"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 5 de julho de 2016

Acesso gratuito do artigo: Logística Reversa: Sistematização de Medidas de Desempenho Para sua Avaliação

Logística Reversa: Sistematização de Medidas de Desempenho Para sua Avaliação por Naiara Tomazelli Giuriatto, Gisele de Lorena Diniz Chaves, Karine Araújo Ferreira

Resumo:  Poucas são as empresas e trabalhos que avaliam os reais benefícios da aplicação da logística reversa e que abordam as medidas de desempenho para avaliar esta atividade. Neste sentido, este artigo verificou quais são as medidas de desempenho apontadas na literatura para a avaliação da logística reversa. O estudo se baseou no modelo World Class Logistics (WCL) cuja perspectiva de mensuração envolve a avaliação das atividades logísticas nas dimensões de custos, gestão de ativos, serviço ao cliente e produtividade. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, sendo alçado um extenso levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados deste trabalho contribuem para o desenvolvimento da literatura por meio da identificação, sistematização e análise das medidas de desempenho para avaliação da logística reversa disponíveis na literatura. Portanto, além da contribuição teórica, este artigo propicia informações que podem dar suporte à tomada de decisão nos processos de controle e gestão das empresas.


Acesse o artigo completo CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br