar nos sites que indico para baixar materiais gratuitamente, no menu da página inicial do blog. Além disso, se me informar seu e-mail posso lhe enviar materiais, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  160. Olá Patrícia!
    Espero que esteja tudo bem contigo!
    Gostaria que me ajudasses no seguinte: Curso MBA em Logística mas, nunca fui apaixonado pela área, por este motivo estou a ter dificuldades em definir um tema. Ao visitar o seu blog, verifiquei o assunto sobre logística reversa que despertou a minha atenção. Desejo saber se tens algum material que me possa ajudar...
    meu email: falecomvidal@yahoo.com.br
    Abraços...

    ResponderExcluir
  161. Olá!
    Tenho diversos materiais, enviarei no seu e-mail. Além disso pode navegar pelo menu da página inicial e buscar materiais gratuitamente nos sites que indico. Além disso, verifique as dicas de livros, revistas e links úteis.
    Abraços e desejo sucesso em suas pesquisas.

    ResponderExcluir
  162. Olá Patricia!!

    Preciso montar um artigo sobre logistica reversa e gostaria de estar focando a questão da reciclagem de lixo.
    Pode me indicar alguns links e encaminhar alguns trabalhos para me ajudar?

    Abráços!!
    Gisele

    ResponderExcluir
  163. Olá Gisele, como vai?
    No menu do topo da página você poderá encontrar links úteis, materiais para baixar gratuitamente, dicas de livros e revistas. Se quiser materiais me informe se e-mail e enviarei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  164. Olá Patricia, como vai...


    Precisava de algum material voltado para logistica de mercado,logistica de reposição de mercadoria, vc teria algum material...

    o meu e-mail é: arsbilac@hotmail.com

    Fico no aguardo...
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  165. Olá!
    Os materiais que disponibilizo são sobre Logística Reversa (retorno de produtos de pós-consumo e pós-venda) e Logística de Suprimentos (compras, relacionamento com fornecedores). Mas você pode utilizar os links do menu no topo da página, "materiais grátis" e pesquisar o que procura, ok? todos permitem o download grátis.
    Espero ter auxiliado.
    Att,

    ResponderExcluir
  166. Ola Patrícia, como vai...
    Estou no 7° periodo de Administração pela Faculdade Pitagoras de Uberlândia, gostaria de ajuda para escolher um tema para o meu TCC-Artigo, gosto muito de logistica, estou pensando em fazer sobre logistica de transporte ou logistica de armazenagem, porem estou com muitas duvidas, gostaria que voce ne ajudasse.
    o meu email e: andreiamarielli@hotmail.com
    Estou aguardando retorno.
    Grante Abraço!!!

    Att: Andréia Marielli

    ResponderExcluir
  167. Olà,Patrícia.
    Gostaria muito de receber materiais sobre LR,porque estou com muitas dúvidas quanto a escolher o tema não sei se falo sobre garrafas pet ou pneus, você poderia me ajudar,estou no 2ºmódulo de técnico de logística.Muito Obrigada.
    gislaine.brience@hotmail.com

    ResponderExcluir
  168. Olá Gislaine, tudo bem?

    Enviei materiais sobre LR em seu e-mail, alguns mais genéricos e outros sobre pneus e PET, para definir sobre o que pesquisar, você precisa ler estes materiais e verificar com o que você se identifica mais, ok?
    Abraços e se tiver dúvidas poste no blog, ok?

    ResponderExcluir
  169. Olá Andréia, como vai?
    Primeiramente, você deve pesquisar artigos que tratem dos dois temas e verificar com qual você se identifica mais. Ambos são excelentes e extremamente importantes para o sucesso logístico, eu tenho mais materiais sobre logística reversa e de suprimentos, pois são minhas áreas de estudo, enviei para você alguns artigos sobre Logística reversa, quem sabe você se interessa. Além disso, dê uma olhada no menu (topo da página), existe uma aba "Materiais grátis", você pode acessar estes sites e baixar artigos, teses, monografias, dissertações gratuitamente, basta pesquisar o seu tema, ok?
    Se tiver duvidas poste no blog e responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  170. boa tarde patricia! estou fazendo meu tcc e gostaria de saber se tem alguma coisa haver logistica reversa com retificação de motores onde restaura o q foi danificado. como eu li em alguns site e diz: reaproveitamento de produtos ou materiais em fim do ciclo de vida, retorno do produto essas coisas na verdade nao é tcc é um tce (conclusão de estágio) e estou estagiando em uma retifica de motores e nao sei q tema escolhe para meu tce poderia me ajudar? desde já agradeço a atenção...
    danillomuliterno@hotmail.com
    espero receber informaçoes
    abraço!

    ResponderExcluir
  171. Olá Danillo,
    Tem tudo a ver sim! Neste caso você está utilizando os canais reversos de remanufatura ou recondicionamento e, está como você falou, estendendo a vida útil de um bem que estaria no fim da sua vida útil primária, a retificação dos motores evita que eles sejam apenas dispostos em um aterro sanitário, perdendo sua utilidade e proporciona uma vida útil maior. Enviei materiais sobre logística reversa no seu e-mail, para que você compreenda o tema, após isso você fará o relatório com o caso específico dos motores, utilizando a teoria para embasar seu trabalho.
    Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  172. muito obrigado pelos anexos, irei ve-los e tentar estudar um pouco rsrs qualquer dúvidas volto aqui bj e bom final de semana! vc é de PE mesmo? moro em abreu e lima e estudo na joaquim nabuco de paulista

    ResponderExcluir
  173. Olá,
    Na verdade sou do Paraná, mas resido em Recife desde 2009, estamos próximos. Se precisar de algo, poste aqui no blog e farei o possível para lhe ajudar, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  174. Olá Patrícia, gostaria que você me mandasse material sobre logística reversa delimitando em TRANSFORMANDO BENS PÓS-CONSUMO EM MATÉRIA PRIMA

    meu email é
    sahmara_ferreira@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  175. Olá Sahmara,
    Não tenho nenhum material especificamente com este título, no entanto a Logística reversa trata exatamente deste assunto, ou seja transformar os bens de pós-consumo e Pós-venda em matéria-prima ou bens para o mercado secundário. Enviei os materiais disponíveis no seu e-mail, que são todos sobre LR, alguns mais genéricos outros mais específicos sobre determinados bens, para que você leia e encontre o que necessita, se quiser algo mais específico, verifique no menu do topo da página "materiais grátis", existem diversos links para pesquisa de artigos científicos, teses, monografias, dissertações, nos quais você busca por assunto.
    Att,

    ResponderExcluir
  176. Ola Patricia!!!

    Sou a Filomena Nacongo Vumbo sou finalista do curso de Gestão Empresarial Universidade técnica de Angola (Africa-Angola). Estou a preparar a minha monografia. Eu quero falar de um tema relacionado com Logistica, gostei deste tema LR, mais acontece q no meu país tem poucas bibliografias... será que podes me mandar algumas bibliografias de livros que posso mandar comprar ai por alguns colegas meus de trabalho Brasileiro q vao sempre ai? Por favor Pati, gostaria que me desses umas dicas sobre outros temas relacionado com logistica e aprovisionamento...
    Esperando a tua resposta o meu email é: v.filonacongo@hotmail.com

    Obrigada e que Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  177. Olá Patricia, estou na fase inicial do meu TCC, e pretendo falar sobre logística reversa, mas não sei nem por onde começo. Já vi algumas dicas suas, mas se possível me mande algum material no meu e-mail: claupontarollo@hotmail.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  178. Olá Filomena, tudo bem?
    Obrigada por seu comentário, é sempre bom ter a participação de pessoas de outros países.
    Enviei alguns materiais e comentários no seu e-mail, espero que sejam úteis, dê uma olhada no menu do topo da página, na aba livros e materiais grátis, encontrará todo o material que necessita para o seu trabalho. Sobre outras áreas de logística acesse os meus artigos na aba "publicações", basta clicar no título do artigo que está em cinza, infelizmente não tive tempo de disponibilizar todos.
    Boa sorte, se precisar de algo mais, poste no blog e ficarei feliz em ajudar, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  179. Olá Claupontarollo!
    obrigada por seu comentário. Enviei materiais e dicas no seu e-mail. Se tiver mais dúvidas, por favor poste aqui e logo responderei, ok?
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  180. Olá Patrícia, vou fazer o meu TCC de logística reversa de óleo de cozinha, mas a escola exige que abra uma empresa. Estou perdida, pois não sei como abrir uma empresa ou ong de recolhimento ou reciclagem de óleo. Por favor, me mande algum material ou dicas sobre o assunto.Obrigada! meu e-mail é tatyzanforlin2@gmail.com

    ResponderExcluir
  181. Patricia
    Gostaria de saber se tem alguma norma/lei sobre Logistica Reversa.
    Se houver algo vc pode me enviar por e-mail.

    lucianamacor@hotmail.com

    Grata

    ResponderExcluir
  182. Olá Luciana,
    Existe a lei 12.305/10 da Política nacional dos resíduos sólidos, que prevê a obrigatoriedade da Logística Reversa, há também diversas resoluções do Conama a respeito de resíduos específicos.
    Verifique o menu do topo da página "Legislação", todos os links para baixar estes materiais estão disponíveis. Acesse: http://patriciaguarnieri.blogspot.com/p/legislacao.html
    Att.

    ResponderExcluir
  183. Patricia, estou iniciando meu TCC e esta informação é muito importante.
    Muito obrigada.
    Luciana

    ResponderExcluir
  184. ok.Seu comentário já foi respondido acima Luciana.

    ResponderExcluir
  185. Seus materiais estão me ajudando muito, gostaria de materiais sobre a Goóc se você tiver, ficarei grata.

    sahmara_ferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  186. Olá Sahmara,
    Infelizmente não tenho materiais sobre a empresa, mas acesse o site deles, há muitas informações, história, catálogo de produtos, vídeos, etc.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  187. Olá Taty,
    Enviei materiais no seu e-mail sobre logística reversa e sobre reciclagem de óleo.
    Quanto a abrir uma indústria de reciclagem, o SEBRAE elaborou um material bem completo com todos os passos, você pode baixá-lo neste link:
    http://www.em.ufop.br/ceamb/petamb/cariboost_files/usinas_20de_20reciclagem_2005.pdf
    Só terá que adaptar ao seu caso e atualizar algumas informações.
    Se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  188. ola patricia,
    estou fazendo minha monografia em logistica revesra, onde meu foco e na reutilizaçao de embalagem no transporte de batatas os BIGBAG, mas ta dificil encontrar autores ou publicaçoes sobre o tema.
    gostaria de receber qualquer material referente ao assunto que voce possa disponibilizar
    desde ja agradeço
    att, milton ferreira
    email: a.de.milton@hotmail.com

    ResponderExcluir
  189. Olá Milton,
    Enviei materiais sobre logística reversa no seu e-mail sobre BIGBAG, infelizmente não tenho artigos, pesquisei no google e a maioria dos resultados são sobre empresas que vendem bigbags, mas encontrei algo,verifique nestes sites:
    http://www.bicen-tede.uepg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6
    http://www.braskem.com.br/upload/portal_braskem/Upload/Manuseio_Mov/06213_BAGS.pdf
    http://www.tecbelt.com.br/artigos-tecnicos.php
    Veja também no menu do topo da página, a aba livros e materiais grátis.
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  190. Olá Patrícia, parabéns pela esta bela atitude de ajudar e se dispor a atender a tantas buscas. Muito bom seu blog. Vou fazer um tcc sobre logistica reversa, ainda não defini o tema, mas pretendo falar sobre a Lei sobre resíduos sólidos e sustentabilidade, por fvr. me envie algum material.
    fran1872@yahoo.com

    ResponderExcluir
  191. Olá Fran, obrigada! Fico feliz em saber que gostou do blog.
    Enviei alguns materiais no seu e-mail sobre LR, sobre PNRS há pouca coisa escrita, tendo em vista a lei ser recente, mas aqui no blog eu postei vários artigos a respeito, digite PNRS no campo de pesquisa e ele redirecionará você para todos os artigos a respeito, além disso, baixe a lei na íntegra na aba "legislação"do menu inicial e se quiser mais materiais "Materiais grátis", se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei, ok? Abraços,

    ResponderExcluir
  192. Oi Fran,
    Os e-mails que enviei para você voltaram, se não recebeu me informe outro e-mail e enviarei novamente, ok?

    ResponderExcluir
  193. Oi Patricia!

    Estou iniciando o meu trabalho de conclusão de curso da pos graduação, escolhe fazer sobre logistica reversa e vou falar do jornal, estou com pouco material de pesquisa ficaria muito grata se me enviasse o material que você tem sobre esse assunto, o meu email coimbra.tatiana@hotmail.com

    Grata!

    ResponderExcluir
  194. Olá!
    Enviei materiais no seu e-mail sobre LR e sobre a indústria gráfica, a editora Abril realiza processos de logística reversa bem estruturados, mas neste caso seriam revistas... você poderia estender sua pesquisa abrangendo jornais e revistas, o que acha?
    Se tiver mais dúvidas, entre em contato através do blog e logo responderei, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  195. Patrícia, boa noite

    Muito interessante o fato de os estudantes expor seus pensamentos e você poder ajudá-los.
    Então, ai vai meu pedido de ajuda.
    Sou aluno de engenharia de producao da UFPE, e estou concluindo o curso. Meu TCC está voltado para a LR de embalagens para transporte de bens manufaturados, e o case é de uma empresa siderurgica, no transporte do vergalhao em rolo. Acontece que este material é transportador com algumas embalagens de madeira para estabilizar a carga, e o ideal é que as embalagens volte para futuros novos carregamentos desse material. O objetivo do TCC é mostrar os ganhos obtidos na LR e o processo de gestão deste processo, afim de que o ponto de ressuprimento seja sempre atendido, lembrando que é um TCC voltado para a engenharia de producao.
    Como poderia me ajudar com alguns textos cientificos ou até mesmo algum case parecido para que eu possa me espelhar.

    Agradeço muito, desde já.

    Guilherme Guimarães

    ResponderExcluir
  196. Enviei um post a poucos minutos e esquecir de enviar meu email, logo, segue abaixo:

    Guilherme Guimaraes
    guilhermeguimaraesf@gmail.com

    ResponderExcluir
  197. Olá Guilherme, como vai?
    Engenharia da Produção é justamente a área que trabalho. Eu também estudo na UFPE, faço doutorado em Engenharia de Produção, talvez já tenhamos nos visto por lá.
    Bom, no teu caso, pelo que entendi são embalagens retornáveis certo? ou pallets? Tenho alguns trabalhos que falam sobre embalagens retornáveis e pallets, não especificamente no tipo de produto da empresa que está realizando o estudo de caso, mas você pode usá-los como base.
    Enviarei também alguns outros materiais para te auxiliar na revisão bibliográfica sobre Logística Reversa ok?
    Ah, dê uma olhada nos livros e sites para baixar materiais grátis no menu do topo da página, com certeza ter ajudarão. Se tiver alguma dúvida, poste aqui no blog e logo responderei.
    Abraços e boa sorte nas suas pesquisas.

    ResponderExcluir
  198. Olá Patricia,

    É, na verdade são nao sei se posso falar que é embalagens mas são materiais de madeira que ajudam no carregamento do vergalhao rolo, os materiais sao madeirites, cunhas, coxos e barrotes.
    Já recebi seus emails sim, vou começar a ler e te retorno uma posicao. Ótimo o material, pelo pouco que vi.
    Muitissimo obrigado pela prestatividade Patrícia, manterei-a informada.

    Guilherme
    guilhermeguimaraesf@gmail.com

    ResponderExcluir
  199. Olá Guilherme,

    Bom, pelo que entendi são pallets, cada tipo de produto possui um tipo específico, existem pallets one way (não retornáveis), são usados uma única vez, e os retornáveis que podem ser usados mais de uma vez, se você puder envie uma foto no meu e-mail para eu dar uma olhada e afirmar com mais certeza, ok?
    Se precisar de algo avise.

    ResponderExcluir
  200. Olá Patrícia, como vai?
    estou dando início a minha monografia sobre logística reversa, e percebir que esse assunto é vasto, mas desejo especificar no que trata de mbalagen plásticas. Se possível você puder me ajudar fornecendo fontes para pesquisa, fico agradecido.
    meu e-mail é admfraga@ig.com.br
    um abraço!
    Evaldo

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br