"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Materiais de Logística Reversa para download

Este site do prof. Eng. Paulo Roberto Leite, precursor da Logística Reversa no Brasil e fundador do CRLB – Conselho de Logística Reversa do Brasil, possui vários materiais para download sobre Logística Reversa, acessem:
http://meusite.mackenzie.com.br/leitepr

55 comentários:

  1. BOA NOITE PATRICIA QUERIA RECEBER ARTIGOS SOBRE LOGISTICA REVERSA E SUAS VANTAGENS PARA O MEIO AMBIENTE .SE TIVER ARTIGOS RELACIONADOS NESSE SENTIDO,VC PODERIA DISPONIBILIZAR?DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    E-MAIL:nadiapolidoro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Patricia, estou muito interessada em fazer meu TCC sobre logistica reversa, a principio seria com foco na construção civil, mas após ler varios comentarios e pesquisar um pouco na internet acabei vendo outros varios assuntos muito interessantes. Vou ler o livro do prof. Eng. Paulo Roberto Leite mas também gostaria que se possível me fossem enviados alguns asuntos que julgar interessante sobre Materiais de Construção.
    meu e-mail é: heloisa.lucy@gmail.com

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá Heloisa, tudo bem?
    Enviei alguns materiais no seu e-mail, não tenho nada específico sobre construção civil, mas você poderá encontrar muitos materiais no post "Links confiáveis para pesquisa de materiais de Logística Reversa", é o post mais recente do blog.
    Existe legislação específica para a disposição de resíduos da construção civil, é necessário que se informe sobre ela antes de iniciar suas pesquisas.
    Se tiver dúvidas, poste aqui no blog, ficarei feliz em lhe ajudar.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. ola patricia

    gostaria de receber material sobre logistica reversa. e-mail: nilton349@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Nilton,

    Enviei os materiais no seu e-mail.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Patrícia, achei seu blog procurando material sobre logística reversa.Estou no 7º de ADM,escolhi o tema Logística Reversa para meu TCC, só que meu orientador não aprova, pois diz que é uma tema difícil, pois moro em Brasília, e terei que fazer por pesquisa bibliográfica e por isso ela fala que eu posso ter problemas para desenvolver o TCC...pediu que eu procurasse outro tema, mas não quero...isso me desistimulou...você pode me ajudar mandando material sobre o assunto.Já adquiri os livros do Leite e Ballouw.Meu e-mail é licenmarq@msn.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, como vai?

    Nossa... por que ele acha o tema difícil? É um tema tão interessante e apaixonante, vale muito a pena pesquisá-lo. Se você realmente quer pesquisar sobre LR, não desista! Tente convencê-lo, mostrando o que você já conseguiu a respeito. Existem poucos livros, mas muitos artigos, monografias, teses, dissertações...
    Me coloco a disposição para te ajudar, porém, é claro não posso violar a autoridade de seu orientador, ok?
    Você deve tentar ter um relacionamento estreito com ele, o sucesso de sua pesquisa também depende disso!

    Seguem alguns materiais, quando tiver noção do direcionamento da pesquisa, talvez possa te indicar mais materiais.

    Abraços e sucesso em seus estudos!

    ResponderExcluir
  8. Oie Patrícia, agradeço pelo material enviado.Estou mais segura com a relação ao tema escolhido.Agora estou tentando delimitar o tema.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Patricia...estou fazendo um TCC sobre a logistica reversa no meio ambiental, sobre o tratamento da agua e o deposito de residuos de materias primas no meio ambiente. Se tiver algum material que possa me ajudar te agradeço. Meu e-mail é vgit_Ahotmail.com
    Desde já te agradeço...bjos

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Patrícia.
    Estou fazendo meu TCC sobre Logística Reversa de embalagens (no caso Paletes) e os custos que envolvem todo o processo, gostaria de saber se você possui algum material específico envolvendo esses dois conceitos, e também gostaria de receber os materiais sobre logística reversa.
    Meu e-mail é amclog@hotmail.com
    E parabéns pelo blog, achei muito interessante.
    Obrigado.
    at. André Corte

    ResponderExcluir
  11. Olá André,tudo bem?

    Coincidentemente, um conhecido meu fez a dissertação de mestrado sobre isso, enviei no seu e-mail os materiais específicos e também outros materiais e bibliografia básica. Dê uma pesquisada no blog, encontrará muita coisa interessante que pode lhe ajudar, ok?

    Abraços e sucesso em seus estudos!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Patrícia estou fazendo meu tcc sobre logistica reversa, gostaria de saber se tem como me passar alguns materiais que possa me ajudar.
    Edilainestacarmem@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Patrícipa pelo material que me mandou, foi de grande ajuda, se vc tiver algum material relacionado, resíduos solidos de madereira, pois é nessa parte que estou fazendo o tcc.
    Mais fico muito grata pelos materiais que me passou.

    ResponderExcluir
  14. Olá Edilaine,
    Eu tenho alguma coisa sim, enviarei para você. Se tiver alguma dúvida, por favor, poste aqui no blog e logo responderei.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Boa trade Patricia
    Me chamo tahinan e pretendo fazer meu tcc na area de Logistica Reversa,estava pensando de fazer alguma coisa na prefeitura da minha cidade,mostrar e aplicar a logistica reversa nos orgaos do municipio; como o incentivo a reciclagem dos produtos uasados pelos mesmos, instalando por exemplos lixeiras especificas para cada tipo de produto em escolas do municipio e outros orgaos e partir dai ate mesmo criar uma centrar de recebimentos onde possa ser prensados e vendidos e fazer com que o faturamento seja revertido em causas socias...
    Gostaria de sua opiniao a respeito do tema e gostaria que me enviasse sugetoes e materiais...
    Presciso disto com uma certa urgencia...
    Meu email e: tahinan__88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Tahinan, como vai?
    A sua proposta é interessante e válida, porém para um trabalho de conclusão de curso creio que não terá tempo de implantar o sistema e sim sugerir sua utilização, primeiramente, terá que mapear todos os resíduos, os orgãos que os geram, quantidades, valores, etc, isso, em se tratando somente da Prefeitura já lhe renderá um bom trabalho, depois poderá sugerir a implantação de um sistema, na verdade você terá que verificar quais canais reversos podem receber os resíduos gerados... Para estender isso para as escolas, você poderá elaborar outro trabalho de conclusão de curso, entende?
    Algo muito importante em um tcc é a delimitação, você não pode propor algo que não conseguirá cumprir, for faltar tempo hábil,pois a implantação da LR envolve muito trabalho e tempo.
    Enviei alguns materiais no seu e-mail, se tiver mais dúvidas, poste aqui no blog e logo responderei. Lendo estes materiais poderá amadurecer sua idéia.
    Abraços e sucesso em suas pesquisas.

    ResponderExcluir
  17. Patricia muito obrigada,recebi todo o material.
    Suas sugestoes foram de grande importancia, eu estava meio perdida.
    Vou seguir sua sugestao e aplicar somente na prefeitura.
    Aqui na nossa faculdade o nosso tcc funciona da seguinte maneira: escolhe-se o local, o tema, observa de que forma esta sendo realizado e voçe corrige os problemas; o tcc e feito em cima do estagio, o que ira conter nele e os metodos que voçe utilizou na implantaçao.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. É assim mesmo, quando se começa um TCC há um pouco de confusão, depois as coisas melhora.
    Eu entendo o funcionamento, eu era coordenadora de estágio obrigatório até ano passado e os alunos tinham que fazer isto, mas a questão é: a implementação exige controle, e vc não poderá controlar em um prazo tão curto, o que pode fazer é realmente criar toda uma sistemática e sugerir sua implantação, entende? Quem efetivamente implantará será a Prefeitura, você sugerirá a implantação, é como o trabalho de um consultor.
    Espero ter ajudado.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  19. E como ajudou...
    Entendi sim...
    Agora e so colocar a "mao na massa", muitissimo obrigada... qualquer duvido eu te escrevo novamente....

    ResponderExcluir
  20. Patricia
    Nao sera possivel fazer o tcc na prefeitura, pois a faculdade nao tem convenio com ela, esta para ser aprovado, porem ira demorar...infeslimente meu trabalho sera inviavel.
    Conversando com meu orientador decidi fazer sobre LR na construçao civil, pois em minha cidade tem muitas construtoras;li no seu blog que vc nao disponibiliza deste material, mas sera que vc nao pode me indicar alguma coisa a respeito.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Olá Tahinan,
    Que pena! mas quem sabe não é uma boa oportundiade estudar sobre a construção civil? Pelo fato de não haver muitos materiais você poderá efetivamente contribuir com sua pesquisa para o ambiente científico. Vou tentar encontrar materiais e enviarei no seu e-mail, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Ola...
    Estou no 7 semestre de administracao, e gostaria de algum material de logistica reversa sobre eletronicoa , ou celulares,,
    vc poderia mandar algum material para esse e mail:
    lisianerodrigues@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá Lisiane,
    Seria interessante você focar seu trabalho em algum tipo de resíduo eletroeletrônico, tendo em vista, que existem muitas categorias, inclusive separadas por porte, como por ex: eletrodomésticos, lâmpadas, pilhas, bateriais, computadores, celulares, etc...
    Enviei materiais no seu e-mail. Qualquer dúvida, poste no blog, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  24. Ola sou Lisiane, gostei muito dos materiais q vc me enviou, gostaria se tivesse algo especifico a logistica reversa de celulares, queria focar a parte de marketinhg, no incentivo de recolhimento de aparelhos de celulares, atraves da logistica reversa.
    ate mais..
    e-mail: lisianerodrigues@hotmail.com.br
    abraços

    ResponderExcluir
  25. Oi Lisiane, tudo bem?
    tente pesquisar nos sites que disponibilizei, no menu "Materiais grátis", com certeza encontrará o que procura.Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá sou Júlia Meira
    estou desenvolvendo o o meu trabalho de conclusão de curso cujo tema é: UMA PROPOSTA DE UM MODELO DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA A MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA NO SEGMENTO DE RECAPAGEM DE PNEUS.

    Caso tenha algum material adequado ao meu tema envia-me !

    agradeceria muitoo!
    julia_meira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá Júlia, como vai?
    Enviei materiais no seu e-mail. Espero que sejam úteis. Abraços,

    ResponderExcluir
  28. Olá Patrícia, como vai?
    Adorei a sua iniciativa em criar o blog e nos informar a respeito da Logística Reversa e sua importância no dia-a-dia. Com isso, resolvi fazer um TCC sobre Logística Reversa e citar sobre a Terracycle e as suas parceiras. Por acaso você tem algum material que possa me enviar? Fico aguardando o seu retorno e desde já agradeço.
    Thifany Schmidt
    e-mail: thifanyjo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá Thifany, tudo bem?
    Obrigada! Conto com sua participação sempre que puder.
    Enviei alguns materiais no seu e-mail, se precisar de algo mais específico entre em contato pelo blog, ok?
    Abraços e boa sorte em seus estudos!

    ResponderExcluir
  30. Olá Patrícia, tudo bem?

    Obrigada, eu recebi o material!
    Eu queria uma sugestão: eu faço MBA em Gestão de Pessoas e gostaria de fazer o TCC sobre Logística Reversa e englobar o tema com o curso, será que é possível? Pensei em algo como Estratégia empresarial e alternativa de negócio, mas ainda preciso colocar algo relacionado com pessoas.
    Você sugere algo?
    Muito Obrigada
    Bjos
    Thifany Schmidt
    e-mail: thifanyjo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Thifany,
    Algo que ainda não foi explorado e cabe bem na sua área de gestão de pessoas, é justamente a carência de pessoas para trabalhar com Logística Reversa nas empresas, você poderia estudar o perfil do profissional de Log. Reversa, que competências deve possuir, formação, cursos, etc e talvez fazer entrevistas com empresas que possuem este tipo de profissional. O que vc acha?
    Abraços,
    Patricia

    ResponderExcluir
  32. Olá Patrícia, tudo bem?
    Gostei da ideia!

    Você por acaso sabe onde consigo mais informações a respeito? Empresas, materiais de estudo?
    Muito Obrigada!
    Bjos,
    Thifany Schmidt
    e-mail:thifanyjo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá Thifany, tudo bem?
    Quanto aos materiais, tenho alguns mais genéricos, não especificamente sobre este assunto, você se embasará nos autores de Gestão de Pessoas e Logística Reversa, mas como eu disse não há trabalhos sobre este assunto, o seu seria um dos primeiros, terá que buscar em sites de empregos/currículos, na aba lateral do blog tem o logo da Green Jobs, eles oferecem mtas vagas para a área ambiental, quanto às empresas que possuem profissionais nesta área, pode buscar as indústrias de grande porte, por ex: Cola-cola, Semp Toshiba, Sony, HP, Dell, etc... terá um pouco de trabalho na pesquisa. EStou enviando materiais de logística reversa no seu e-mail,ok?
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  34. ola patricia,
    estou fazendo tcc na area de logistica reversa, e o bigbag, gostaria de saber se voce tem material referente a isso.
    desde ja agradeço
    att, ademilton ferreira
    email: a.de.milton@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá Ademilton,
    Enviei materiais no seu e-mail, não tenho materiais específicos sobre big bag, mas outros um pouco mais genéricos, com certeza irão auxiliá-lo na construção da revisão da literatura.
    Se tiver mais dúvidas poste no blog, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  36. Muito obrigado patrícia, o material que você me enviou vai ser de grande ajuda para minha revisão bibliográfica.
    Gostaria de parabenizar pelos seus excelentes artigos publicados e pelo seu trabalho no blog, e falar que você é um grande exemplo a se seguir no meio acadêmico.
    Att. Ademilton Ferreira
    email: a.de.milton@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá Ademilton,
    Por nada. Se precisar de algo mais que eu possa ajudar, poste aqui no blog e logo responderei.
    Obrigada pelos elogios!
    Abraços e boa sorte em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  38. Olá, Patricia...

    Primeiramente quero lhe agradecer imensamente pelos arquivos enviados... nos ajudou bastante.

    E gostaria de aproveitar e perguntar se vc tem algo que fale sobre LR de plastico e aluminio, e eletrodomestico, são os produtos que abordaremos no nosso tcc..

    Muito obrigda novamente...
    Parabens... pelo seu blog mto explicativo..e tem ajudado mta gente..

    Joyce Robertta..
    joyce.robertta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Olá,Patricia

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer imensamente os arquivos que me mandou, me ajudou mto.. Aproveitar para lhe parabenizar pelo blog ... mto explicativo e sua iniciativa de sempre querer nos ajudar.. parabens..

    E gostaria de saber se vc tem algo que fale sobre LR de plastico, aluminio e de eletrodomestico, pois são os produtos que abordaremos no nosso tcc..

    Muito obrigadda,
    Joyce Robertta

    joyce.robertta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. Olá Joyce,
    Fico feliz em saber. Se precisarem de algo mais, postem no blog e farei o possível para ajudar, ok?
    Enviarei no seu e-mail os materiais que possuo a respeito.
    Abraços e boa sorte em suas pesquisas!

    ResponderExcluir
  41. Olá Patrícia,
    Estou fazendo meu TCC sobre Logística Reversa de vidros laminados, jateados e espelhos. Por não ser vidros comuns estou tendo dificuldade em achar material para terminar meu trabalho. Será que você pode me ajudar? Meu email é marcelabalga@uol.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Olá Marcela, tudo bem?
    Infelizmente materiais tão específicos assim, realmente eu não possuo, tenho alguns materiais sobre reciclagem de vidros em geral, estou enviando no seu e-mail, quem sabe há algo útil. Estou enviando também alguns materiais mais genéricos sobre Logística Reversa. Tente verificar no menu do topo da página na aba "materiais grátis", pesquise como reciclagem de vidro laminado nos sites que indico, talvez encontre algo, ok?
    Se tiver mais dúvidas poste no blog e logo responderei.
    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Olá Patricia, parabens pelo seu blog.
    Estou finalizando uma Especialização em Logistica e meu TCC é sobre fatores motivacionais da logistica reversa de produtos eletrônicos (computadores). Vc poderia me ajudar com indicações de materiais e livros.
    Obg. franciscofernandes@folha.com.br

    ResponderExcluir
  44. Olá Francisco, tudo bem?
    Obrigada pelo comentário! Enviarei alguns materiais no seu e-mail (artigos, monografias, dissertacões), quanto a livros, especificamente sobre resíduos eletroeletrônicos, há o meu livro (topo da página) que possui um capítulo dedicado a este tipo de resíduos, com uma abordagem mais genérica a respeito, explicando os tipos, processos de reciclagem, vantagens, etc, e existe o livro do Eduardo Miguez (veja na aba Livros do menu no topo da página)que é sobre Logística Reversa de eletroeletrônicos e apresenta 2 estudos de caso a respeito, mais focado em computadores. Até o momento estes são os únicos dois livros que contemplam o assunto, no meu livro você ainda poderá encontrar um capítulo sobre a PNRS (que institui a obrigatoriedade da logística reversa de eletroeletrônicos dentre outros resíduos). Além disso na aba: Materiais grátis, você poderá baixar materiais gratuitamente, pesquisando sobre assunto em sites confiáveis. Pesquise também no campo "Pesquise este blog", há diversas postagens a respeito do assunto. Espero ter auxiliado, se precisar de algo não hesite em contactar, ok? Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  45. Ola Patricia, td bom?
    Estou realizando TCC sobre a logistica reversa na consturçao civil, estou tendo dificuldades para encontrar material de pesquisa! Voce conseguiria me ajudar?

    email: markgdp@gmail.com - Aguardo

    ResponderExcluir
  46. Olá, tudo bem e você?
    Posso ajudar sim, só que esta semana estou viajando e os materiais que possuo estão no meu outro computador, domingo retorno e enviarei materiais para você, ok? Enquanto isso, tente pesquisar nos sites que indico na aba "materiais grátis", no menu do topo da página.
    Abçs,

    ResponderExcluir
  47. Ola Patricia...
    Gostaria de saber se retornou pra me ajudar enviando alguns materiais sobre a logistica reversa na construção civil? markgdp@gmail.com
    abçs

    ResponderExcluir
  48. Olá Marcelo, tudo bem?

    Acabei de enviar materiais no seu e-mail, se tiver dúvidas por favor, entre em contato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  49. Obrigado Patricia,

    Caso eu tenha uma duvida entro em contato.

    abçs

    ResponderExcluir
  50. Patrícia, boa noite. Também estou desenvolvendo meu TCC sobre Logística Reversa, mais especificamente sobre a reciclagem de sucata metálica em uma siderúrgica. Gostaria que me enviasse alguns trabalhos sobre o assunto.
    Meu email é: ruy_cr@hotmail.com
    Muito grato e parabéns pelo seu livro. Está a venda somente pela internet ou também em livrarias?

    Ruy Cavalcante

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Ruy, como vai?
    Estou enviando materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis, também aconselho que acesse o site do CEMPRE, Abeaço e Abralatas, há várias informações úteis. Também verifique no menu no topo da página na aba, materiais grátis, há diversos sites para baixar materiais por assunto.
    quanto ao livro, ele somente está disponível para venda no site: http://clubedeautores.com.br/book/44969--Logistica_Reversa
    Clicando na foto do livro,no topo da página, você será redirecionado. Abraços e sucesso em sua pesquisa!

    ResponderExcluir
  52. Bom dia Patricia,

    Estou fazendo meu TCC sobre Logística Reversa, se você tiver alguns artigos para me ajudar seria muito grata
    marcosribeiro819@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, tudo bem?

      Enviei mateiriais no seu e-mail, espero que sejam úteis, caso queira algo mais específico pesquise no menu no topo da página em "materiais grátis", "livros" e links úteis.
      Se tiver dúvidas poste no blog e logo responderei.
      abçs,
      Patricia

      Excluir

Livros - Submarino.com.br