"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O meio ambiente na decisão de compra

A maioria dos consumidores pesquisados gostaria que as empresas oferecessem mais opções de produtos ecológicos.
9 de cada 10 brasileiros afirmam que se preocupam com o respeito dos fabricantes e distribuidores pelo meio ambiente e que isso influi na decisão de compra, de acordo com pesquisa realizada com mais de 500 usuários deTiendeo.com.br . Na verdade, mais de 80% dos entrevistados responderam que pensam no meio-ambiente, e que consideram que é um dos critérios que ajuda a decidir a compra.
A maioria dos consumidores pesquisados prestam atenção se os produtos têm uma embalagem sustentável, mas apenas 10% considera importante que o produto seja orgânico na hora de comprar. Por outro lado, a segurança alimentar e o valor nutricional são os dois fatores mais influentes no momento da escolha.
1O consumidor ecológico presta atenção ao meio ambiente por diversos motivos, mas através da pesquisa realizada por Tiendeo fica claro que querer contribuir com uma parte na preservação dos recursos naturais é o fator mais importante. 14% opinam que o sabor dos produtos orgânicos é melhor e que isso influencia de maneira decisiva na hora de comprar no supermercado.
2
Embora alguns consumidores optam por comprar produtos que respeitam o meio ambiente para apoiar as empresas que fazem as coisas direito, menos de um quarto dos entrevistados respondeu que confia na informação que as empresas dão sobre a sustentabilidade dos seus produtos . A grande parte dos entrevistados, mais especificamente 41%, gostaría ter mais opções de produtos que respeitem o meio ambiente.
3
Sobre essa pesquisa:

De acordo com o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, são gerados ao dia no Brasil 240 mil toneladas de lixo e 70% desse volume é destinado aos lixões. Esse foi um dos motivos pelo qual App e site Tiendeo realizaram uma pesquisa entre usuários brasileiros que estavam procurando ofertas de supermercados. O objetivo desta pesquisa é entender o nível de preocupação dos brasileiros pelo meio-ambiente quando estão comprando um produto e se tal preocupação realmente influencia no processo de compra.

info-eco-tiendeo-Brasil
Fonte: Tiendeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário