"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 23 de agosto de 2009

Consumidor devolve 10% de tudo que compra

Dos produtos vendidos no Brasil, 10% retornam para as empresas e em metade dos casos de devolução os consumidores têm a solução em até uma semana, revela a pesquisa "Políticas de logística reversa em empresas que atuam no Brasil". O estudo, inédito, consultou 188 companhias e foi apresentado no 1º Fórum Internacional de Logística Reversa, realizado em São Paulo.
"Nossa intenção foi levantar a quantidade e os custos do processo de devolução em relação às vendas. Metade das companhias afirmou gastar até 5% do faturamento obtido com o retorno dos produtos", explica Paulo Roberto Leite, responsável pela pesquisa e autor do livro Logística Reversa - Meio Ambiente e Sustentabilidade, cuja segunda edição foi lançada no fórum. "O custo do retorno é maior do que a quantidade de itens devolvidos. Mas grande parte das companhias brasileiras ainda não mensura devidamente os custos de retorno", afirma.
O presidente da norte-americana Reverse Logistics Association (RLA), Gailen Vick, falou sobre o dilema da logística reversa. "Os produtos descartados sem nenhuma política de reaproveitamento afetam negativamente o meio ambiente e a vida da população em todo o mundo e, ao mesmo tempo, são um importante ativo perdido pelas empresas. Apesar disso, a logística reversa não recebe a atenção desejada por grande parte das corporações", defendeu. Pesquisa da RLA apurou que os processos na área de logística reversa representam entre 3% e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de alguns países. Nos Estados Unidos estima-se que movimente, no mínimo, US$ 360 bilhões anualmente.

Autor: Roberto do Nascimento

Leia o artigo completo em :
http://www.clrb.com.br/noticia_095.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br