"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bibliografia básica sobre Logística Reversa

Livros em português
- Paulo Roberto Leite - Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade
- Patricia Guarnieri - Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental
- Eduardo Miguez - Logística Reversa como solução para o problema do lixo eletrônico
Livros em Inglês
Roger & Tibben-Lembke - Going backwards: Reverse Logistics trends and practices

Acessem também esse link e verifiquem a bibliografia indicada sobre Logística Reversa:
http://www.clrb.com.br/publicacoes/bibliografia.pdf

Estas obras não podem faltar em seu trabalho (artigo, monografia, dissertação, tese).

20 comentários:

  1. Dra.Patricia,boa tarde

    Meu nome é Ricardo, sou formado em Administração, Pós-graduado em Logística e estou no 2 ano de Engenharia de Produção.
    Sempre trabalhei na área de Logística, mas voltado para o Transporte.
    Assumi um novo desafio agora de implantar a Logística Reversa em minha empresa, além de entender e compreender o assunto eu vou implantar. Comprei o livro do Paulo Leite, já li, mas assim como ele mesmo escreveu no livro, esse é um assunto muito novo no Brasil
    Gostaria de saber se a Sra. pode me ajudar.Onde posso conseguir mais informações, como faço para implantar, casos de empresas que utilizam a logística reversa.
    Caso possa dar alguma sugestão, meu e-mail é : ricardo_engproducao@yahoo.com.br

    Grato

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!

    Obrigado por participar do blog!
    Poderia ser mais específico? Qual é o segmento da sua empresa e que tipo de produto precisa gerenciar?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Patrícia, sou estudante de administração e estou começando a buscar informações para o meu TCC, optei fazer o trabalho sobre logística, focado em log. reversa. Gostaria por gentileza que se possivel me indicasse bibliografias pertinentes ao assunto. meu e-mail é macedodelima@gmail.com.

    Obrigado
    Luiz Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz Gustavo,

    Acabei de lhe enviar 2 e-mails com materiais e sugestões de bibliografia.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Dra.Patricia,

    Meu nome é Alexsandra, sou estudante de Adm.em Comércio Exterior, estou realizando minha pesquisa de TCC, sobre Logística Reversa, gostaria que me indicasse algumas bibliografias, meu e-mail para contato é ale.oliveira2007@hotmail.com

    Obrigada
    Alexsandra

    ResponderExcluir
  6. Olá Alexsandra, tudo bem?

    Enviei no seu e-mail uma lista com bibliografias e também alguns artigos, monografias e dissertações. Consulte o post mais recente do blog "Links confiáveis para pesquisa de materiais de logística reversa", nestes encontrará muitos materiais relevantes.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Dra. Patrícia
    Meu nome é Juliana, sou estudante de Logística e neste Semestre estou aprendendo sobre Logística Reversa. Me interessei muito por este assunto, mas não sei muito bem por onde começar minhas pesquisas. Tendo em vista que farei meu TCC nesta área, gostaria que você me auxiliasse indicando algumas bibliografias. Meu e-mail é tanuzejuli@gmail.com.
    Um grande abraço.
    Grata,
    Juliana

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliana, tudo bem?

    Quanto a livros sobre logística reversa, como devem ter visto nos posts do blog, existe somente um livro específico sobre o tema no Brasil, que é de autoria de Paulo Roberto Leite, nos EUA existem vários, mas claro, são todos na língua inglesa o que dificulta um pouco para quem não domina, inclusive vocês tem como fazer o download de um deles gratuitamente, conforme o post "Download de livro de logística reversa grátis".
    Enviei no seu e-mail, alguns materiais e um arquivo informando as bibliografias indicadas sobre LR, você pode utilizar artigos publicados em congressos, periódicos, dissertações, teses e monografias defendidas (todos estes estão disponíveis para consulta na Internet), para verificar em quais links podem consultar estes materiais acesse o meu blog "Links confiáveis para pesquisas sobre Logística Reversa" No post "Temas em Logística Reversa" postei várias dicas sobre como iniciar suas pesquisas. Nos outros posts você encontrará estudos de caso sobre Logística Reversa e empresas que a adotam. Qualquer dúvida adicional que tiver, por favor, poste no blog e logo responderei.

    Abraços e sucesso em seus estudos!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Dra. Patrícia

    Gostaria de agradecer os anexos eviados.
    Amei o seu blog. Tem sido de grande ajuda.

    Um grande abraço

    Juliana

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana!

    Fico feliz em saber que está gostando do blog. Sempre que puder dê uma olhadinha, sempre que possível posto novidades.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Olá Patricia, meu nome é Daniele e sou estudante de ADM, estou fazendo um artigo sobre o tema Logistica Reversa, será possivel me enviar materiais sobre o tema,dicas ou sites confiáveis?
    Desde já agradeço a atenção.
    email: danielecruz2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Daniele,
    Enviei materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis. Quanto a sites confiáveis, legislação, livros, revistas, sites para baixar materiais grátis, você pode encontrar tudo isso no menu do topo da página, é só clicar e será redirecionada para as páginas que contém estas informações, ok?
    se precisar de algo mais específico, poste aqui no blog e logo responderei.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Olá Patrícia! Muito bom o seu blog!
    Sou estudante de Logística e meu projeto final do curso é sobre Logística reversa, gostaria que você me indicasse algumas bibliografias e matérias sobre o tema!!
    Obrigada!!
    e-mail: jeh_meneghel@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Enviei materiais no seu e-mail, espero que sejam úteis.
      Quanto aos livros, materiais, links úteis, sites sobre legislação sobre o tema, você poderá consultar tudo no menu no topo da página, nas abas específicas.
      Se precisar de algo mais específico, poste no blog e logo responderei ok?
      Abçs Patricia

      Excluir
  14. Olá Patrícia!
    Meu nome é Daniel, sou estudante de Administração de Empresas e estou no último período do curso. Tenho que montar o meu TCC, sendo que eu escolhi o tema Logística Reversa - Reciclagem de PET. Estou utilizando seu livro como referência, inclusive o livro do Paulo Roberto Leite- Meio ambiente e Competitividade. Estou encontrando dificuldades para encontrar mais autores renomados da área. Por favor, gostaria de alguma orientação e referências Bibliográficas na área.
    Meu e-mail é: danielsieiro@hotmail.com

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá sou Gessy Sousa e estou cursando o ensino técnico em logística e para o meu TCC optei por logística reversa e gostaria que você pudesse me enviar alguns artigos bibliográficos sobre o assunto.

    Obrigada
    Gessy Sousa
    E-mail:gsousatrocolis@Gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá sou Gessy Sousa e estou cursando o ensino técnico em logística e para o meu TCC optei por logística reversa e gostaria que você pudesse me enviar alguns artigos bibliográficos sobre o assunto.

    Obrigada
    Gessy Sousa
    E-mail:gsousatrocolis@Gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Patricia,

    Estou terminando Administração e tenho graduação na área de logística, estou me preparando para fazer a pós, mas preciso de referência bibliográficas de logística reversa, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!

    Estou concluindo o curso de Engenharia de Produção, e optei pelo tema do meu TCC a Logística, para sem mais exato a Logística Reversa.
    Caso tenha material que possa enriquecer a bibliografia do meu trabalho agradeço o envio. fabianomarcolino@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br