"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 22 de abril de 2015

DIVULGAÇÃO DO LIVRO: MARKETING DE RELACIONAMENTO & COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Estimados seguidores do Blog Logística Reversa e Sustentabilidade, 

Gostaria de divulgar o livro: "MARKETING DE RELACIONAMENTO & COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Estado da Arte, Produção Nacional, Novas Medidas e Estudos Empíricos". 

A logística, sob um enfoque abrangente, trabalha aliada ao marketing, visando uma prestação de serviço adequada, desenvolvendo vantagens competitivas, disponibilidade, confiabilidade e bom desempenho operacional. Além disso, entende-se que o trabalho do profissional de marketing não termina com a compra do produto, mas ele deve ainda monitorar a satisfação, as ações e a utilização em relação ao produto depois de efetuada a compra, ou seja, acompanhando o produto em todo o seu ciclo de vida (KOTLER e KELLER, 2012). Assim, constata-se que marketing e logística, mais especificamente a logística reversa, devem atuar conjuntamente a fim de atender os anseios do consumidor.

O livro foi organizado pela querida amiga e excelente profissional, a professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, Dra.Gisela Demo, e publicado pela Editora Atlas. Participei de dois capítulos: "A Importância do Sistema Logístico e da Experiência de Compra: proposição e validação de uma escala de avaliação no E-commerce (EAE)" e "Logística reversa e comportamento do consumidor no pós-compra". 
Caso se interesse CLIQUE AQUI para acessar o livro, que está sendo comercializado em formato impresso e digital pela Editora Atlas. 
Sinopse: A maneira pela qual os consumidores efetuam suas tomadas de decisão quanto à compra influencia a intenção de se permanecer leal e estabelecer uma relação de longo prazo com uma organização ou marca. Similarmente, o relacionamento dos consumidores com marcas e empresas é influenciado pela sua experiência de compra em ambientes físicos e no e-commerce, a qual também prediz o comportamento pós-compra, em que a logística reversa assume conotação especial.
Nessa perspectiva, o conhecimento da área de comportamento do consumidor serve como meio pelo qual se testam qualificações do relacionamento entre organização e consumidor. Por sua vez, o marketing de relacionamento ou CRM (Customer Relationship Management), que alia as estratégias do marketing do relacionamento ao potencial das tecnologias de informação e comunicação, introduz uma perspectiva gerencial nas pesquisas com consumidores, contextualizando o papel organizacional como insumo para que eles comparem valores de uso e de troca dos produtos e serviços. Destarte, este livro contribui por ser pioneiro em mostrar a pertinência e a relevância de se estudarem as duas áreas conjuntamente, sob uma perspectiva científica, a fim de otimizar estratégias e resultados organizacionais.
Ademais, como grande parte dos estudos em CRM e em comportamento do consumidor foi originalmente desenvolvida em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, desvela-se um importante diferencial deste livro em apresentar várias formas de estudo desses campos e suas aplicações no Brasil, o que o torna inovador no país.
Obra de relevante interesse para um público tanto acadêmico, quanto de gestores e consultores em marketing e comportamento do consumidor. Leitura complementar para as disciplinas Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor dos cursos de pós-graduação em Administração e Marketing. 

Ficarei imensamente grata se puderem divulgar aos seus contatos. 
Abraços.
Profa. Dra. Patricia Guarnieri - Autora do Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário